Quem é Sal Maroni, o mafioso que está prestes a entrar no universo de The Batman
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

O Batman é um dos heróis mais amados dos quadrinhos não só pelo tom detetivesco ou pela sua galeria tão marcante de vilões. Além de tudo isso, o Cavaleiro das Trevas tem uma galeria igualmente emblemática de personagens secundários que orbitam suas histórias e dão a Gotham a veracidade que ela exige. E Salvatore Maroni é uma dessas figuras.
- Quem é Cara de Barro, o grotesco vilão do Batman?
- Qual vilão do Batman é o mais inteligente em Gotham City?
Ele é um dos mafiosos de Gotham e um dos grandes chefões do crime na cidade ao lado de Carmine Falcone. E mesmo não tendo nenhum superpoder, ele costuma ser uma grande dor de cabeça para o Batman — além de estar relacionado à origem de um dos vilões mais famosos do Homem-Morcego.
Por isso mesmo, o anúncio de que Sal Maroni vai retornar para as telas chamou muito a atenção. Ele já havia sido citado bastante em The Batman, mas agora o diretor Matt Reeves quer dar mais destaque ao personagem na série do Pinguim — o que pode ser um grande indicativo do que está por vir.
Mafioso da Era de Ouro
Sal Maroni é um dos personagens mais clássicos do universo do Batman. Ele apareceu pela primeira vez em 1942 em Detective Comics #66, escrita e desenhada pela dupla Bill Finger e Bob Kane — os mesmos responsáveis pela criação do Homem-Morcego três anos antes.
E, não coincidentemente, essa é a mesma edição em que o vilão Duas-Caras surge. Isso porque Maroni está ligado à transformação do promotor Harvey Dent no criminoso desfigurado, algo que permaneceu inalterado na mitologia da DC mesmo após as várias reformulações da editora.
Nessa primeira aparição, ele é chamado apenas de “Chefe Moroni” e já é apresentado como esse mafioso influente. Na história, ele é acusado por Dent (que, na época, era chamado de Harvey Kent) de assassinato e o próprio Batman vai depor no julgamento como testemunha. E a principal prova que liga o bandido ao homicídio é uma moeda.
Ao se ver acuado, Moroni arremessa ácido contra o promotor, acertando parte de seu rosto. A partir daí, a trama acompanha a decadência de Kent/Dent até ele se transformar no Duas-Caras que a gente conhece. Tanto que, pouco tempo depois, o vilão reaparece justamente para se vingar do mafioso e mata Sal Moroni.
O Maroni pós-Crise
Só que esse não foi o fim do personagem. Depois que a DC reestruturou seu universo com a Crise nas Infinitas Terras, em 1985, o criminoso voltou a aparecer. E embora a editora tenha mantido o papel de Maroni na transformação do agora Harvey Dent no Duas-Caras, as histórias da Era de Bronze desse período pós-Crise mantiveram o bandido vivo e com uma participação mais ativa nas histórias.
Foi nessa época que vimos as aventuras do Batman explorarem mais o submundo criminoso de Gotham e o papel das máfias na corrupção que o herói tanto tenta combater. Assim, Maroni passou a aparecer com mais frequência, quase sempre rivalizando com Carmine Falcone.
E é dessa disputa que surge uma das HQs mais famosas do Homem-Morcego. Ainda que não sejam os protagonistas da trama, a queda de braços entre os dois mafiosos é central em Batman: O Longo Dia das Bruxas, já que há um serial killer atuando na cidade e matando os homens pertencentes às duas famílias.
O ponto é que Maroni acredita que Falcone é o grande responsável pelo misterioso Feriado, enquanto o rival tem certeza do oposto. E é nesse clima de desconfiança que Salvatore decide fazer um acordo com Dent para entregar seu adversário — o que leva a história para o fatídico julgamento em que metade da cara do promotor vai ser derretida.
Presença recorrente
Por ser esse criminoso emblemático do universo do Batman, Sal Maroni já apareceu diversas vezes em outras mídias. Ele deu as caras nas adaptações animadas de O Longo dia das Bruxas, A Piada Mortal e Cavaleiro das Trevas.
Além disso, ele já apareceu no cinema em Batman Eternamente e na série Gotham. Ele aparece também em Batman: O Cavaleiro das Trevas, sendo interpretado por Eric Roberts (Babilônia).
Sal Maroni em Pinguim
Em The Batman, o nome de Maroni é citado várias vezes. No filme estrelado por Robert Pattinson, o gângster foi preso antes dos eventos apresentados depois de um esquema encabeçado por Falcone (John Turturro) e alguns políticos e policiais de Gotham — tudo para se tornar o rei do crime da cidade.
Vai ser dentro desse contexto que ele vai aparecer em Pinguim. O ator Clancy Brown (John Wick 4: Baba Yaga) foi escalado para o papel e podemos esperar que ele retorne para assumir seu império criminoso. Com a morte de Falcone, veremos um vácuo de poder surgindo em Gotham e deve ser nessa briga que o mafioso vai reaparecer.
Até porque a trama de Pinguim vai focar na ascensão de Oswald Cobblepot (Colin Farrell) como esse chefão do submundo, o que sugere que devemos ter um conflito entre eles por essa influência toda.
Além disso, o retorno de Maroni pode ser uma pista bem interessante para o vindouro The Batman 2, cujo roteiro ainda é um enorme enigma. Assim, com o mafioso responsável pela criação do Duas-Caras entrando em cena, será que teremos Harvey Dent surgindo na aguardada sequência?
Pinguim chega à Max em 2024. Já The Batman 2 está previsto para outubro de 2025.