Publicidade

NASA decide adiar 1º voo do Ingenuity mais uma vez; nova data será definida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Abril de 2021 às 10h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

O tão aguardado primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte precisou ser adiado mais uma vez. A NASA informa que a nave precisará de uma atualização em seu sistema e que isso pode levar um tempo. Isso porque, no último dia 9 de abril, durante um teste de pré-voo, a equipe responsável pela missão percebeu que a sequência de comandos responsável pelo movimento das hélices não funcionou como o previsto. O voo, que então ocorreria pelo menos no próximo dia 14, agora segue sem previsão.

  • Tudo o que você precisa saber sobre o helicóptero Ingenuity, que irá para Marte
  • Mars 2020: saiba mais sobre a missão da NASA que buscará bioassinaturas em Marte
  • Ingenuity move suas hélices e se prepara para voar em Marte; veja o video

Após considerar e testar várias possibilidades para solucionar este problema, a equipe concluiu que apenas algumas modificações e instalações do software de controle de voo resolveriam o problema. É importante ressaltar que todos os passos dados na missão do Ingenuity precisam ser executados de forma cautelosa e segura, afinal, trata-se de comandar uma pequena aeronave em outro planeta. Não bastasse isso, um feito como este nunca foi realizado — ou seja, tudo precisa estar funcionando como o programado para o sucesso do teste.

Continua após a publicidade

A atualização do sistema de controle de voo do Ingenuity seguirá alguns passos cuidadosamente para validação da correção. Primeiro a equipe envia o novo software para o rover Perseverance, para sua estação base, e então para o helicóptero. Depois serão conferidas as seguintes etapas: diagnosticar o problema e desenvolver soluções potenciais; desenvolver/validar e realizar o upload do software; carregar o software de voo nos controladores, e finalmente iniciar o helicóptero com o novo sistema.

Após a atualização, a equipe seguirá com os preparativos do primeiro teste de voo do Ingenuity, que poderá levar vários sóis (ou dias). No momento, não há como estabelecer uma nova data, mas a NASA acredita que, na próxima semana, ela possa ser anunciada.

O importante é que o pequeno helicóptero segue com saúde na superfície de Marte, enquanto aguarda os reparos de sistema. Em nota, a NASA disse: “não é surpresa que uma demonstração de tecnologia como essa encontre desafios que precisam ser trabalhados em tempo real”.

Continua após a publicidade

Durante este tempo, o rover Perseverance segue fazendo ciência ao explorar a cratera Jezero com suas ferramentas. O robô também se prepara para sua primeira tentativa de demonstração da tecnologia Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment MOXIE, a qual pretende produzir oxigênio em Marte.

Fonte: NASA