Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esta plataforma de satélites levará lotes de vários CubeSats ao espaço em 2022

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Junho de 2021 às 22h30

Link copiado!

Launcher
Launcher

A empresa espacial Launcher, anunciou sua nova plataforma de satélites, chamada Orbiter, que será destinada a levar lotes com diversos CubeSats para o espaço. Com capacidade de transportar até 150 kg de carga útil, a primeira missão está marcada para outubro de 2022 e será lançada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX.

Segundo nota oficial da Launcher, a Orbiter permitirá que desenvolvedores de pequenas constelações de satélites tirem proveito do benefício ao adquirir programa de rideshare (“carona”, em tradução literal) como o da SpaceX — quando outras empresas, por exemplo, contratam o Falcon 9 para enviar suas cargas ao espaço junto a lançamentos da própria empresa de Elon Musk. Além disso, a plataforma é destinada a funcionar como o terceiro estágio do Launcher Light, um pequeno foguete destinado a alcançar a baixa órbita terrestre em 2024.

Continua após a publicidade

Em comparação ao Falcon 9, o Launcher Light é bem menor — ele tem 15 metros de altura, contra 70 metros do Falcon9 —, mas isso o torna ideal para uma única missão pequena. Além disso, o Orbiter consegue alterar a velocidade orbital dos satélites em até 500 m/s, o que permitirá que seus operadores ajustem a órbita de suas máquinas para cima ou para baixo. Mas o pequeno foguete Launcher Light terá um pequeno mercado competitivo, ao ser lançado em 2024, uma vez que lançadores como o Electron, da Rocket Lab, em fase de testes, e o LauncherOne, da Virgin Orbit, já estão em fases de demonstração.

Embora o fundador da Launcher, Max Haot, tenha alegado, em 2018, que a empresa não estava preparada para ir ao espaço, ele acrescentou que o Launcher Light terá a vantagem de otimizar o desempenho e lançamentos de satélites. "Não acreditamos que as pessoas que chegaram lá alguns anos antes serão as vencedoras. Acreditamos que as pessoas que operam com a maior margem serão as vencedoras", disse.

Parte do dinheiro arrecado pela empresa será destinado a colocar a Launcher Light em órbita e para a contratação de 40 funcionários ainda neste ano — a Launcher pretende ter 150 pessoas em sua equipe nos próximos três anos. “Em comparação com nossos concorrentes, estamos no jardim de infância da arrecadação de fundos”, apontou Haot.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com