/i516275.png)
Astra revela o que fez foguete voar "de lado" e marca próximo lançamento
No dia 28 de agosto, a startup Astra realizou sua terceira tentava de lançamento com seu foguete Launch Vehicle 0006. No entanto, o veículo apresentou algumas anomalias que o fizeram decolar “de lado”, encerrando o voo antecipadamente. Agora, a empresa diz ter identificado o motivo desta falha e, após algumas alterações no design, está pronta para uma nova tentativa de lançamento, prevista para o dia 27 de outubro.
- Astra é a primeira empresa de lançamentos espaciais a abrir ações na Nasdaq
- Estágio de foguete russo explode no espaço e deixa detritos na órbita terrestre
- Por que tantos lançamentos de foguetes são adiados em cima da hora?
A primeira tentativa aconteceu em março de 2020, durante uma competição, mas o foguete não subiu em tempo de cumprir o prazo. Semanas depois, o veículo explodiu na plataforma antes de lançado. Ao longo de 2020 e 2021, a empresa realizou mais três tentativas de lançamento, nas quais, embora os foguetes tenham levantado voo, apenas no primeiro alcançou o espaço.
Reviewing flight data and video, two things are very clear - 1) An engine shut down right after launch 2) Everything that happened next made me incredibly proud of our team. Space may be hard, but like this rocket, we are not giving up. #AdAstra pic.twitter.com/2g3n812EaW
— Chris Kemp (@Kemp) August 29, 2021
O lançamento mais recente, em agosto deste ano, logo chamou a atenção com os movimentos estranhos do foguete e, agora, a Astra revela o motivo da falha. Assim que decolou, ele deslizou e girou de lado por conta de um de seus motores ter se desligado antes do tempo. Em seguida, o veículo subiu por alguns segundos e conseguiu atingir uma altitude de 49 km, antes que o lançamento fosse encerrado — tudo isso durou cerca de dois minutos.
De acordo com a Astra, um vazamento do propelente do foguete fez com que um dos cinco motores do veículo desligasse antes do tempo. A empresa fez algumas alterações no foguete para que este problema não se repita na próxima tentativa. “Os dados do voo de dois minutos e meio forneceram informações valiosas que incorporamos ao LV0007 e aos veículos de lançamento futuros”, explicou Chris Kemp, fundador e CEO da startup.
O próximo lançamento da Astra será com o veículo reformado LV0007, a partir de Kodiak, no Alasca, e levará uma carga útil de teste como parte do Programa de Teste Espacial, responsável por monitorar os lançamentos experimentais para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A primeira janela para o voo está prevista para os dias 27 e 31 de outubro. Caso algo dê errado, a janela seguinte será entre 5 a 12 de novembro.
Fonte: The Verge
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.