Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1º foguete da Astra a enviar cargas para a NASA falha logo após decolar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Fevereiro de 2022 às 21h20

Link copiado!

Astra
Astra

O primeiro lançamento de foguete da empresa Astra a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, falhou cerca de três minutos após a decolagem. O veículo transportava uma série de cargas úteis, incluindo alguns satélites de pesquisa da NASA. Ainda não se sabe a causa do problema.

As imagens do lançamento revelam o foguete Rocket 3.3 rodopiando fora de controle após os dois estágios principais se separarem dele. Também foi a primeira vez que a Astra levaria cargas úteis ao espaço para a NASA, numa missão chamada ELaNa41 com quatro CubeSats da agência.

Continua após a publicidade

Este também foi o primeiro lançamento da empresa a partir da Flórida, após o mais recente realizado em Kodiak, no Alasca. No entanto, é muito provável que todas as cargas a bordo do foguete tenham sido perdidas com o incidente.

O CEO da empresa, Chris Kemp, lamentou o ocorrido e disse que a equipe está analisando todos os dados do lançamento para informar mais detalhes assim que possível.

Mais uma falha da Astra

A Astra é dedicada a lançar pequenos foguetes ao espaço, fundada em 2016. Até agora, ela já realizou quatro lançamentos, mas apenas um teve sucesso. Em novembro do ano passado, o foguete LV0007 alcançou a órbita transportando cargas militares.

Continua após a publicidade

Na primeira tentativa, em setembro de 2020, o foguete se desviou do curso planejado forçando o sistema de segurança a desligar o veículo. Em dezembro daquele mesmo ano, o foguete decolou, mas não conseguiu atingir a órbita. Já em agosto de 2021, mais uma tentativa fracassou devido a uma falha no motor.

O CubeSats da NASA foram construídos por diversas instituições de ensino e seriam dedicados a uma série de propósitos, desde limpeza de lixo espacial até analisar a baixa órbita terrestre. O lançamento, inicialmente planejado para 5 de fevereiro, foi adiado por conta de problemas no sistema. “As lições aprendidas irão beneficiá-los e à agência daqui para frente”, disse Hamilton Fernandez, gerente do Programa de Serviços de Lançamento da NASA.

O lançamento completo foi transmitido pela canal no YouTube do NASA Spaceflight, e você pode conferir a seguir:

Continua após a publicidade

Fonte: Via The Verge