Índia vai lançar seu primeiro satélite para estudar o Sol

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Agosto de 2023 às 12h15

VDOS/URSC/ISRO

Após a sonda da missão Chandrayaan-3 pousar perto do polo sul da Lua, a Índia se prepara para estudar o Sol. A ISRO, agência espacial do país, revelou nesta semana que o Aditya-L1, o primeiro observatório solar indiano, vai ser lançado no sábado (2).

Segundo a ISRO, o satélite vai ao espaço com um foguete Polar Satellite Launch Vehicle, lançado do Centro Espacial Satish Dhawan. O lançamento está previsto para acontecer às 3h20, no horário de Brasília, e vai ser transmitido no canal da agência espacial.

Após o lançamento, a Aditya-L1 (Sol, em hindi) vai seguir inicialmente à órbita baixa da Terra para a realização de uma análise inicial da equipe da missão. Se todos os instrumentos estiverem operacionais e em bom estado, o satélite vai ampliar sua órbita de pouco a pouco.

Quando estiver livre da gravidade da Terra, o Aditya-L1 vai seguir viagem até o Ponto Lagrange 1, uma região de estabilidade gravitacional a cerca de 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta.

Ali, a espaçonave vai usar seus sete instrumentos científicos para estudar nosso astro, revelando mais sobre as dinâmicas das erupções solares e do porquê de a coroa solar ser tão quente quando comparada à superfície do Sol.

Alguns de seus objetivos científicos são:

• Estudo das dinâmicas da atmosfera solar superior (cromosfera e coroa);
  • Estudo do aquecimento cromosférico e coronal, a física do plasma parcialmente ionizado, a iniciação das ejeções de massa coronal e erupções;
  • Física da coroa solar e seu mecanismo de aquecimento;
  • Desenvolvimento, dinâmica e origem das ejeções de massa coronal;

Em 2019, o governo indiano destinou aproximadamente US$ 46 milhões para a missão Aditya-L1. Apesar de o programa espacial indiano ter menor orçamento quando comparado àquele de países como Estados Unidos, a Índia vem realizando avanços significativos em suas missões espaciais desde o lançamento da Chandrayaan-1 à Lua, em 2008.

Fonte: ISRO