Publicidade

Missão Sobrevivência | Conheça o filme de ação baseado em histórias reais

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Julho de 2023 às 20h05

Link copiado!

Divulgação/ Capstone Studios
Divulgação/ Capstone Studios

Estrelado por Gerard Butler (O Fantasma da Ópera, 300, Código de Conduta), o filme Missão de Sobrevivência chega aos cinemas no dia 27 de julho contando a história de um agente secreto que enfrenta uma corrida contra o tempo para sobreviver — uma premissa clássica já de tramas de ação. Só que essa proposta um tanto quanto genérica esconde um detalhe muito mais interessante. O roteiro escrito por Mitchell Lafortune é baseado nas suas próprias histórias do tempo em que serviu em missões no Afeganistão como oficial da Inteligência de Defesa.

Na trama, Tom Harris (Butler) é um agente secreto da CIA que teve sua identidade descoberta e agora precisa chegar o mais rápido possível em uma base na cidade afegã de Candaar se quiser se manter vivo. Para isso, ele conta com a ajuda Mo (Navid Negahban, de Homeland), seu intérprete afegão e única pessoa capaz de ajudá-lo.

Continua após a publicidade

Lafortune contou, em entrevista à imprensa, que criou os personagens se baseando no que vivenciou na guerra e nas pessoas que conheceu lá. Ele ainda reforçou que quis escrever um filme que fosse respeitoso com o Afeganistão.

“Tom Harris é uma combinação de várias pessoas que encontrei. Mo é baseado em uma pessoa real: ele foi um tradutor com quem trabalhei em 2011 e 2013. Meu objetivo era fazer um filme de ação que fosse extremamente respeitoso com o país, com a cultura e com as pessoas que conheci lá.”

Além de Butler e de Negahban, o filme ainda traz no elenco Farhad Bagheri, Mark Arnold, Tom Rhys Harries, Ravi Aujla e Travis Fimmel. Já as filmagens foram feitas em Jeddah e Al-Ula, duas cidades na região de Hejaz, na Arábia Saudita. Essa é a primeira grande produção estadunidense a ser filmada no país.

Continua após a publicidade

O que esperar de Missão de Sobrevivência?

Quem assistir ao longa irá encontrar muitas cenas de ação e perseguição. De acordo com a sinopse oficial, Tom Harris e Mo terão que dirigir por mais de 640 quilômetros até chegar a um local seguro.

Durante essa grande jornada, eles serão caçados por espiões internacionais e forças de elite inimigas. Sendo assim, o que não vai faltar são boas trocas de tiro, e algumas cenas de briga.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que, apesar de não ter agradado muito a audiência especializada — foram apenas 45% de aprovação no Rotten Tomatoes —, o filme se saiu bem com o público, conseguindo 82% de avaliações positivas. O consenso da audiência comum é que Missão de Sobrevivência entrega uma boa ação com bom desempenho de Butler frente às câmeras.

Vale ressaltar que as expectativas para o filme estão altas, especialmente pela semelhança que traz com O Pacto, de Guy Ritchie, que traz uma trama similar de um soldado em território inimigo ao lado de um tradutor e que também é baseado em histórias reais. No caso, o longa estrelado por Jake Gyllenhaal vem sendo aclamado como um dos melhores filmes de ação de 2023.

Sendo assim, Missão de Sobrevivência vai ter que entregar muita qualidade se quiser, realmente, se destacar.

Continua após a publicidade

Quando e onde assistir à Missão de Sobrevivência?

Ficou curioso com a trama do novo filme de Gerard Butler? Então fique atento, pois o longa chega aos cinemas na quinta-feira, 27 de julho.