Netflix produz as séries favoritas do Brasil; segundo lugar vai te chocar

Netflix produz as séries favoritas do Brasil; segundo lugar vai te chocar

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 17 de Agosto de 2021 às 09h25
Captura de tela/Netflix

A Netflix é a principal responsável pelos filmes e séries favoritos do brasileiro. Um levantamento feito pela Parrot Analytics mostrou que o serviço abrigou nada menos do que 43,3% da demanda por conteúdo original em plataformas de streaming no país entre os meses de janeiro e maio de 2021. Na prática, isso significa que a cada 10 conteúdos assistidos, quatro pertenciam à empresa.

Só que, por outro lado, isso não quer dizer que essa liderança represente também uma dominância entre o conteúdo assistido. Apesar de os números totais darem essa vantagem, o levantamento feito pela Parrot mostra que Cobra Kai foi o único conteúdo original da Netflix entre as 20 séries mais assistidas pelo brasileiro no período. O seriado derivado do clássico Karatê Kid ocupa a nona colocação, atrás de De Férias com o Ex e até do desenho Bob Esponja.

Cobra Kai é a única produção original da Netflix a aparecer entre as 20 mais assistidas em 2021 (Imagem: Divulgação/Netflix)

Isso mostra como o mercado de streaming se fragmentou em relação ao que tínhamos até pouco tempo atrás. Com o lançamento de novos serviços como Disney+ e HBO Max e a popularização do Prime Video e até do Globoplay, percebe-se uma pulverização do público em termos do que está sendo assistido e a lista se tornou bem mais variada. Assim, se a Netflix ainda lidera, é muito mais pela quantidade de conteúdo oferecido do que por picos de audiência.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

E é justamente por essa razão que o segundo colocado da lista chama tanto a atenção. Conforme aponta o relatório, a participação na demanda de produções originais do Hulu é de 10,2% no Brasil — um número impressionante, ainda mais se levarmos em conta que a plataforma não está disponível por aqui.

Isso acontece porque boa parte das suas séries é licenciada para os demais streamings e o que o Parrot contabiliza é a empresa produtora daquele material. Dessa forma, por mais que seriados como The Handmaid’s Tale, The Act e até o revival de Animaniacs tenham caído no gosto do público no Globoplay, Starzplay e no HBO Max, a contabilidade acaba indo para o Hulu.

Mesmo não disponível no país, o conteúdo do Hulu segue sendo muito assistido por aqui (Imagem: Divulgação/Hulu)

Ainda assim, é impressionante ver o serviço à frente de competidores como Disney+ (9,7%) e Prime Video (9,6%). A HBO Max é um dos destaques do levantamento, já que aparece com 8,6% mesmo com os dados tendo sido coletados ainda antes de seu lançamento oficial no Brasil, em junho. Dessa forma, o streaming aparece na quinta colocação seguindo a mesma lógica de licenciamento do Hulu e impulsionado principalmente por séries como Game of Thrones, Supernatural, The Flash e Riverdale — todas presentes no Top 20 séries mais assistidas do país.

Ainda em relação a esse ranking de produções, um dado muito curioso é a força dos animes. Attack on Titan foi o conteúdo mais assistido via streaming no Brasil nos cinco primeiros meses de 2021, à frente de WandaVision e de colossos como Grey’s Anatomy e The Walking Dead. Outro anime que faz bonito é My Hero Academia, que ocupa a quinta colocação.

Confira o top 20 séries mais assistidas no Brasil em 2021 segundo o levantamento da Parrot:

  1. Attack on Titan
  2. WandaVision
  3. Grey’s Anatomy
  4. The Walking Dead
  5. Bob Esponja
  6. My Hero Academia
  7. Game of Thrones
  8. De Férias com o Ex
  9. Cobra Kai
  10. Galinha Pintadinha
  11. Vai que Cola
  12. The Mandalorian
  13. A Fazenda
  14. Friends
  15. Supernatural
  16. The Flash
  17. Jornal da Record
  18. Peaky Blinders
  19. Riverdale
  20. This is Us

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.