Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para assistir à Turma da Mônica - Lições

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Dezembro de 2021 às 20h00

Link copiado!

Paris Filmes
Paris Filmes

O novo Turma da Mônica - Liçõesdá sequência às aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão vividas em Laços, ainda sob a óptica do cineasta Daniel Rezende. Com roteiro escrito por Thiago Dottori e Mariana Zatz, a história é 100% baseada na graphic novel assinada por Lu e Vitor Cafaggi, distribuída sob o selo MSP Graphic.

Embora adiado por conta da pandemia de covid-19, o novo filme chega cheio de expectativas pelo cuidado e dedicação com o primeiro. E não é para menos: os trailers anteciparam que o longa está cheio de surpresas e motivos de sobra para você assisti-lo nos cinemas. Confira 5 motivos para assistir à Turma da Mônica - Lições que o Canaltech preparou para você.

Continua após a publicidade

5. Mônicaverso

Turma da Mônica - Lições explora muito bem o chamado "Mônicaverso", que é nada menos que o universo de personagens, locais e elementos criados por Mauricio de Sousa nas revistinhas em quadrinhos. No novo filme, conhecemos a Turma do Rolo em sua versão live-action, com a atriz Isabelle Drummond dando vida à adolescente Tina, enquanto Gustavo Merighi interpreta Rolo. O casal Pipa (Camila Brandão) e Zecão (Fernando Mais) também aparecem no filme, completando a turma.

Continua após a publicidade

E não é só isso: Marina (Laís Vilella), Milena (Emilly Nayara), Humberto (Lucas Infante) e Do Contra (Vinícius Higo) também fazem parte da história. Outros personagens dos quadrinhos, como Dudu (Giovani Nicholas) e Nimbus (Rodrigo Kenji), são outros nomes que aparecem no filme. Achou que acabou? Não, tem muito mais! Mas o Canaltech vai deixar de surpresa para você conferir nas telonas.

4. Cuidado e atenção aos detalhes

Em Lições, a turminha está de volta às salas de aula, mas ainda assim há muito o que se explorar e mostrar do Bairro do Limoeiro. Para isso, Daniel Rezende e toda a produção do longa-metragem alocaram-se em Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais. Dessa forma, ainda foi possível trazer um pouco do lúdico de Laços para a sequência, ao mesmo tempo que a ambientação e cenário se tornavam um pouquinho mais real.

Continua após a publicidade

Toda a feira do Limoeiro nas cenas finais, por exemplo, foi formada com elementos reais: desde as barraquinhas com comidas quanto o palco teatral que é a principal atração do evento.

3. Nostalgia na medida certa

É muito difícil mexer com a memória afetiva das pessoas, e Daniel Rezende sabe muito bem disso. Quando Laços foi colocado em suas mãos, o cineasta tinha consciência da responsabilidade que lhe fora dada, e dar sequência a um sentimento e emoções tão intensas quanto no primeiro filme é uma tarefa ainda mais complicada.

Continua após a publicidade

No entanto, o diretor o faz com maestria e recheia Turma da Mônica - Lições de surpresas que fazem parte e marcaram a infância de muitas gerações na literatura brasileira e que formaram milhares de fãs da Turma da Mônica.

2. Easter eggs

Talvez seja necessário assistir Turma da Mônica - Lições mais de uma vez para conseguir coletar todos os easter eggs que o filme tem. Em forma de gratificantes surpresas, personagens e elementos são introduzidos na trama de uma forma sutil e divertida, que não tira o espectador da história.

Continua após a publicidade

E todas essas surpresas são tanto dos quadrinhos de Mauricio de Sousa quanto das ramificações que a Turma da Mônica ganhou ao longo de tantos anos de publicação. Além disso, é importante destacar que há uma cena pós-créditos em Lições, portanto fique na sala para ter uma boa surpresa — e possivelmente um excelente gancho para um terceiro filme.

1. Crianças reais, problemas reais

Ansiedade, compulsão alimentar, dependência emocional, apego a bens materiais... todas essas questões que marcam muito bem a fase de transição da infância para a adolescência são introduzidas e bem utilizadas e elaboradas em Turma da Mônica - Lições. Apesar de todas serem discussões sérias, Daniel Rezende não traz peso para sua abordagem e as desenvolve com clareza e fluidez, dando pinceladas de consciência à medida que os personagens se desenvolvem ao longo da narrativa.

Continua após a publicidade

É um filme, sobretudo, sobre a maturidade não estar desprendida da inocência, e sim intercalada. Crescer não significa deixar de lado a magia e a cor que a infância possui e, por isso, "é possível crescer sem deixar de ser criança".

Turma da Mônica - Lições está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.Laços está disponível no catálogo do Globoplay.