Quando Top Gun: Maverick estreia no streaming e nas plataformas digitais?

Quando Top Gun: Maverick estreia no streaming e nas plataformas digitais?

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 01 de Junho de 2022 às 18h30
Paramount

O novo Top Gun: Maverick voou alto no gosto do público e da crítica. Com apenas uma semana nos cinemas, o longa já arrecadou US$ 282 milhões em todo o mundo e vem recebendo sucessivos elogios pelo bom trabalho na hora de dar continuidade à história do piloto vivido por Tom Cruise depois de quase quatro décadas do longa original.

E todo esse sucesso suscita uma questão inevitável: quando Top Gun: Maverick vai chegar ao streaming? Afinal, nem todo mundo está disposto a ir ao cinema quando há a possibilidade de ficar no conforto da sua casa e na tranquilidade de seu sofá. Só que, nesse caso, as notícias podem não ser tão boas.

Isso porque não há uma previsão exata de quando Top Gun: Maverick será lançado nas plataformas digitais. Embora o longa seja da Paramount Pictures e o estúdio tenha falado mais de uma vez sobre seu interesse em disponibilizar seu lançamentos no Paramount+ o mais breve possível, parece que a nova investida de Tom Cruise no mundo da Força Aérea é uma exceção.

De acordo com o Puck, o longa deve manter uma exclusividade nos cinemas de 120 dias. Em termos práticos, isso significa que a gente deve esperar pelo menos quatro meses antes de ver o filme aparecer em outro formato, seja em streaming ou serviços de venda e locação — ou seja: Top Gun: Maverick só de ser lançado no streaming e nas plataformas digitais em meados do dia 24 de setembro.

Por que tanta demora?

Trata-se de uma espera bem maior do que os 45 dias que a Warner e até mesmo a Disney costumam oferecer na HBO Max e Disney+. A própria Paramount já sinalizou que quer manter o mesmo período com os lançamentos no Paramount+, embora tenha deixado aberto que isso não é necessariamente uma regra.

Durante uma reunião com investidores, o chefe do departamento financeiro do estúdio, Naveen Chopra, reforçou que a ideia é que o streaming da empresa siga esse padrão dos 45 dias, mas que haverá algumas exceções — e Top Gun: Maverick é uma delas. “Nós ainda estamos olhando caso a caso”, comenta o executivo na apresentação. “Tem alguns filmes que são feitos para serem experiências cinematográficas e o novo Top Gun é um exemplo disso. Você deveria vê-lo no cinema e, por isso, ele vai ficar em cartaz por mais tempo”.

Paramount quer que você veja o filme no cinema antes de liberá-lo nos streamings (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

É claro que a gente pode questionar esses argumentos — ainda mais quando Sonic 2: O Filme está longe de ser uma experiência cinematográfica e ainda não chegou no streaming —, mas o fato a ideia de prolongar a exibição para faturar mais com bilheteria é um movimento que faz sentido para um longa que vem sendo muito elogiado como Maverick. Além disso, é preciso considerar que a venda de ingressos realmente é afetada quando o lançamento digital acontece.

Só que, seja lá qual for a razão, a verdade é que vai ser preciso esperar um pouco mais até você poder transformar sua sala na cabine de um caça mais uma vez. E, até isso acontecer, você vai ter tempo de sobra para assistir ao Top Gun original.

Com informações: Puck

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.