Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Lady Loki? Conheça a versão feminina do vilão da Marvel

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Junho de 2021 às 10h22

Link copiado!

Reprodução/Marvel Comics
Reprodução/Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Atenção! Este texto contém spoilers sobre o episódio 2 de Loki!

O segundo episódio de Loki terminou com uma grande revelação: Lady Loki está entre nós. Para os leitores de quadrinhos, não chegou a ser uma grande surpresa, já que a possibilidade já vinha sendo apontada há algum tempo e as imagens de bastidores praticamente confirmaram que a versão feminina do Deus da Mentira iria mesmo dar as caras na série. Contudo, para quem acompanha apenas o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), a aparição da personagem foi um susto.

E justamente por ser essa figura já bastante conhecida das HQs, a gente pode esperar que a sua participação no seriado vai ser maior do que apenas uma variante perdida por aí. Nesse começo de história, ela foi introduzida como a vilã da série, mas a gente sabe que as coisas nunca são como parecem quando o assunto é Loki. Mais do que isso, pode ser que a sua estreia também traga consequências para o futuro do MCU.

Continua após a publicidade

Quem é Lady Loki?

Assim como em boa parte do universo do cinema, a origem da Lady Loki nos quadrinhos é bem diferente daquela que a série apresentou. Até aqui, o que sabemos é que ela é uma variante feminina do Deus da Mentira, da mesma forma que o próprio episódio mostra outras versões do personagem — inclusive uma em forma de gigante de gelo. Pode ser que os próximos episódios da série tragam mais informações, mas isso é tudo o que temos até então.

Nos gibis, a Lady Loki não é uma versão alternativa do personagem, mas o próprio Loki que a gente conhece em outro corpo. Essa mudança aconteceu em 2008 na saga Renascer dos Deuses, quando Thor tenta reconstruir Asgard após o Ragnarok. Como os asgardianos são imortais, eles não morrem de fato e um a um é despertado para sua verdadeira consciência divina.

Continua após a publicidade

E é nesse momento que a gente vê Loki aparecendo com um corpo feminino pela primeira vez — embora só mais tarde tenha sido mostrado que ele tomou o corpo que deveria ser destinado à Lady Sif. Com essa trapaça, ela fica presa no corpo de uma paciente terminal com câncer e o Deus da Mentira passa a andar por aí sob a alcunha de Lady Loki.

Diferente de boa parte das mudanças radicais dos quadrinhos, que duram apenas algumas poucas edições, essa transformação foi válida por quase dois anos, sendo revertida somente quando a alma de Sif foi encontrada e devolvida ao seu corpo. Depois disso, Loki voltou a se transformar em mulher em outras ocasiões e chegou a revelar a Thor que essa versão feminina era, na verdade, uma manifestação de uma de suas personalidades.

Continua após a publicidade

O estilo mais dúbio, inclusive, foi uma das principais características dessa fase da personagem. Enquanto esteve sob a forma feminina, ela se mostrou muito mais manipuladora e ambígua do que antes — o que também a tornou bem mais interessante. Uma das suas peripécias foi convencer os asgardianos de que Bill Raio Beta era um Skrull durante a fase Invasão Secreta ou se passar pela Feiticeira Escarlate para manipular os Vingadores.

Dentro do MCU

Diante desse breve histórico da Lady Loki nos quadrinhos, dá para ver como a sua origem é diferente daquilo que estamos vendo no MCU. O principal ponto é, como já disse, que a Lady Loki da série é uma versão alternativa e não uma transformação do personagem original.

Continua após a publicidade

E por que isso é importante? Primeiramente, porque isso livra a barra da Disney de polêmicas. De um lado, ela faz um aceno à comunidade LGBTQ ao afirmar que Loki é gênero fluido e, do outro, deixa bem claro que a versão feminina é uma variante de outra linha temporal que nada tem a ver com o personagem que a gente viu até então.

Só que, mais do que isso, a introdução da personagem pode significar sobrevida para Loki mesmo depois da série. Sabemos que o destino do Loki de Tom Hiddleston não é dos melhores, já que ele é uma variante de uma linha temporal que foi resetada pela Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês), então é bem difícil imaginar qual será o seu futuro.

É claro que podem encontrar uma brecha para ele voltar ou mesmo torná-lo um agente da TVA ou um Guardião do Tempo (por que não?), mas a verdade é que o Marvel Studios já tentou se livrar do personagem por três vezes, então é difícil vê-lo se safando de novo. E é aí que a gente pode ver a Lady Loki se tornando a Deusa da Mentira do universo cinematográfico a partir deste ponto. As chances de isso acontecer são baixas, principalmente após suas ações no segundo episódio do seriado, mas não há como descartar a possibilidade.

Continua após a publicidade

Porém, ainda existe uma terceira alternativa. O segundo episódio da série já revelou que Loki é um dos maiores causadores de problema para a TVA, com diversas variantes suas fugindo da Linha Sagrada do Tempo, então não seria de se estranhar o surgimento de uma terceira variante a partir do bombardeio causado pela Lady Loki no fluxo temporal — e, desta vez, agindo livremente pelo Multiverso, uma vez que devemos ter mudanças na estrutura da TVA vindo aí. Essa poderia ser, por exemplo, a deixa perfeita para introduzir o Kid Loki, a versão adolescente do personagem.

De qualquer forma, teremos que esperar mais algumas semanas para saber o que o Marvel Studios reserva para a Lady Loki. E se levarmos em conta a popularidade que ela teve nos quadrinhos, pode ter certeza de que vai arregimentar uma nova leva de fãs em sua nova versão em carne e osso.