Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Top Gun: Maverick |Estúdio é processado por família de autor que inspirou filme

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2022 às 15h10

Link copiado!

Paramount
Paramount

Apesar de ter se tornado um dos maiores sucessos da carreira de Tom Cruise, o novo Top Gun: Maverick também vem causando algumas dores de cabeça para a Paramount Pictures. Isso porque o estúdio está sendo processado sob a acusação de violar direitos autorais.

A ação está sendo encabeçada pela família de Ehud Yonay, jornalista da California Magazine que, em 1983, escreveu o artigo que serviu de base para a construção do roteiro do clássico Top Gun: Ases Indomáveis. E o que os familiares alegam é que a Paramount não tem mais os direitos sobre o material e que, por isso, a estreia de Maverick infringiria seria ilegal.

Continua após a publicidade

Os direitos sobre o artigo voltaram para Shosh e Yuval, viúva e filho do autor, em janeiro de 2020 — ou seja, mais de dois anos antes de Pete Maverick voltar a voar. Assim, eles alegam que o estúdio não só ignorou essa questão legal como nem sequer se preocupou em readquirir a licença para produzir a continuação.

Por conta disso, a família de Ehud Yonay entrou na justiça dos EUA pedindo uma indenização por danos financeiros, uma vez que eles consideram ter sido prejudicados pelo lançamento. Além disso, eles exigem a interrupção das exibições e da distribuição de Top Gun: Maverick, assim como qualquer outra tentativa de dar sequência à franquia.

Para a Paramount, no entanto, não há qualquer violação de direitos autorais, mas apenas um enrosco causado pelos vários adiamentos que o longa sofreu por causa da pandemia da covid-19. O estúdio alega que o lançamento original estava previsto para julho de 2019 — ou seja, antes do retorno dos direitos à família —, mas que uma sequência de eventos forçaram o longa a chegar aos cinemas somente em 2022.

Continua após a publicidade

Diante disso, a empresa classifica a ação dos Yonay como sem mérito e por isso vai mobilizar seu setor jurídico para defender-se das acusações.

Enquanto isso, Top Gun: Maverick segue voando alto nos cinemas. Até agora, o longa já totalizou US$ 569,6 milhões em bilheteria em todo o mundo, sendo o maior sucesso comercial da carreira de Tom Cruise.