Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Se quer fugir dos spoilers de God of War e Vingadores, cuidado com o Google

Por| 26 de Abril de 2018 às 11h58

Link copiado!

Marvel
Marvel
Tudo sobre Google

Quem quer fugir dos spoilers conhece bem as regras e sabe que o melhor, nos dias que antecipam um grande lançamento, é acessar a internet com cuidado. A evolução das ferramentas online, porém, estão tornando essa tarefa cada dia mais difícil, com o recurso autocompletar do Google sendo apontado como o responsável por disseminar spoilers de God of War.

Foi o que percebeu, a duras penas, o jornalista de tecnologia e analista político Julian Sanchez ao ter um dos pontos centrais da história do novo exclusivo do PlayStation 4 completamente entregue a ele pela funcionalidade. Quem jogou sabe, a aventura é enorme e com uma trama cheia de personagens que, muitas vezes, não são exatamente aquilo que afirmam. É incrível e vale a pena cada minuto jogado.

Só que ele não descobriu um desses pontos de virada jogando, mas sim realizando uma pesquisa no Google sobre a figura mitológica pela qual o NPC se identificava. E o resultado, segundo ele, foi uma revelação sobre a real identidade do personagem logo nas sugestões de pesquisa, difícil de evitar para quem está olhando para a tela.

Continua após a publicidade

O mesmo também vale para thumbnails e títulos do YouTube. Quem acompanhou o hype de God of War, com suas entrevistas, trailers e massiva campanha de marketing por parte da Sony, começou a ser bombardeado, na última semana, com vídeos de gameplay ou análises históricas do game. E, muitas vezes, nas imagens de exibição, estava a revelação de plot twists ou a revelação da presença de divindades que, provavelmente, seriam aniquiladas por Kratos.

Como o site de vídeos trabalha com um sistema de sugestões baseado nos gostos anteriores do usuário, tais vídeos apareciam na parte lateral da tela ou são reproduzidos automaticamente após o conteúdo escolhido. Isso acontece mesmo quando o clipe visualizado, em si, não tinha nada a ver com God of War.

Continua após a publicidade

Agora, a mesma coisa está acontecendo com Vingadores: Guerra Infinita. O filme estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (26) e, com a realização de premières para fãs selecionados e exibições exclusivas para a imprensa, os spoilers já começaram a pipocar. E, aqui, temos também um filme que promete ser cheio de revelações para quem estiver na sala de exibição.

Por isso, caso você esteja preocupado com os segredos de uma obra específica, a ordem da vez não é nem mesmo evitar as redes sociais, mas, aparentemente, a internet como um todo. Algo que pode ser bem complicado, principalmente para quem trabalha diretamente com isso, como é o caso do pessoal do Canaltech. Muitos de nós estão desviando de spoilers justamente por não conseguirmos nos afastar de tudo isso.

A quantidade esmagadora de mensagens que se acumulam, entretanto, também pode levar a Google a tomar atitudes – esperamos. Em sua própria publicação no Twitter, Sanchez clama por algo como um executivo para “mitigação de spoilers no autocompletar”, o herói que todos precisamos, que enfrentará a batalha contra quem quer estragar a surpresa para que nós, reles mortais, possamos viver em paz na internet.