Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Encantor e por que os fãs acham que ela pode aparecer no MCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Junho de 2021 às 10h53

Link copiado!

Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Atenção! Este texto possui spoilers do segundo episódio de Loki.

Menos de 24 horas após a chegada do segundo episódio de Loki, uma nova teoria passou a tomar conta da internet. Enquanto todo mundo ainda estava digerindo a aparição da suposta Lady Loki na série, eis que uma descoberta colocou essa revelação em xeque, já que a personagem interpretada pela atriz Sophia Di Martino pode não ser a versão feminina do protagonista, mas outro nome dos quadrinhos: Encantor.

A suspeita surgiu após a personagem ter sido listada como Sylvie nos créditos de dublagem em castelhano. Como não há ninguém com esse nome na série até o momento e existe alguém nas HQs cuja história está diretamente ligada ao Loki, a conexão foi imediata.

Continua após a publicidade

É claro que isso ainda não foi confirmado, mas seria um plot twist digno do próprio Deus da Trapaça, que nos fez acreditar durante todo esse tempo que estávamos diante da Lady Loki para, no fim das contas, trazer uma personagem que ninguém esperava. Mas o mais importante nesse truque é entender quem diabos é a Encantor e o que a sua possível aparição nos diz sobre o futuro do MCU.

A Encantor nos quadrinhos

Continua após a publicidade

Antes de qualquer coisa, é preciso destacar que existem duas Encantor nos quadrinhos da Marvel. A primeira delas é uma vilã do Thor que apareceu nos gibis pela primeira vez em uma história em 1964, também conhecida por Amora. No entanto, ela nada tem a ver com a personagem que supostamente apareceu em Loki.

A tal Sylvie que o episódio da série parece ter revelado pode ser Sylvie Lushton, a segunda Encantor, que adota esse nome justamente em referência à primeira por causa da semelhança entre seus poderes: ambas são poderosas feiticeiras de origem asgardiana. Quer dizer, em partes.

O surgimento de Sylvie como Encantor acontece em Reinado Sombrio: Jovens Vingadores, em 2009, quando ela simplesmente acorda e descobre ter poderes mágicos. Até então, ela era uma humana comum que vivia em Oklahoma. Esse detalhe é importante, pois é nessa região que Asgard é reconstruída depois dos eventos do Ragnarok. Assim, poderia ser que Sylvie fosse a reencarnação da própria Amora, da mesma forma que aconteceu com vários outros asgardianos durante a saga Renascer dos Deuses.

Continua após a publicidade

No entanto, mais tarde foi revelado que ela, na verdade, é alvo de uma brincadeira de Loki — de Lady Loki, para ser mais exato, já que o Deus da Trapaça estava em sua forma feminina nessa época após ter roubado o corpo de Lady Sif —, que decidiu dar poderes a uma humana para ver como ela reagiria suspeitando ser de Asgard.

Diante disso, surge a dúvida inclusive de que ela nunca existiu enquanto pessoa de verdade, podendo ter sido criada inteiramente por Loki como parte dessa pegadinha. Isso nunca chegou a ser respondido, mas há fortes indícios nesse sentido. Em determinado ponto da cronologia da Marvel, o Deus da Trapaça morre e a Encantor fica muito enfraquecida.

De qualquer forma, sendo uma pessoa ou não, a verdade é que a personagem foi muito além das artimanhas de Loki e caminhou com suas próprias pernas, se aventurando inclusive em ser heroína. O problema é que ela fez isso justamente durante a fase do Reinado Sombrio, quando uma reviravolta faz com que os heróis da editora sejam substituídos por vilões. Nessa época, por exemplo, Norman Osborne — o Duende Verde, vilão do Homem-Aranha — era o líder dos Vingadores, só para você ter uma ideia.

Continua após a publicidade

Pois bem, é nesse período que Sylvie entra para a equipe dos Jovens Vingadores, mas uma formação alternativa da equipe com personagens bastante questionáveis, que iam de racistas a psicopatas. Encantor era uma das únicas personagens genuinamente boas e heroicas nesse time e, após um confronto com os verdadeiros Jovens Vingadores, é aceita no time principal.

Só que isso logo muda quando Wiccano — um dos filhos da Feiticeira Escarlate — descobre que Sylvie foi criada por Loki e, suspeitando das origens da moça, decide por expulsá-la do grupo. Assim, ela volta para o seu antigo time, que passa a se chamar Jovens Mestres.

Continua após a publicidade

A partir desse ponto, a Encantor de Sylvie Lushton passa a ser uma personagem bem mais dúbia, ora agindo como heroína, ora como vilã. E, aos poucos, ela passou a enveredar mais para o lado sombrio, principalmente quando começa a se passar pela Encantor original e antagonizar com vários heróis da Marvel, como o Doutor Estranho e os Defensores.

A última história em que Sylvie aparece nas HQs é justamente quando a Encantor original descobre que Sylvie estava se passando por ela e decide bani-la para um dos Dez Reinos. Desde então, a personagem nunca mais apareceu.

O que ela tem a oferecer ao MCU?

Ainda não é certo que a variante que vimos até agora em Loki seja mesmo Sylvie Lushton, como o crédito castelhano sugere. E, por mais que isso seja confirmado nos próximos episódios da série, é bem provável que o Marvel Studios faça mudanças significativas em relação à sua história na hora de trazê-la ao MCU. Há, inclusive, quem acredite que a ideia do estúdio é mesclar a Encantor com a Lady Loki e pegar o melhor das duas personagens nos quadrinhos para levar ao universo cinematográfico.

Continua após a publicidade

Entretanto, se a Marvel decidir usar mesmo a Sylvie e introduzir a Encantor nas histórias, isso parece se encaixar em uma estratégia que vem se desenhando aos poucos nas produções mais recentes do estúdio: os Jovens Vingadores.

Vamos deixar de lado o malabarismo que vai ser preciso fazer para explicar como ela se tornou uma terrorista da Linha do Tempo e, principalmente, como fez para sobreviver a um eventual reset da Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês). Vamos dizer por enquanto que o Loki deu seu jeito para livrar a personagem e colocá-la dentro da mesma realidade que a gente vem acompanhando até aqui.

Continua após a publicidade

E da mesma forma que ela possui uma ligação bastante forte com o Deus da Mentira nas HQs, ela também está diretamente ligada aos Jovens Vingadores — e a gente já consegue ver que a Marvel está interessada em formar esse grupo nos cinemas ou nas séries. Assim, não seria estranho revê-la em algum momento no futuro do universo Marvel desempenhando esse papel.

Sendo essa figura dúbia, ela poderia tanto ser uma integrante do grupo quanto uma antagonista. Tanto que ela poderia espelhar o próprio Loki e fazer com que as suas ações forçassem a formação desses Jovens Vingadores. Tudo vai depender, é claro, de como a personagem vai ser desenvolvida na série — isso se ela for mesmo Sylvie Lushton, é claro.