Publicidade

Mônica 60 anos | Onde assistir aos filmes, série e desenhos da Turma da Mônica

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Março de 2023 às 19h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Uma das personagens mais carismáticas e conhecidas do público completa 60 anos em março. Trata-se da Mônica, a menina dentuça e baixinha que só vestia um vestido vermelho e andava sempre acompanhada de Sansão, seu coelhinho de pelúcia. Desenhada pela primeira vez em 3 de março de 1963, em uma história do Cebolinha, ela apareceu dando logo uma coelhada no garoto pentelho. Mas, de lá para cá, sofreu algumas alterações no desenho e na trama até se tornar a Mônica que conhecemos hoje.

Maurício de Sousa, o criador da personagem, conta que se inspirou na própria filha — também chamada Mônica, e na época com três anos de idade— para criá-la. Ele também conta que, com o passar do tempo, foi aprimorando o desenho da personagem e mudando algumas características psicológicas dela. Atualmente, Mônica não é mais tão briguenta e estourada, e evita dar coelhadas nos outros.

Brava ou não, fato é que Mônica marcou várias gerações e fez tanto sucesso que saiu dos papéis dos gibis para ganhar as telas no audiovisual. Pensando nisso, e para comemorar o aniversário da personagem, o Canaltech listou os principais filmes, séries e desenhos da Turma da Mônica e também onde assisti-los.

Continua após a publicidade

Turma da Mônica: Laços

Lançado em 2019, esse filme é baseado no quadrinho homônimo e acompanha a turma procurando Floquinho, o cão de estimação de Cebolinha. Dirigido por Daniel Rezende, o longa conquistou o público e arrecadou mais de R$46 milhões nas bilheterias nacionais.

Continua após a publicidade

Filmado em formato de live action, a obra trouxe, no elenco, Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Monica Iozzi, entre outros.

Você pode assistir à Turma da Mônica: Laços na Apple TV, Globoplay e Prime Video.

Turma da Mônica: Lições

Continua após a publicidade

Sequência direta de Laços, esse filme foi lançado em 2021, e acompanha a turma já um pouco mais velha, tendo que lidar com uma fase difícil da infância: eles são velhos demais para determinadas brincadeiras, e novos demais para serem considerados adolescentes.

Para piorar a situação, os pais de Mônica decidem mudá-la de escola, o que faz com que ela se afaste dos amigos. Mas, Cebolinha e o restante da turma se unem para criar um plano infalível e trazê-la de volta.

Lições traz boa parte do elenco de Laços de volta, e atualmente pode ser assistido no Prime Video.

Turma da Mônica: A Série

Continua após a publicidade

Os dois filmes da Turma da Mônica fizeram tanto sucesso, que acabaram ganhando uma continuidade: uma série com oito episódios. Dirigida também por Daniel Rezende, a trama acompanha a chegada de Carminha Fruru (Luiza Gattai) e sua mãe, Madame Fruru (Mariana Ximenes), ao Bairro do Limoeiro.

Juntas, as duas peruas acabam incomodando os vizinhos e a turma de amigos, mas eles rapidamente criam um plano infalível para fazerem elas caírem na realidade.

Lançada em 2022 e com uma temporada apenas, Turma da Mônica: A Série está disponível no Globoplay.

Continua após a publicidade

Turma da Mônica: Clássicos

Quem quer assistir aos desenhos clássicos da Turma da Mônica já pode dar o play no Prime Video. No streaming é possível encontrar as animações de 1976 que até hoje fazem sucesso. Já na HBO Max você encontra três temporadas da animação de 2012.

Turma da Mônica: Cine Gibi

Continua após a publicidade

Uma das clássicas animações da Turma da Mônica é o Cine Gibi que traz pequenos filmes, com pouco mais de uma hora de duração, para contar a história de algum personagem da turminha.

Ao todo são nove filmes, e eles podem ser assistidos na Netflix e na HBO Max.

Turma da Mônica Jovem

Continua após a publicidade

Com uma temporada apenas, esta animação acompanha Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, agora jovens adultos, tendo que lidar com os problemas dessa nova fase da vida.

O desenho Turma da Mônica Jovem está disponível na HBO Max e tem 26 episódios.

Turma da Mônica Toy

Continua após a publicidade

Em 2013, a Turma da Mônica ganhou uma série em versão toy arte (espécie de ilustração). Ao todo são apenas nove episódios com duração curtíssima (cerca de 10 minutos cada), mas que valem a pena serem assistidos.

Assista à Turma da Mônica Toy na Netflix e na HBO Max.

Turma da Mônica Apresenta

Continua após a publicidade

Nesta série de vídeos, somos apresentados a uma história curta de cada personagem. Disponível no Prime Video, você encontrará vídeos de Cascão, Cebolinha, Mônica, Magali e Chico Bento.