A Terra teria se formado com sua própria água, diz este estudo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Fevereiro de 2022 às 11h32

NASA Goddard Space Flight Center

A Terra teria se formado com a sua própria água em vez de recebê-la por impactos de cometas e asteroides. Isso é o que diz um estudo liderado pela Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL), que analisou amostras lunares para entender a origem da água em nosso planeta.

A água é um suprimento fundamental para a vida na Terra, mas ainda não se sabe como ela chegou até aqui. Ela sempre esteve aqui ou inúmeros impactos de asteroides e cometas a trouxeram para o planeta? Ao menos. de acordo com este novo estudo, a água já estava por aqui desde a formação da Terra.

Parte dessas respostas podem ser encontradas em amostras lunares coletadas durante a era Apollo. Isso porque, há 4,5 bilhões de anos, quando a Terra ainda estava se formando, um corpo celeste com o tamanho de Marte teria se chocado contra o planeta. O que sobrou desse evento deu origem ao sistema Terra-Lua, segundo a hipótese do grande impacto.

No entanto, como a Lua não possui atividade tectônica e tampouco uma atmosfera, as evidências geológicas por lá são preservadas — diferentemente do que acontece na Terra. Por isso, amostras lunares conservam registros antigos, valiosos para o entendimento de nosso sistema.

Analisando amostras lunares

Cerca de 70% da superfície terrestre é formada por água — também presente na Lua, congelada dentro de crateras que não recebem a luz solar. Então, os pesquisadores analisaram três amostras lunares datadas de 4,3 a 4,35 bilhões de anos atrás a partir de dois isótopos: rubídio-87 e seu “filho” estrôncio-87 — este último, sendo um mediador para estimar a volatilidade a longo prazo da Lua.

Como o nível de estrôncio-87 era tão baixo, a equipe concluiu que tanto a Terra quanto o corpo que se tornaria a Lua teriam níveis baixos de elementos voláteis antes mesmo do grande impacto — e pouquíssimo foi acrescentado aos dois desde então. Para o cosmoquímico Greg Brennecka, coautor do estudo, a Terra "nasceu" com a água ou ela foi atingida por algum objeto feito basicamente de água.

No estudo, asteroides e meteoros foram eliminados como fontes de abastecimento de água no planeta. Além disso, o trabalho destacou que os corpos envolvidos no grande impacto provavelmente pertenciam ao Sistema Solar interno, e o evento não poderia ter acontecido antes de 4,45 bilhões de anos atrás.

O estudo foi apresentado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Fonte: PNAS, Via ScienceAlert