Se quer fugir dos spoilers de God of War e Vingadores, cuidado com o Google

Por Felipe Demartini | 26 de Abril de 2018 às 11h58
photo_camera Marvel
TUDO SOBRE

Google

Quem quer fugir dos spoilers conhece bem as regras e sabe que o melhor, nos dias que antecipam um grande lançamento, é acessar a internet com cuidado. A evolução das ferramentas online, porém, estão tornando essa tarefa cada dia mais difícil, com o recurso autocompletar do Google sendo apontado como o responsável por disseminar spoilers de God of War.

Foi o que percebeu, a duras penas, o jornalista de tecnologia e analista político Julian Sanchez ao ter um dos pontos centrais da história do novo exclusivo do PlayStation 4 completamente entregue a ele pela funcionalidade. Quem jogou sabe, a aventura é enorme e com uma trama cheia de personagens que, muitas vezes, não são exatamente aquilo que afirmam. É incrível e vale a pena cada minuto jogado.

Só que ele não descobriu um desses pontos de virada jogando, mas sim realizando uma pesquisa no Google sobre a figura mitológica pela qual o NPC se identificava. E o resultado, segundo ele, foi uma revelação sobre a real identidade do personagem logo nas sugestões de pesquisa, difícil de evitar para quem está olhando para a tela.

O mesmo também vale para thumbnails e títulos do YouTube. Quem acompanhou o hype de God of War, com suas entrevistas, trailers e massiva campanha de marketing por parte da Sony, começou a ser bombardeado, na última semana, com vídeos de gameplay ou análises históricas do game. E, muitas vezes, nas imagens de exibição, estava a revelação de plot twists ou a revelação da presença de divindades que, provavelmente, seriam aniquiladas por Kratos.

Como o site de vídeos trabalha com um sistema de sugestões baseado nos gostos anteriores do usuário, tais vídeos apareciam na parte lateral da tela ou são reproduzidos automaticamente após o conteúdo escolhido. Isso acontece mesmo quando o clipe visualizado, em si, não tinha nada a ver com God of War.

Agora, a mesma coisa está acontecendo com Vingadores: Guerra Infinita. O filme estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (26) e, com a realização de premières para fãs selecionados e exibições exclusivas para a imprensa, os spoilers já começaram a pipocar. E, aqui, temos também um filme que promete ser cheio de revelações para quem estiver na sala de exibição.

Por isso, caso você esteja preocupado com os segredos de uma obra específica, a ordem da vez não é nem mesmo evitar as redes sociais, mas, aparentemente, a internet como um todo. Algo que pode ser bem complicado, principalmente para quem trabalha diretamente com isso, como é o caso do pessoal do Canaltech. Muitos de nós estão desviando de spoilers justamente por não conseguirmos nos afastar de tudo isso.

A quantidade esmagadora de mensagens que se acumulam, entretanto, também pode levar a Google a tomar atitudes – esperamos. Em sua própria publicação no Twitter, Sanchez clama por algo como um executivo para “mitigação de spoilers no autocompletar”, o herói que todos precisamos, que enfrentará a batalha contra quem quer estragar a surpresa para que nós, reles mortais, possamos viver em paz na internet.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.