Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Top Gun: Maverick | Por que Iceman não fala no filme?

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Maio de 2022 às 17h00

Link copiado!

Paramount Pictures
Paramount Pictures

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes de Top Gun: Maverick é o encontro do personagem de Tom Cruise com o agora almirante Tom “Iceman” Kazansky, seu antigo rival em Ases Indomáveis e que se revelou um grande amigo ao longo desses quase 40 anos que separam as duas histórias. Só além de emblemática, a cena despertou a curiosidade de muita gente: afinal, por que Iceman não fala no filme?

No longa, é explicado que o ex-piloto e agora líder militar sofre de uma doença que o impede de falar e, por isso, ele se comunica apenas por mensagens. Não é explicitado, mas dá a entender que o personagem luta contra um câncer e que, por isso, ele sente dores quando fala. Ainda assim, ele troca algumas palavras com seu velho companheiro da academia Top Gun.

Continua após a publicidade

E essa cena é impactante porque ela espelha uma situação real envolvendo o ator Val Kilmer. Na verdade, todo esse contexto envolvendo Iceman foi desenvolvido para adequar o roteiro à condição que o ator vem enfrentando nos últimos anos.

Em 2015, Val Kilmer foi diagnosticado com um câncer na garganta. O astro, que já foi um dos galãs de Hollywood e até viveu um dos Batman do cinema, sempre foi bastante discreto em relação à doença e, por algum tempo, até se recusou a aceitar sua condição. Isso porque o tumor atingiu uma parte do seu corpo que é fundamental para o seu trabalho — o que justifica a dicção prejudicada em Top Gun: Maverick.

Parte dessa história é apresentada no documentário Val, disponível no Prime Video, que conta um pouco da história e carreira do ator, incluindo a descoberta do câncer e o duro processo de tratamento.

Continua após a publicidade

Em negação

Embora tenha sido diagnosticado em 2015, ele só foi admitir publicamente o câncer dois anos depois. Antes disso, ele chegava a contradizer o que outros amigos e colegas afirmavam sobre sua condição. Um exemplo bem marcante disso foi quando surgiu um mal-estar entre ele e Michael Douglas após o Hank Pym da Marvel dizer em uma entrevista que Kilmer estava doente — sendo que Douglas também havia enfrentado um câncer na garganta anos antes.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o câncer de Kilmer pode estar relacionado ao fato de o ator fumar desde muito cedo. Segundo o periódico, ele teria iniciado no vício aos 8 anos de idade e nunca largou o hábito até a descoberta da doença.

O problema é que o tratamento foi tão agressivo que afetou uma das ferramentas de trabalho de Kilmer: sua voz. Em 2017, ele teve que fazer uma traqueostomia para tratar do tumor, o que comprometeu de vez a sua fala.

Continua após a publicidade

O procedimento retira parte ou mesmo toda a traqueia do paciente. Com isso, o Iceman de Top Gun precisou colocar uma caixa vocal na altura do pescoço para poder se comunicar — e, mesmo assim, não é tarefa fácil fazer as palavras saírem. No documentário, por exemplo, ele expressa como é complicado falar e se fazer compreender com o dispositivo.

E é por causa dessa caixa vocal que, em Maverick, o seu personagem aparece com um lenço no pescoço. O acessório foi colocado justamente para esconder o dispositivo, da mesma forma que ele aparece com a cabeça inclinada na foto da Marinha. E como a fala com o aparelho ainda soa bastante comprometida, deram ao ator apenas algumas pouquíssimas frases para não forçar demais.

Presença obrigatória

Continua após a publicidade

Um detalhe bastante curioso é que a participação de Val Kilmer em Top Gun: Maverick foi a única exigência que Tom Cruise fez para participar do longa. Em entrevista à revista People, o ator explicou que lutou muito para trazer o velho amigo para dentro do filme e que ficou muito satisfeito e emocionado com a cena em que os dois estão lado a lado.

De acordo com o produtor Jerry Bruckheimer, Cruise disse que precisava de Killmer, já que ele e o seu personagem eram parte central de toda a trama que ele tinha imaginado para a sequência. Assim, ele conta que o protagonista exigiu que, para haver outro Top Gun, somente se o seu antigo rival estivesse presente. E ele não só estava certo como esse reencontro é uma das melhores coisas da continuação.

Fonte: Sportskeeda, PeopleDaily Mail