Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Harry Potter e a Pedra Filosofal | Veja como está o elenco 20 anos depois

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Novembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

Reprodução/Warner, Netflix, Heyday Films
Reprodução/Warner, Netflix, Heyday Films
Harry Potter

Parece que foi ontem, mas Harry Potter e a Pedra Filosofal já está celebrando 20 anos de sua estreia original — o que é um belo atestado de que estamos todos ficando velhos. E, assim como nós crescemos acompanhando a saga do bruxo que sobreviveu, os próprios atores cresceram ao longo dessas duas décadas.

A primeira vez que encontramos Daniel Radcliffe no armário embaixo da escada dos Dursley, no longínquo ano de 2001, ele era apenas uma criança e hoje já é um homem feito e com uma carreira enorme nas costas. Ainda é lembrado por ser Harry Potter, é verdade, mas é inegável ver o quanto ele mudou nesse tempo. E não foi o único.

Todas aquelas crianças seguiram suas próprias carreiras — algumas com mais sucesso do que outras —, assim como os adultos envelheceram e trocaram o preto e o ruivo dos cabelos por madeixas grisalhas. Isso sem falar daqueles que já se foram para outro plano.

Continua após a publicidade

Para mostrar como o tempo é implacável para todos, sejam bruxos ou trouxas, revisitamos o elenco original de Harry Potter e a Pedra Filosofal para descobrir como os atores estão hoje.

Julie Walters (Sra. Weasley)

A simpática senhora Weasley de Harry Potter e a Pedra Filosofal tinha um visual bem icônico quando apareceu pela primeira vez na série. Como toda a família, os cabelos ruivos eram sua assinatura visual e acompanharam a personagem ao longo de todos os filmes em que participou. Só que, na época, a atriz Julie Walter tinha apenas 51 anos e as duas décadas mudaram bastante essa característica.

Continua após a publicidade

Hoje, a atriz septuagenária ostenta o cabelo grisalho, mas não se afastou das telonas. Uma de suas produções mais recentes foi o filme O Jardim Secreto, em que dá para ver bem o quanto ela mudou desde que deixou a série Harry Potter.

Harry Melling (Duda Dursley)

O irritante primo de Harry Potter era aquele personagem que a gente adorava odiar. Na época, o ator Harry Melling tinha apenas 12 anos e era uma criança gordinha que encaixava perfeitamente a personalidade mimada necessária para gerar esse sentimento em nós. E nós vimos o crescimento e a transformação do jovem ao longo dos anos — e, ainda assim, não estávamos preparados para ver o que ele se tornou.

Continua após a publicidade

Sim, Melling continua na ativa e atuou ativamente em uma das séries de maior sucesso do ano passado: O Gambito da Rainha. O pequeno e irritante Duda Dursley de A Pedra Filosofal se transformou em Harry Beltik, um dos jogadores de xadrez que entra na vida da protagonista interpretada por Anya Taylor-Joy.

Robbie Coltrane (Hagrid)

Continua após a publicidade

Envolto em tanta maquiagem na série Harry Potter, a gente dificilmente reconheceria o ator Robbie Coltrane mesmo se o encontrássemos na rua em pleno ano de 2001. Diferente de seu Hagrid, ele não carrega a vasta barba e cabeleira, o que traz sempre o choque de ver que ele tem um rosto de verdade.

O seu trabalho mais recente na TV foi a série Urban Myths, exibida pela TV britânica, em que ele viveu o personagem Orson Welles. Ironicamente, metade do seu rosto ainda estava escondido por uma barba, mas muito menos selvagem dessa vez

Bonnie Wright (Gina Weasley)

Continua após a publicidade

Uma das atrizes mais jovens do elenco original de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Bonnie Wright era uma criança que não tinha idade nem mesmo para frequentar a escola quando apareceu pela primeira vez na série. E, assim como o restante dos personagens, acompanhamos seu crescimento ao longo dos filmes — e vimos o seu primeiro beijo com o próprio Harry.

E a pequena Gina Wesley de 2001 seguiu trabalhando no cinema por um tempo após a conclusão da série, mas não encabeçou muitos projetos depois disso. De acordo com o IMDB, além de um filme que ainda está em pós-produção, seu último papel foi em um longa de 2018 — e ela não mudou muito desde sua participação em As Relíquias da Morte.

