Sonic 2: O Filme | 10 semelhanças do filme com os jogos

Sonic 2: O Filme | 10 semelhanças do filme com os jogos

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 11 de Abril de 2022 às 19h00
Divulgação/Paramount Pictures

O novo Sonic 2: O Filme chegou aos cinemas arrancando elogios até mesmo do mais desacreditado dos marmanjos que duvidava que o ouriço azul poderia se dar tão bem nas telonas. Com uma mistura de bom humor infantil com muito respeito ao material original, o longa agrada tanto os fãs mais novos quanto os veteranos no mundo do ouriço azul.

E parte desse apelo nostálgico está justamente nas semelhanças entre o filme e os jogos. Ainda que ele não seja uma adaptação direta de nenhum dos games, há muitas referências aqui e ali, além de easter eggs e brincadeiras que somente quem acompanha o Sonic desde o Mega Drive vai reconhecer.

Mas se você não percebeu, não tem problema. Afinal, estamos falando do ouriço azul mais rápido do mundo e é natural que certas coisas passem despercebido aos olhos humanos — ainda mais quando eles estão marejados de lágrimas saudosistas. Então confira algumas das semelhanças entre Sonic 2: O Filme e os jogos para você ficar de olho na sua próxima ida ao cinema.

10. Sonic odeia água

Os roteiristas conehcem o sofrimento dos jogadores com essas fases malditas (Imagem: Reprodução/SEGA)

Qualquer pessoa que tenha jogado algum Sonic em sua vida sabe o quão detestáveis são as fases na água. Afinal, com um personagem cuja principal habilidade é correr, ficar submerso não só atrapalha a aceleração como mexe com toda a física envolvida. E os roteiristas de Sonic 2: O Filme sabem disso tão bem que decidiram transformar a situação em piada no longa.

Ao longo de toda a trama, o ouriço deixa bem claro o quanto ele odeia entrar na água e isso é até usado como artifício de roteiro para dar mais peso ao confronto final. E é algo bem sutil que somente os fãs (e aqueles que passaram muita raiva nessas fases) vão identificar.

9. Sonic na cidade

Início do filme é uma bela referência a Sonic Adventure (Imagem: Reprodução/SEGA)

A sequência de abertura do filme tira Sonic da pacata Green Hills e o coloca no meio da cidade grande, na qual ele age como um vigilante combatendo o crime como um verdadeiro super-herói. E por mais que a ceninha com ele em cima do telhado sob a luz da lua possa ser interpretada como uma piada com o Batman, a verdade é que esse é um momento tirado diretamente do saudoso Dreamcast.

A ideia de colocar o ouriço como um vigilante combatendo o crime e até essa cena sobre o prédio foi retirada de Sonic Adventure, jogo lançado em 1998 e que marcou a virada do herói para o mundo 3D e mexendo bastante em toda a mitologia do personagem. Até mesmo a ideia de fazer jatos de água jorrarem pelos bueiros vem do jogo.

8. A origem de Knuckles

Knuckles como guardião da Esmeralda Mestre e se aliando ao Dr. Robotnik vem diretamente de Sonic & Knuckles (Imagem: Reprodução/Paramount)

Apesar dessa interpretação do Sonic como um ouriço criança que cai na Terra e é criado por humanos ser totalmente original do filme, Sonic 2: O Filme traz muito da mitologia do personagem de forma bastante fiel. É o caso da origem de Knuckles.

A equidna é apresentada aqui como o grande antagonista do herói, mas sem ser necessariamente um vilão. Ele é o guardião da Esmeralda Mestre e se alia ao Dr. Robotnik (Jim Carrey) para poder encontrar a joia e mantê-la em segurança — sem saber que o cientista louco quer usá-la para dominar o mundo. E isso é algo retirado diretamente dos jogos.

Com apenas algumas mudanças aqui e ali, toda essa história relacionada às motivações de Knuckles é algo que foi apresentado em 1994 no clássico Sonic & Knuckles, incluindo a rivalidade com o ouriço, seu dever com a Esmeralda e até mesmo essa aliança equivocada com o vilão.

7. A personalidade de Knuckles

A personalidade do brutamontes ingênuo é algo que os jogos apresentaram várias vezes, principalmente em Sonic Boom (Imagem: Reprodução/Paramount)

Não é por ser o antagonista que Knuckles não tem seus momentos de comédia. Só que, ao invés de fazer dele alguém engraçado — e correr o risco de tirar o tom de ameaça que ele carrega para o herói —, Sonic 2: O Filme resgata outra característica dos jogos para criar esse efeito mais cômico para a equidna: sua ingenuidade.

Esse perfil mais inocente e, de certo modo, até bobo é algo que alguns jogos já apresentaram antes do cinema, principalmente os da linha Sonic Boom. Esses jogos exploraram bastante essa faceta do brutamontes pouco esperto que até foi amenizado na grande tela. Assim, ao invés de fazer do personagem o típico burro de músculos, o filme o representou quase como o Drax de Guardiões da Galáxia, ou seja, alguém incapaz de perceber ironia e que se leva a sério demais. Funcionou.

6. Um Tails bastante familiar

Tails no aviãozinho é para matar os fãs nostálgicos de emoção (Imagem: Divulgação/Paramount)

Outra grande adição de Sonic 2: O Filme é a entrada de Tails na trama. A raposa de duas caudas já tinha aparecido na cena pós-crédito do primeiro longa e se apresenta como uma das verdadeiras estrelas dessa sequência — principalmente por todas as referências e respeito pelo material original da SEGA.

