Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Top Gun: Maverick | Como IA fez Val Kilmer voltar a falar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2022 às 13h51

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

No topo da lista como um dos filmes de maior sucesso do ano, Top Gun: Maverick trouxe à tona uma pergunta: como os diretores fizeram o personagem Tom “Iceman” Kazansky falar, já que o agora almirante é interpretado pelo ator Val Kilmer que perdeu a voz por causa de um câncer na garganta?

A resposta está no uso de um sistema de inteligência artificial (IA). Desde o ano passado, o ator vem trabalhando com uma empresa de tecnologia de Londres, a Sonantic, para recriar sua voz icônica para a sequência. A Sonantic utilizou gravações antigas da voz de Kilmer para fazer parecer que ele estava falando no filme.

Continua após a publicidade

Em um vídeo postado no YouTube em agosto do ano passado, é possível acompanhar como a inteligência artificial conseguiu transformar o conjunto de sons — gravados enquanto o ator ainda estava na ativa — em uma voz com timbre e tom bem próximos da realidade.

Luta contra o câncer

Depois de estrelar pela primeira vez, ao lado de Tom Cruise, como o tenente Tom "Iceman" Kazansky no filme Top Gun: Ases Indomáveis, de 1986, Val Kilmer retornou agora, 36 anos depois, para viver o papel de um almirante. O ator, hoje com 62 anos, foi diagnosticado com câncer de garganta em 2015.

Continua após a publicidade

O problema é que o tratamento foi tão agressivo que afetou completamente a sua voz. Em 2017, ele teve que fazer uma traqueostomia para tratar o surgimento de um novo tumor, o que acabou comprometendo de vez a sua fala. Para poder se comunicar, Kilmer usa uma caixa vocal na altura do pescoço mas, mesmo assim, as palavras saem com extrema dificuldade.

“Eles conseguiram dublá-lo com sua própria voz e isso é incrível. É um feito tão técnico, ser capaz de projetar a voz dele dessa maneira, e não deixa de ser uma extensão dos efeitos especiais contidos no filme”, disse a filha do ator, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Post.

O apoio de Tom Cruise

Um dos grandes incentivadores do retorno de Val Kilmer ao set de filmagem foi o ator e amigo Tom Cruise. O astro fez questão de tê-lo de volta para a sequência, mesmo sabendo que, dificilmente, Kilmer conseguiria interagir com o restante do elenco por meio da fala.

Continua após a publicidade

Segundo o produtor do filme Jerry Bruckheimer, o astro de Hollywood quis que a gravação da cena do colega fosse um dia especialmente comovente tanto para ele, quanto para sua família, que foi convidada para assistir ao trabalho de Val Kilmer no set.

"O Tom disse: Temos que ter o Val, temos que tê-lo de volta. Temos que tê-lo no filme”, lembrou Bruckheimer. “Ele era a força motriz. Todos nós o queríamos, mas Tom estava realmente convencido de que, se ele fosse fazer outro 'Top Gun', Val tinha que estar nele”, completou.

Fonte: Insider