Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

He-Man | Tudo o que você precisa saber sobre a série antes do remake da Netflix

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Junho de 2021 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

A série Mestres do Universo: Salvando Eternia chega à Netflix neste mês de julho como uma espécie de sequência ao clássico desenho animado de 1983 ao mesmo tempo que reformula o universo do He-Man para uma abordagem mais adulta. Ainda que mantenha um visual bem próximo daquele que a gente cresceu vendo ao longo das últimas décadas, o tom das histórias deve ser bem diferente.

Só que estamos falando da continuação de uma história que começou há 40 anos e nem mesmo o fã mais nostálgico é capaz de se lembrar com detalhes de todas as histórias apresentadas em seus mais de 130 episódios — até porque eles nunca eram exibidos na ordem correta por aqui. Adicione a essa bagunça toda o fato de que tem toda uma geração que não era nem nascida na época e que vai pegar a briga entre He-Man e o Esqueleto no meio.

Continua após a publicidade

Então por que o homem mais forte do mundo vive trocando socos com uma caveira ambulante? Qual o interesse do vilão em um castelo velho e abandonado que nem é a sede do governo de Eternia? Quem diabos são esses personagens que você não se lembra mais? Se alguma dessas perguntas veio à sua mente após assistir ao teaser liberado pela Netflix, fique tranquilo, pois o Canaltech está aqui para ajudá-lo a lembrar (ou a conhecer) um pouco do universo dos Mestres do Universo antes de Salvando Eternia chegar ao streaming.

O que é He-Man

Para quem caiu de paraquedas na nova série e não sabe nem do que se trata o desenho, saiba que não é preciso de muito para entender o que é He-Man e quem são os Mestres do Universo. Estamos falando de uma animação lançada no início dos anos 1980 que fez muito sucesso em todo o mundo e se tornou um fenômeno absurdo, com direito a grupos infantis no Brasil gravando músicas sobre o herói e cantando para um Maracanã lotado.

Continua após a publicidade

A premissa básica é bem simples: um bárbaro que luta contra as forças do mal — representadas por um vilão em forma de esqueleto — com uma espada mágica. E, por um acaso, ele monta em um tigre.

A ideia parece boba e nasceu propositalmente assim. Isso porque a animação original foi criada para vender uma nova linha de brinquedos da Mattel feita para rivalizar com Star Wars. Assim, o que o pessoal da empresa fez foi reunir tudo aquilo que uma criança da época poderia gostar e criou o modelo dos personagens. Foi assim que tivemos o bárbaro musculoso, os elementos de ficção científica misturados com magia, um inimigo assustador e o já citado tigre.

Então eles só tiveram o trabalho de criar um fiapo de história que juntasse tudo isso de forma minimamente coerente e nascia assim o universo do He-Man que a gente conhece, que foi apresentado inicialmente em histórias em quadrinhos que acompanhavam os brinquedos e, mais tarde, foi revisto e redefinido com o desenho de 1983. A própria Netflix já detalhou essa história em dois documentários que valem muito a pena conferir.

Continua após a publicidade

A história básica

A história de He-Man é uma bagunça. Ela surgiu como essa briga do bem contra o mal, mas logo expandiu à medida que outras animações e quadrinhos eram lançados, amarrando e justificando pontas soltas da trama. Exemplo disso é que o Esqueleto era para ser apenas em feiticeiro que tentava tomar o Castelo de Greyskull, mas depois foi envolvido em uma guerra galáctica maior.

Assim, o que foi estabelecido é que o vilão era parte do exército de Hordak, a grande ameaça da série She-Ra, que havia tentado invadir o planeta Eternia no passado e fracassado. Com isso, essas tropas vão embora, mas o Esqueleto fica para trás após descobrir a existência do Castelo de Grayskull, um local que guarda conhecimentos que poderiam lhe dar poderes capazes de dominar o mundo.

Continua após a publicidade

O castelo e todos os segredos que ele guarda são protegidos pela Feiticeira, que vive para manter ameaças como o Esqueleto longe. É ela quem dá a Espada do Poder para o Príncipe Adam, herdeiro do trono de Eternia, para que ele possa proteger essa fonte de conhecimento, permitindo que ele se transforme em He-Man.

Como não poderia deixar de ser, cada lado dessa disputa vai contar com um elenco de apoio vasto. He-Man, por exemplo, conta com a ajuda do inventor Mentor e da guerreira Teela, além do tigre Pacato e do mágico Gorpo. Outros personagens menores também aparecem como parte desse exército de Eternina, mas o núcleo central sempre girou em torno desses — o que deve ser repetir em Salvando Eternia a partir do que já foi mostrado até aqui.

Continua após a publicidade

Já o vilão Esqueleto tem um séquito enorme de lacaios, que vão da Maligna — que volta e meia tentava enganar o próprio vilão — até os bobos Mandíbula, Homem-Fera e Aquático, além de uma outra infinidade de monstros feitos só para gerar mais bonecos.

Universo expandido

E se a série original de He-Man era bem básica nos conceitos apresentados, o universo da série passou a ser expandido à medida que outros lançamentos foram surgindo. Foi o que vimos com She-Ra, que foi apresentada como irmã gêmea do herói que tinha sido sequestrada por Hordak quando ainda era criança. Além disso, nas HQs, vimos muito mais coisas sendo apresentadas e que podem aparecer na série da Netflix.

Em 2002, a DC Comics publicou alguns quadrinhos que iam além daquilo que o desenho de 1983 mostrou. Foram nessas HQs que foi revelado que o Castelo de Grayskull guardava o Fogo da Eternidade, a fonte de criação do universo. Teria sido com esse fogo que a Espada do Poder foi forjada, o que justificaria os poderes de He-Man e explicava por que o Esqueleto tinha tanto interesse no local.

Continua após a publicidade

E é nos gibis que vemos todas as batalhas envolvendo o controle do castelo. Em uma das história, o Esqueleto consegue invadir a fortaleza, mas não chega ao Fogo da Eternidade. Depois, é a vez de o vilão Hordak atacar Eternia novamente e quase destruir a fortaleza.

Um dos elementos mais interessantes inseridos nessa época foram duas joias que complementam os poderes de Grayskull. O Olho de Cronos e o Olho do Caos dão controle sobre o tempo e o espaço e, ao conquistá-los, Hordak ganha poderes absolutos e se torna o que ele mesmo chama de Mestre do Universo — finalmente justificando o nome original do desenho. Mesmo assim, ele é derrotado.

Só que, levando em conta o pouco que foi mostrado no teaser de Salvando Eternia, não devemos ver tudo isso na nova animação da Netflix, já que o castelo segue inteiro e não vimos nenhuma menção a Hordak, ao passo que tivemos um foco bem grande no Esqueleto. É possível, porém, que algumas dessas histórias do universo expandido sejam reaproveitadas nesse revival da Netflix.

Continua após a publicidade

Mestres do Universo: Salvando Eternia estreia sua primeira temporada na Netflix no dia 23 de julho.