Publicidade

Top Gun: Maverick | Conheça os caças que aparecem no filme com Tom Cruise

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Maio de 2022 às 11h30

Link copiado!

Divulgação/Paramount Pictures
Divulgação/Paramount Pictures

A volta de Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) em Top Gun: Maverick certamente está mexendo com a cabeça de muitos dos apaixonados pela franquia, que chegou às telonas em 1986 e que agora teve mais um espetacular e emocionante capítulo.

Além de toda a trama e apelo militar, algo que chama realmente a atenção na película são os caças utilizados nas filmagens. Os aviões impressionam nas cenas de ação e em Top Gun: Maverick isso foi levado ainda mais a sério, com extremo realismo e adrenalina.

Com isso em mente e aproveitando o hype do filme, que já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil, o Canaltech preparou uma lista para você saber um pouco mais sobre os caças e aviões que aparecem em Top Gun: Maverick.

Continua após a publicidade

5. DarkStar

Criado especialmente para o filme Top Gun: Maverick, o caça hipersônico DarkStar evidentemente não existe, mas, caso fosse real, seria uma grande aquisição para qualquer artilharia. O seu principal diferencial é ser bem mais rápido do que os aviões supersônicos, que também ultrapassam a velocidade do som (Mach 1 ou 1.216 km/h).

No caso dessa aeronave fictícia, ela atinge velocidades superiores a Mach 10. Em outras palavras, o DarkStar voaria a mais de 12.160 km/h, velocidade muito superior à registrada pelo voo mais rápido da história e também pelo North American X-15, protótipo hipersônico criado pela NASA que alcançou 7.274 km/h.

Continua após a publicidade

4. Sukhoi Su-57

Desenvolvido na Rússia, o Sukhoi Su-57 é um dos poucos caças furtivos que não são feitos nos Estados Unidos. De 5ª geração, esse produto é descendente direto do Su-27, uma das referências nos tempos de União Soviética. No filme Top Gun: Maverick, ele é utilizado pelos antagonistas da trama.

Dotado de tecnologias furtivas, o Sukhoi Su-57 pode despistar radares e aviões de combate com facilidade, além de ter um alto grau de agilidade e manobras. Sua velocidade máxima é de 2.600 km/h.

Continua após a publicidade

3. P-51 Mustang

Fabricado pela North American Aviation para a Segunda Guerra Mundial, o P-51 Mustang foi um caça bombardeiro utilizado para escoltar aliados nos combates sobre a Alemanha. Por ser de longo alcance, essa aeronave também fazia trabalhos de reconhecimento tático.

No filme Top Gun: Maverick, o capitão Maverick tem um modelo desses como avião pessoal. O curioso, porém, é que a unidade que aparece nas filmagens pertence ao próprio Tom Cruise.

Continua após a publicidade

2. Grumman F-14 Tomcat

Estrela principal de Top Gun: Ases Indomáveis, o F-14 Tomcat foi projetado nos anos 1960 para ser um caça de longo alcance e capacidades de reconhecimento tático, além de ser o sucessor do não tão bem-sucedido F-111B. Para a época, era o que havia de mais avançado, sobretudo por suas asas de geometria variável. Curiosamente, em Maverick o avião volta à cena e é considerado "velharia" pelos novos pilotos da Academia Top Gun.

A velocidade máxima do F-14 Tomcat é de 2.485 km/h.

Continua após a publicidade

1. F/A-18 Super Hornet

Substituto do histórico F-14, o F/A-18 é a estrela aeronáutica de Top Gun: Maverick. Projeto antigo, porém eficiente, essa aeronave veio para substiuir não apenas o F-14, mas também modelos como o A-7 e o F-4 Phantom II, usados pela Marinha dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A sigla F/A significa Fighter Attack, que seria Caça de Ataque na tradução mais correta. Ou seja, para conquistar o governo e ter orçamento para desenvolvê-lo, a McDonnell Douglas/Boeing precisaria impressionar — e ela conseguiu.

Com ótima capacidade bélica e manobrabilidade acima da média, o F/A-18 pode atuar em operações curtas de ataque e bombardeios estratégicos. Sua velocidade máxima é de 1.915 km/h.