Para começo de conversa, temos o personagem repetindo seu papel de inventor e usando toda sua habilidade em vários momentos da trama ao fornecer equipamentos e apetrechos que ajudam o Sonic a encarar o Dr. Robotnik. Além disso, Tails até arranja uma forma de pilotar o icônico avião que ele usa em Sonic The Hedgehog 2, um dos maiores clássicos do Mega Drive. Não tem marmanjo que não se emocione ao ver isso no live action.

Por fim, há uma referência que somente quem assistir ao filme legendado vai perceber. No áudio original, Tails é dublado pela mesma Colleen O’Shaughnessey que dá voz à raposa nos games. Ela é a única atriz que participou dos videogames que está presente no filme, o que mostra o quão icônica ela é.

5. Death Egg Robot

Robôs gigantes são sempre bem-vindos no cinema (Imagem: Reprodução/SEGA)

Já reparou que o título nacional do longa ficou Sonic 2: O Filme e não Sonic: O Filme 2? É um detalhe sutil, mas de que mostra o quanto o segundo jogo da franquia inspirou os roteiristas na hora de construir a história do retorno do ouriço azul. E mais do que a entrada de Tails e do seu aviãozinho, isso fica evidente na batalha final quando o grupo de heróis precisa encarar uma versão bem marcante do vilão Robotnik: o Death Egg Robot.

Sem entrar muito em detalhes de como o robô gigante entra em cena, o importante mesmo é que o filme recriou o Eggman gigante que os jogadores tiveram que enfrentar na última fase de Sonic The Hedgehog 2, do Mega Drive. O mecha do vilão é fielmente recriado no cinema e entrega uma cena que não só é muito divertida pela ação, mas emocionalmente nostálgica.

4. O visual do Robotnik

Jim Carrey está muito mais Robotnik na sequência (Imagem: Divulgação/Paramount)

No primeiro Sonic: O Filme, a gente viu um Robotnik que era muito mais um Jim Carrey de bigode do que realmente o vilão excêntrico da SEGA. Só que, nesta sequência, o cientista maluco finalmente adota o visual que a gente se acostumou a ver ao longo das últimas três décadas.

E não só pelo fato de Carrey aparecer careca e com longos bigodes, mas pelas próprias roupas que o vilão utiliza, trazendo o padrão de cores que sempre marcaram o personagem nos games.

Além disso, em determinado momento, vemos o ajudante do vilão mexendo em um computador e vendo possíveis variações de roupa para seu patrão e, entre as opções disponíveis, é possível ver o traje clássico dos games. Um easter egg rápido, mas certeiro.

Para completar a homenagem ao Robotnik dos videogames, Sonic: O Filme 2 dá um jeito de colocar o vilão dentro da famosa nave redonda que o cientista sempre usa nos jogos.

3. Easter eggs pontuais

Sonic radical apareceu primeiro nos games (Imagem: Reprodução/SEGA)

Além de tudo isso, Sonic 2: O Filme faz ainda menção a outros jogos fora da série principal do ouriço, mas que contam com presença do personagem.

É o caso de Sonic & SEGA All-Stars Racing, o jogo de corrida que inclui diversos personagens do estúdio japonês. No filme, a cama em que Sonic dorme em sua casa em Green Hills nada mais é do que uma réplica do veículo que ele usa no jogo.

Além disso, toda a sequência de fuga na Sibéria, em que o ouriço desce uma montanha fazendo snowboard reproduz algumas cenas e movimentos que o personagem apresenta nos jogos da linha Sonic Riders.

2. Super Sonic

O Sonic Super Saiyajin dá as caras no cinema (Imagem: Reprodução/SEGA)

A grande reviravolta do final do filme é também retirada diretamente dos jogos. A transformação do herói em Super Sonic após seu contato com as Esmeraldas do Caos é algo que reproduz um dos momentos mais marcantes do game Sonic The Hedgehog 2 e que passou a ser uma transformação recorrente dali em diante.

Esse ouriço Super Saiyajin é realmente a versão suprema do personagem, ampliando seus poderes e fazendo dele quase uma espécie de deus capaz de salvar o mundo da ameaça que for ao absorver e manipular a energia do caos existente nas joias.

1. A cena pós-crédito

A apresentação de Shadow saiu diretamente de Sonic Adventure 2 (Imagem: Reprodução/SEGA)

O maior spoiler de Sonic 2: O Filme acontece em sua cena pós-crédito com a revelação de um personagem que ninguém esperava ver tão cedo nas telonas: Shadow. O ouriço bad boy que rivaliza com o próprio Sonic é revelado nos instantes finais do longa e deve ser a grande ameaça do terceiro filme.

E toda a sua apresentação é feita exatamente como nos jogos. O personagem surgiu em Sonic Adventures 2 em circunstâncias muito parecidas com aquelas que foram mostradas no cinema, ou seja, colocando o ouriço negro envolto no misterioso Projeto Shadow, uma iniciativa governamental esquecida há 50 anos e descoberta só agora.

Os desdobramentos disso devem ser apresentados somente em Sonic 3, mas o simples fato de termos o exército — a G.U.N, assim como no game de Dreamcast — por trás da criação e do controle de Shadow já é uma referência e tanta aos jogos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.