Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após falha em sistema, 4º voo do helicóptero Ingenuity deve acontecer hoje (30)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Abril de 2021 às 14h10

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Tudo sobre NASA

O quarto voo do Ingenuity em Marte estava marcado para ontem (29), mas precisou ser remarcado para às 11h46 (horário de Brasília) de hoje. Suas hélices não seguiram a série de comandos, o que não tirou a aeronave do chão. Apesar disso, a equipe da aeronave já contava com esta possibilidade — provavelmente por algum erro em seu sistema, mas o helicóptero está seguro e com saúde, segundo a NASA.

Conforme os dados recebidos pela equipe ontem, o helicóptero não conseguiu executar seu quarto voo, pois o sistema do helicóptero não mudou para o modo de voo — sequência importante para que ele saia do chão. Este mesmo problema, que foi identificado no início deste mês, mostrava existir uma chance de 15% dessa falha se repetir. Então, apesar do susto, a equipe não foi pega de surpresa.

Vale lembrar que o Ingenuity precisou passar uma atualização em seu sistema antes mesmo do primeiro voo, justamente por conta da sua falha em seguir a sequência de comandos responsáveis por colocá-lo no ar. No entanto, de lá para cá, o helicóptero já realizou três decolagens envolvendo manobras, distâncias maiores e a também altura. Em nota oficial, a NASA explica que: “o atraso de hoje está em linha com essa expectativa e não impede voos futuros”. A equipe espera começar a receber os dados a partir das 14h39 desta tarde.

Continua após a publicidade

Embora a aeronave não tenha nenhum objetivo científico, sendo apenas de demonstração de tecnologia, a equipe pretende levá-la ao seu limite. Aliás, erros de execução são esperados, pois o helicóptero está ali em Marte para testar nossa capacidade de colocar um objeto para voar em outro mundo.

A partir das experiências com o Ingenuity, espera-se que, em futuras missões espaciais, helicópteros semelhantes — ou em uma versão aprimorada, digamos assim — possam cumprir missões de caráter científico. Segundo Josh Ravich, chefe mecânico da equipe da aeronave no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, explica que esses robôs serão capazes de voar "sobre ravinas, desfiladeiros e montanhas", alcançando lugares que um rover não seria capaz de alcançar.

A NASA já desenvolve uma nova missão envolvendo um helicóptero, chamado Dragonfly, com o objetivo de explorar a lua Titã, de Saturno, em 2027. Com a experiência e informações que o Ingenuity tem oferecido, a tendência é que outras missões de exploração através dos ares surjam.

Continua após a publicidade

Fonte: ScienceAlert, NASA