Asteroide 2019 LH5 passa perto da Terra nesta semana
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

O asteroide 2019 LH5, com mais de 200 m de diâmetro, vai se aproximar da Terra nesta semana. Na sexta (7), a rocha espacial vai ficar a cerca de 5,7 milhões de quilômetros do nosso planeta, distância equivalente a 15 vezes aquela entre a Terra e a Lua.
Enquanto viaja pelo espaço, o asteroide 2019 LH5 foi fotografado pela equipe do projeto Virtual Telescope. A imagem abaixo foi feita quando a rocha estava a cerca de 7,1 milhões de quilômetros da Terra.
Descoberto em junho de 2019, o asteroide mede aproximadamente 268 m de diâmetro e vai chegar ao ponto de maior proximidade com a Terra às 1h11, no horário de Brasília. Apesar de a distância ser considerada curta em termos astronômicos, a passagem da rocha não vai ser perigosa para nós.
Considerados objetos pequenos e rochosos que orbitam o Sol, os asteroides são vestígios da formação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos. Nossa vizinhança nasceu do colapso de uma nuvem de gás e poeira, sendo que grande parte deste material foi para o centro da nuvem e formou o Sol.
A poeira que restou formou os planetas, mas mesmo assim, ainda sobrou material que não foi incorporado a estes mundos recém-formados. Estes fragmentos formaram asteroides de diferentes tamanhos, composições e formas.
Hoje, há mais de um milhão de asteroides conhecidos, e alguns deles, como o 2019 LH5, são considerados potencialmente perigosos. Esta classificação é dada àqueles que têm pelo menos 140 metros de diâmetro, e que viajam em órbitas capazes de trazê-los a até 7,4 milhões de quilômetros de distância da Terra.
Como ver o asteroide 2019 LH5
Os membros do Virtual Telescope vão transmitir ao vivo imagens da passagem do asteroide.
A live começa na quinta (6), às 18h no horário de Brasília. Você pode acompanhá-la no site do projeto Virtual Telescope ou no YouTube.
Fonte: Virtual Telescope