Publicidade

Aditya-1: Índia lança sonda para estudar o Sol

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
ISRO
ISRO

Cerca de 10 dias após a sonda Chandrayaan-3 pousar na Lua, a Índia lançou seu primeiro observatório espacial para estudar o Sol. Chamada Aditya-L1, a sonda foi ao espaço no sábado (2), e promete ajudar os cientistas a compreender melhor a atividade solar e seus efeitos no clima espacial.

O foguete PSLV-XL deixou a plataforma do Centro Espacial Satish Dhawan às 3h20 no horário de Brasília. Cerca de 63 minutos depois, a Aditya-L1 (Sol, em sânscrito) foi implantada na órbita baixa da Terra.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, a sonda vai passar alguns meses seguindo até o Ponto de Lagrange 1, uma região com estabilidade gravitacional a 1,5 milhão de quilômetros da Terra. A vantagem é que ali ela pode observar nossa estrela continuamente, sem eclipses ou ocultações.

Quando chegar lá, a Aditya-L1 vai usar suas diferentes cargas úteis para estudar nosso astro. Entre alguns de seus instrumentos, estão um espectrômetro, um telescópio para imageamento na luz ultravioleta, um dispositivo para analisar as partículas do vento solar e mais.

A ideia é que ela analise as partículas e campos magnéticos na região, coletando dados que contribuam para os cientistas entenderem as dinâmicas de fenômenos como as erupções solares e ejeções de massa coronal.

Ainda, a Aditya-L1 vai investigar o chamado “problema do aquecimento coronal”, um dos maiores mistérios da heliofísica: a coroa solar, atmosfera mais externa do nosso astro, é muito mais quente que sua superfície, e ninguém sabe o porquê disso.

Além da nova missão espacial, a agência espacial indiana ISRO vem trabalhando em outros projetos. Um deles é a missão espacial tripulada Ganganyaan, com lançamento estimado para 2025, e há também planos para o envio de uma sonda para estudar a superfície e o interior de Vênus.

Fonte: TechCrunch