Publicidade

Netflix produz as séries favoritas do Brasil; segundo lugar vai te chocar

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Agosto de 2021 às 09h25

Link copiado!

Captura de tela/Netflix
Captura de tela/Netflix

A Netflix é a principal responsável pelos filmes e séries favoritos do brasileiro. Um levantamento feito pela Parrot Analytics mostrou que o serviço abrigou nada menos do que 43,3% da demanda por conteúdo original em plataformas de streaming no país entre os meses de janeiro e maio de 2021. Na prática, isso significa que a cada 10 conteúdos assistidos, quatro pertenciam à empresa.

Só que, por outro lado, isso não quer dizer que essa liderança represente também uma dominância entre o conteúdo assistido. Apesar de os números totais darem essa vantagem, o levantamento feito pela Parrot mostra que Cobra Kai foi o único conteúdo original da Netflix entre as 20 séries mais assistidas pelo brasileiro no período. O seriado derivado do clássico Karatê Kid ocupa a nona colocação, atrás de De Férias com o Ex e até do desenho Bob Esponja.

Continua após a publicidade

Isso mostra como o mercado de streaming se fragmentou em relação ao que tínhamos até pouco tempo atrás. Com o lançamento de novos serviços como Disney+ e HBO Max e a popularização do Prime Video e até do Globoplay, percebe-se uma pulverização do público em termos do que está sendo assistido e a lista se tornou bem mais variada. Assim, se a Netflix ainda lidera, é muito mais pela quantidade de conteúdo oferecido do que por picos de audiência.

E é justamente por essa razão que o segundo colocado da lista chama tanto a atenção. Conforme aponta o relatório, a participação na demanda de produções originais do Hulu é de 10,2% no Brasil — um número impressionante, ainda mais se levarmos em conta que a plataforma não está disponível por aqui.

Isso acontece porque boa parte das suas séries é licenciada para os demais streamings e o que o Parrot contabiliza é a empresa produtora daquele material. Dessa forma, por mais que seriados como The Handmaid’s Tale, The Act e até o revival de Animaniacs tenham caído no gosto do público no Globoplay, Starzplay e no HBO Max, a contabilidade acaba indo para o Hulu.

Continua após a publicidade

Ainda assim, é impressionante ver o serviço à frente de competidores como Disney+ (9,7%) e Prime Video (9,6%). A HBO Max é um dos destaques do levantamento, já que aparece com 8,6% mesmo com os dados tendo sido coletados ainda antes de seu lançamento oficial no Brasil, em junho. Dessa forma, o streaming aparece na quinta colocação seguindo a mesma lógica de licenciamento do Hulu e impulsionado principalmente por séries como Game of Thrones, Supernatural, The Flash e Riverdale — todas presentes no Top 20 séries mais assistidas do país.

Ainda em relação a esse ranking de produções, um dado muito curioso é a força dos animes. Attack on Titan foi o conteúdo mais assistido via streaming no Brasil nos cinco primeiros meses de 2021, à frente de WandaVision e de colossos como Grey’s Anatomy e The Walking Dead. Outro anime que faz bonito é My Hero Academia, que ocupa a quinta colocação.

Confira o top 20 séries mais assistidas no Brasil em 2021 segundo o levantamento da Parrot:

Continua após a publicidade
  1. Attack on Titan
  2. WandaVision
  3. Grey’s Anatomy
  4. The Walking Dead
  5. Bob Esponja
  6. My Hero Academia
  7. Game of Thrones
  8. De Férias com o Ex
  9. Cobra Kai
  10. Galinha Pintadinha
  11. Vai que Cola
  12. The Mandalorian
  13. A Fazenda
  14. Friends
  15. Supernatural
  16. The Flash
  17. Jornal da Record
  18. Peaky Blinders
  19. Riverdale
  20. This is Us