Publicidade

Quem é Skaar? Conheça o filho do Hulk

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2022 às 21h15

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

A maluquice da quebra de quarta parede não é a única coisa caótica no final de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. Além de colocar a personagem para invadir o Disney+ e o próprio Marvel Studios, a série ainda termina jogando no colo do público um fato que pegou muita gente de surpresa: Skaar, o filho do Hulk aparece na série.

Para os leitores de quadrinhos, a existência de Skaar não foi bem uma surpresa, ainda que sua introdução na trama tenha sido completamente inesperada. Ele existe nos quadrinhos e faz parte de alguns arcos importantes envolvendo o Golias Esmeralda e, por isso mesmo, até havia uma certa expectativa para sua entrada no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês).

Só que, ao mesmo tempo, o modo como ele foi apresentado deixou fãs que não conhecem as HQs completamente perdidos. Afinal, ele é só mais uma piada de Mulher-Hulk ou devemos esperar consequências dessa revelação?

Continua após a publicidade

Como chegamos até aqui

Antes de a gente explicar quem é Skaar nas HQs, é preciso detalhar como o MCU preparou a sua chegada em Defensora de Heróis.

Lembra-se do primeiro episódio da série, quando é mostrado o flashback de como Jennifer (Tatiana Maslany) conseguiu seus poderes? Ela e Bruce (Mark Ruffalo) se envolvem em um acidente de carro após uma nave surgir na frente deles e há o contato com o sangue nesse momento.

Continua após a publicidade

É explicado muito rapidamente que aquela era uma nave de Sakaar, o planeta para onde o Hulk foi enviado em Thor: Ragnarok, e que ela devia estar procurando o herói para entregar uma mensagem ou coisa assim. No final daquele mesmo capítulo, vemos Banner indo embora para o espaço.

Pois bem, o que todo mundo imaginou que seria o gancho para um eventual Hulk Contra o Mundo — uma saga bem importante para o personagem nos quadrinhos — se revelou sendo algo bem mais simples. Na verdade, eles vieram para a Terra buscar Banner para informar que ele tinha um filho esperando-o em outro planeta. Quase um teste de DNA intergaláctico.

Continua após a publicidade

Quem é Skaar nas HQs

Esse parênteses é importante porque, nos quadrinhos, a origem de Skaar não é tão diferente assim. No caso, ela é só um pouco mais dramática e envolve muito mais pancadaria, explosões e heróis morrendo — ou seja, só mais uma quinta-feira em um gibi.

O filho do Hulk aparece pela primeira vez na revista World War Hulk #5 (2007), publicada no Brasil na minissérie Hulk Contra o Mundo #6. No caso, ele também é um herdeiro que Banner deixa após ter sido exilado no planeta Sakaar, pontuando a sequência de tragédias que é o seu surgimento.

Continua após a publicidade

Isso porque a ida do herói para o planeta não foi tão amistosa quanto no MCU, Nos filmes, é o próprio Banner quem decide se exilar da Terra por se considerar um perigo iminente. Nos quadrinhos, são os Illuminati que veem no Hulk essa ameaça e o mandam para longe como uma forma de contenção.

É dessa forma que ele se torna um gladiador durante a saga Planeta Hulk, que termina com ele abraçando o novo lar e aceitando seu papel como rei desse mundo. Assim, ele se casa com a rainha Caiera e têm um filho. No caso, ela põe um casulo — ou um ovo, se preferir —, então o Hulk não chega a ter uma criança em seu colo.

Continua após a publicidade

E tudo descamba quando a nave que os Illuminati usaram para enviar o herói verde para Sakaar se revela também uma bomba que explode, dizimando boa parte do planeta, incluindo Caiera e supostamente seu filho ainda não nascido. Com isso, Banner volta à Terra para se vingar, tendo início à fase Hulk Contra o Mundo.

É nesse período que o verdão está de volta ao seu mundo de origem que a história de Skaar começa a ser contada. É revelado que seu casulo não foi destruído durante a explosão e ele conseguiu sobreviver, sendo criado quase como um selvagem no planeta devastado.

Dotado de um conveniente crescimento acelerado, ele logo chega à fase adulta, carregando um ressentimento por esse pai que o abandonou. Assim, ele vem até a Terra para ter esse confronto com o Hulk.

Continua após a publicidade

O problema é que ele encontra Banner novamente descontrolado e em sua forma mais selvagem, o que serve apenas para ele desprezar ainda mais essa figura paterna. Assim, desce o sarrafo no herói depois de uma luta em que eles quase explodem uma usina nuclear.

Essa relação conturbada só vai se amenizar algum tempo depois quando Bruce perde as habilidades do Hulk. Assim, ele procura o filho para treiná-lo para lidar com ameaças como o Hulk Vermelho e o Abominável. Só que, ainda assim, a relação entre eles é conturbada — e piora quando os efeitos do raio gama voltam para o herói.

Assim, eles caem na porrada mais uma vez. A diferença é que Skaar vê o Hulk um pouco mais controlado e o Gigante Esmeralda passa a proteger pessoas que estão por perto. Assim, o filho revoltado desiste da luta e assume uma forma humana — lembre-se, ele é meio humano também —, o que faz com que o Hulk recupere a consciência.

Continua após a publicidade

Com isso, depois de um belo e emotivo diálogo sobre como a sua péssima relação paterna fez dele um adulto emocionalmente frágil, Bruce se reaproxima de Skaar e eles passam a agir como pai e filho de verdade.

Herói fixo na Marvel

Só que a participação de Skaar nos quadrinhos não se limita a esse Casos de Família com gente verde esmagando tudo. A partir dessa grande conciliação, ele passa a ser mais e mais recorrente tanto nas histórias do Hulk quanto em outras aventuras em que atua de forma um pouco mais independente.

Continua após a publicidade

Prova disso é que ele chega a participar dos Vingadores Sombrios, uma formação da equipe liderada por Norman Osborn na época em que ele se tornou a grande mente no universo Marvel.

Além disso, também passou a aparecer com certa regularidade nas tramas da chamada “família Hulk”, personagens que possuem relação com Banner, como a própria Mulher-hulk, Amadeus Cho e Hulk Vermelho.

O que esperar de Skaar no MCU

Realmente é difícil fazer qualquer previsão de como ele vai ser usado daqui para frente. Levando em conta que Banner foi buscá-lo em Sakaar de forma bastante pacífica, toda essa conturbada reconciliação parece desnecessária, o que pode impedir a adaptação do arco Hulk contra o Mundo ou mesmo suas consequências.

Continua após a publicidade

E embora Mulher-Hulk diga que isso tudo vai ser explicado em “um filme”, não dá para imaginar em que ponto da Saga do Multiverso isso pode ser explorado. Além disso, o enrosco legal entre a Marvel e a Universal Pictures, que ainda detém os direitos sobre o Hulk, impede o lançamento de um longa solo do herói, o que dificulta explorar essa história de forma isolada.

Assim, fazer qualquer tentativa de previsão sobre como diabos Skaar vai ser utilizado no MCU é tão enigmático quanto seu penteado calvo. Ainda assim, é um personagem importante para a mitologia do herói e que certamente vai ser explorada daqui para frente. Só não ousamos dizer como.