Publicidade

Quem é Sal Maroni, o mafioso que está prestes a entrar no universo de The Batman

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
DC Comics
DC Comics

O Batman é um dos heróis mais amados dos quadrinhos não só pelo tom detetivesco ou pela sua galeria tão marcante de vilões. Além de tudo isso, o Cavaleiro das Trevas tem uma galeria igualmente emblemática de personagens secundários que orbitam suas histórias e dão a Gotham a veracidade que ela exige. E Salvatore Maroni é uma dessas figuras.

Ele é um dos mafiosos de Gotham e um dos grandes chefões do crime na cidade ao lado de Carmine Falcone. E mesmo não tendo nenhum superpoder, ele costuma ser uma grande dor de cabeça para o Batman — além de estar relacionado à origem de um dos vilões mais famosos do Homem-Morcego.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por isso mesmo, o anúncio de que Sal Maroni vai retornar para as telas chamou muito a atenção. Ele já havia sido citado bastante em The Batman, mas agora o diretor Matt Reeves quer dar mais destaque ao personagem na série do Pinguim — o que pode ser um grande indicativo do que está por vir.

Mafioso da Era de Ouro

Sal Maroni é um dos personagens mais clássicos do universo do Batman. Ele apareceu pela primeira vez em 1942 em Detective Comics #66, escrita e desenhada pela dupla Bill Finger e Bob Kane — os mesmos responsáveis pela criação do Homem-Morcego três anos antes.

E, não coincidentemente, essa é a mesma edição em que o vilão Duas-Caras surge. Isso porque Maroni está ligado à transformação do promotor Harvey Dent no criminoso desfigurado, algo que permaneceu inalterado na mitologia da DC mesmo após as várias reformulações da editora.

Nessa primeira aparição, ele é chamado apenas de “Chefe Moroni” e já é apresentado como esse mafioso influente. Na história, ele é acusado por Dent (que, na época, era chamado de Harvey Kent) de assassinato e o próprio Batman vai depor no julgamento como testemunha. E a principal prova que liga o bandido ao homicídio é uma moeda.

Ao se ver acuado, Moroni arremessa ácido contra o promotor, acertando parte de seu rosto. A partir daí, a trama acompanha a decadência de Kent/Dent até ele se transformar no Duas-Caras que a gente conhece. Tanto que, pouco tempo depois, o vilão reaparece justamente para se vingar do mafioso e mata Sal Moroni.

O Maroni pós-Crise

Continua após a publicidade

Só que esse não foi o fim do personagem. Depois que a DC reestruturou seu universo com a Crise nas Infinitas Terras, em 1985, o criminoso voltou a aparecer. E embora a editora tenha mantido o papel de Maroni na transformação do agora Harvey Dent no Duas-Caras, as histórias da Era de Bronze desse período pós-Crise mantiveram o bandido vivo e com uma participação mais ativa nas histórias.

Foi nessa época que vimos as aventuras do Batman explorarem mais o submundo criminoso de Gotham e o papel das máfias na corrupção que o herói tanto tenta combater. Assim, Maroni passou a aparecer com mais frequência, quase sempre rivalizando com Carmine Falcone.

Continua após a publicidade

E é dessa disputa que surge uma das HQs mais famosas do Homem-Morcego. Ainda que não sejam os protagonistas da trama, a queda de braços entre os dois mafiosos é central em Batman: O Longo Dia das Bruxas, já que há um serial killer atuando na cidade e matando os homens pertencentes às duas famílias.

O ponto é que Maroni acredita que Falcone é o grande responsável pelo misterioso Feriado, enquanto o rival tem certeza do oposto. E é nesse clima de desconfiança que Salvatore decide fazer um acordo com Dent para entregar seu adversário — o que leva a história para o fatídico julgamento em que metade da cara do promotor vai ser derretida.

Presença recorrente

Continua após a publicidade

Por ser esse criminoso emblemático do universo do Batman, Sal Maroni já apareceu diversas vezes em outras mídias. Ele deu as caras nas adaptações animadas de O Longo dia das Bruxas, A Piada Mortal e Cavaleiro das Trevas.

Além disso, ele já apareceu no cinema em Batman Eternamente e na série Gotham. Ele aparece também em Batman: O Cavaleiro das Trevas, sendo interpretado por Eric Roberts (Babilônia).

Sal Maroni em Pinguim

Continua após a publicidade

Em The Batman, o nome de Maroni é citado várias vezes. No filme estrelado por Robert Pattinson, o gângster foi preso antes dos eventos apresentados depois de um esquema encabeçado por Falcone (John Turturro) e alguns políticos e policiais de Gotham — tudo para se tornar o rei do crime da cidade.

Vai ser dentro desse contexto que ele vai aparecer em Pinguim. O ator Clancy Brown (John Wick 4: Baba Yaga) foi escalado para o papel e podemos esperar que ele retorne para assumir seu império criminoso. Com a morte de Falcone, veremos um vácuo de poder surgindo em Gotham e deve ser nessa briga que o mafioso vai reaparecer.

Até porque a trama de Pinguim vai focar na ascensão de Oswald Cobblepot (Colin Farrell) como esse chefão do submundo, o que sugere que devemos ter um conflito entre eles por essa influência toda.

Continua após a publicidade

Além disso, o retorno de Maroni pode ser uma pista bem interessante para o vindouro The Batman 2, cujo roteiro ainda é um enorme enigma. Assim, com o mafioso responsável pela criação do Duas-Caras entrando em cena, será que teremos Harvey Dent surgindo na aguardada sequência?

Pinguim chega à Max em 2024. Já The Batman 2 está previsto para outubro de 2025.