Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Stranger Things | O que é o Projeto Nina e como Eleven recuperou seus poderes?

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2022 às 13h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

No final da terceira temporada de Stranger Things na Netflix, Eleven (Millie Bobby Brown) perdeu seus poderes. Mas nos novos episódios da série, a personagem precisa recuperá-los para poder salvar Hawkins e o mundo. E para isso ela participa do Projeto Nina.

No projeto, que também dá nome ao quinto episódio da temporada 4 de Stranger Things, Eleven passa por um processo doloroso de reviver as memórias do passado. Mas como funciona, exatamente, o Projeto Nina e como ele pode ajudar a personagem a ter os seus poderes de volta?

Continua após a publicidade

História do Projeto Nina

Stranger Things é uma série que se baseou em acontecimentos reais para contar a história de Eleven, seus poderes e o Mundo Invertido. Uma das inspirações reais é o Projeto MKUltra, que usa a privação sensorial para "resetar" as pessoas.

Já no Projeto Nina, essa privação sensorial vem sendo usada para processar o trauma, parecido com o que é feito na vida real para o tratamento do transtorno de estresse pós-traumático. Na série, claro, esse processo é feito de forma dolorosa. Vemos Eleven em um tanque de água ao lado de telas com imagens das câmeras de segurança do laboratório de Hawkins, e usando um capacete.

Continua após a publicidade

Através dessas imagens, a personagem é encorajada a fechar os olhos e a processar memórias reprimidas, e com isso Dr. Martin Brenner (Matthew Modine) consegue estudar o funcionamento de seu cérebro. Diferente dos outros projetos que aconteciam pelo laboratório de Hawkins, que são traumatizantes por si só, no Nina o objetivo é justamente o contrário.

Como as memórias que não são processadas a curto prazo são reprimidas pelo cérebro para que a pessoa não sofra emocionalmente, a longo prazo elas podem ser debilitantes. Então, Eleven precisa enfrentar essas memórias ruins para evoluir e conseguir ter os seus poderes de volta.

Traumas e poderes

Continua após a publicidade

Dr. Brenner sugere, na quarta temporada, que a perda de poderes de Eleven aconteceu de forma parecida com o que pessoas que sofrem um derrame severo passam, quando acabam perdendo suas habilidades de comunicação e suas personalidades.

O cientista acredita, então, que obrigar Eleven a reviver suas memórias reprimidas para ter a mesma experiência que teve quando adquiriu os poderes é a melhor solução. Por isso, vemos a personagem relembrando dos traumas obtidos durante o massacre no laboratório de Hawkins, que também nos revelou quem é Vecna.

Viagem no tempo?

A forma em que os momentos traumáticos vividos por Eleven são mostrados em Stranger Things, com a agora adolescente se olhando no espelho ainda como criança, parece que ela está viajando no tempo.

Continua após a publicidade

A teoria é reforçada quando vemos Nancy (Natalia Dyer) presa no Mundo Invertido descobrindo que o local está no passado, mais precisamente em 1983. Naquele ano, Eleven abriu o portal para o esse lugar sombrio, o que resultou no sequestro de Will (Noah Schnapp) pelo Demogorgon.

Mas ao fim da primeira parte da quarta temporada, tudo fica claro que não se trata de uma viagem no tempo, mas sim de Eleven revivendo memórias traumáticas que foram reprimidas pelo cérebro para sua própria segurança.

Continua após a publicidade

O desfecho do Projeto Nina será mostrado no Volume 2 da temporada 4 de Stranger Things, que estreia no dia 1º de julho em dois episódios.

Com informações: ScreenRant