Tom Felton (Draco Malfoy)

Continua após a publicidade

Com exceção do trio principal, Tom Felton parece ter sido o ator de Harry Potter que mais conseguiu emplacar trabalhos de sucesso depois de ter saído da franquia. Ele participou de diversos filmes de peso na sequência, incluindo Planeta dos Macados: A Origem e a série Flash. E, embora tenha crescido, ainda mantém muito da cara de Draco Malfoy de A Pedra Filosofal.

Matthew Lewis (Neville Longbottom)

Talvez a transformação mais radical do elenco inicial de Harry Potter seja a de Neville Longbottom. Assim como no caso de Duda Dursley, o personagem também era aquela criança desengonçada e estranha que era vítima de bullying — e, da mesma forma, o rapaz está irreconhecível hoje em dia.

Continua após a publicidade

Matthew Lewis cresceu e deixou para trás o rosto redondo e as bochechas de criança a ponto de ficar irreconhecível. Seu trabalho mais recente é a série Criaturas Grandes e Pequenas, da emissora britânica Channel Five. Ele também participou do filme Como Eu Era Antes de Você.

Maggie Smith (Minerva McGonagall)

A atriz Maggie Smith já era idosa quando viveu a professora Minerva McGonagall pela primeira vez em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Na época, ela tinha 67 anos e hoje ela está às vésperas de comemorar seu 87º aniversário. Mas a idade está longe de ser um problema e ela segue bastante atuante em Hollywood.

Continua após a publicidade

Seu papel recente mais marcante é a de Violet Crawley na popular série Downton Abbey, em que ela está assustadoramente igual à professora de Hogwarts. Além disso, também participou de O Exótico Hotel Marigold e dublou um personagem no simpático Gnomeu e Julieta.

Rupert Grint (Rony Weasley)

Do trio de protagonistas, o ator Rupert Grint foi o que mais mudou nesses 20 anos. Também pudera, já que ele era outra criança estranha com rosto engraçado em A Pedra Filosofal e a sua transformação é algo que foi nítido já ao longo da série. Só que, ao contrário de Neville e Duda, ele ainda segue com cara de Rony Weasley.

Continua após a publicidade

Talvez por isso mesmo o ator tenha enveredado para projetos mais independentes e diversos para tentar se afastar da imagem de “ator de Harry Potter” que assombra todo o elenco. Após o término da série, ele investiu em propostas mais sérias e voltadas principalmente para a TV. Trabalhou com John Malkovich na minissérie The ABC Murders, baseada na obra de Agatha Christie, e na série Snatch: Um Novo Golpe. Seu trabalho mais recente é o seriado Servant, de M. Night Shyamalan, exclusivo da Apple TV+.

Emma Watson (Hermione Granger)

Chega até ser injusto colocar Emma Watson nessa lista, já que a atriz nunca saiu de cena desde o fim da série mágica. Mais até do que o próprio Harry Potter, ela passou a participar de filmes cada vez maiores e até virou princesa Disney, o que só mostra o quão grande ela se tornou nesses 20 anos.

Continua após a publicidade

Seu trabalho mais recente foi o premiado Adoráveis Mulheres, mas também protagonizou o live action de A Bela e a Fera, As Vantagens de Ser Invisível e atuou ao lado de Russel Crowe em Noé.

Ao mesmo tempo, ela foi uma das que menos mudou nesse período. Em comparação com sua estreia, em A Pedra Filosofal, apenas os seus cabelos mudaram — e muito pouco.

Daniel Radcliffe (Harry Potter)

A grande estrela da saga é outro que permanece o mesmo nessas duas décadas. É claro que ele não carrega mais aquele rosto de criança de quando embarcou na plataforma 9 ¾, mas ainda é inconfundível. E por mais que ele tenha cultivado uma vasta barba para expressar a idade, a gente ainda sabe que ele é o Menino que Sobreviveu.

E se tem uma coisa que não pode ser dito é que o ator se ancorou no sucesso como Harry Potter e ficou por isso mesmo. Desde o fim da série, ele participou de projetos bem variados, incluindo alguns bem estranhos. Ele já foi um cadáver multifacetado que exalava gases em Um Cadáver para Sobreviver ao ajudante do doutor Frankenstein. Aliás, em Fuga de Pretória, Radcliffe voltou a atuar ao lado de Ian Hart, que foi o professor Quirrell em A Pedra Filosofal.