Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 atores de Harry Potter que já morreram

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Janeiro de 2022 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros.
Reprodução/Warner Bros.
Harry Potter

A comemoração dos 20 anos da série Harry Potter com De Volta a Hogwarts é motivo de celebração para os fãs, mas também uma bela lembrança de como estamos ficando velhos. Ao longo dessas duas décadas, acompanhamos não só o crescimento dos personagens, mas também de seus atores. E, na mesma medida, nos despedimos de muitos nomes que marcaram a franquia e que nos deixaram, seja por questões de idade, saúde ou que morreram em situações bastante trágicas.

Curiosamente, a morte é um tema recorrente dentro do universo de Harry Potter. Em todos os filmes e livros, os personagens se deparam com a perda de alguém importante e há um respeito enorme por aqueles que já se foram.

Assim, como forma de homenagear esses atores que marcaram gerações e fizeram parte da infância de tanta gente, relembramos alguns nomes que fizeram parte da franquia e que já nos deixaram. Recorde de alguns — e se surpreenda com outros.

Continua após a publicidade

10. Richard Harris – Dumbledore

Quem acompanhou o lançamento dos filmes à medida que eles chegavam aos cinemas vai se lembrar da triste despedida do ator Richard Harris. Ele foi a primeira encarnação de Dumbledore, aparecendo em Harry Potter e a Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, mas pediu para se afastar da franquia para tratar de um câncer linfático. Ele faleceu em outubro de 2002 aos 72 anos.

Essa mudança é bastante nítida na série. O Dumbledore de Harris era muito mais como aquele avô bondoso, com uma fala mais calma e de gestos lentos e acolhedores, enquanto seu sucessor, Michael Gambon, adotou uma postura mais ativa e até energética do velho bruxo a partir de O Prisioneiro de Azkaban. Ambas são muito boas, mas é inegável que a primeira versão é muito mais acolhedora — ainda mais levando em conta o tom mais infantil das tramas.

Continua após a publicidade

9. Verne Troyer – Grampo

Outro ator que participou de Harry Potter e a Pedra Filosofal e nos deixou foi Verne Troyer, o duende Grampo. Embora tenha ficado mais conhecido por sua participação na série Austin Powers como o personagem Mini-Mim, a sua caracterização como o duende que leva Harry (Daniel Radcliffe) e Hagrid (Robbie Coltrane) para os cofres de Gringotes é algo que povoou a imaginação de muita criança no início dos anos 2000.

Continua após a publicidade

O ator tinha uma espécie de nanismo severo e media apenas 81 centímetros de altura. Além disso, ele sofria com depressão e lutava contra o alcoolismo. Ele morreu aos 49 anos em abril de 2018.

8. Richard Griffiths – Valter Dursley

Qualquer pessoa que assistiu a algum filme da série Harry Potter já odiou a família Dursley. Os tios do herói sempre o trataram com desprezo, então era muito fácil rejeitar esses trouxas — em todos os sentidos da palavra. E boa parte desse sentimento estava na ótima interpretação de Richard Griffiths como o tio Valter, que construiu o personagem para ser esse alguém detestável.

Continua após a publicidade

Apesar disso, o ator de 65 anos era um nome muito respeitado no cinema inglês, tendo participado de diversos filmes, séries de TV e peças de teatro. Ele inclusive está em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas e A Invenção de Hugo Cabret, além de O Guia do Mochileiro das Galáxias e do clássico Carruagens de Fogo.

Griffiths faleceu em 28 de março de 2013 após complicações cardíacas.

7. John Hurt – Garrick Olivaras

Continua após a publicidade

Chega a ser injusto limitar a carreira de John Hurt ao vendedor de varinhas de Harry Potter e a Pedra Filosofal. O ator é um veterano do cinema e tinha mais de 50 anos de carreira, fazendo desde filmes como Alien: O Oitavo Passageiro e V de Vingança até dublar o Tigrão da turma do Ursinho Pooh. Isso sem falar que ele foi o próprio Doctor Who no especial da série The Day of the Doctor, um dos mais memoráveis da franquia.

Em Harry Potter, Hurt voltou ainda para viver Olivaras nas duas partes de As Relíquias da Morte, em que foi o responsável por explicar a origem da Varinha das Varinhas.

O ator morreu em 25 de janeiro de 2017 em decorrência de um câncer no pâncreas.

6. Roger Lloyd-Pack – Bartô Crouch

Continua após a publicidade

Outra vítima da mesma doença foi o ator Roger Lloyd-Pack, o Bartô Crouch de Harry Potter e o Cálice de Fogo. O influente membro do Ministério da Magia não chega a ser um vilão do filme, mas é uma daquelas figuras incômodas como todos os personagens com relações políticas dentro da série. Ele está envolvido na organização do Torneio Tribruxo e, depois, ficamos sabendo que ele estava sendo controlado pelas forças de Voldemort por causa da maldição Imperius.

O ator faleceu em janeiro de 2014 aos 69 anos. Além de Harry Potter, também participou da série Os Bórgias e do filme O Espião que Sabia Demais.

5. Helen McCrory – Narcisa Malfoy

Continua após a publicidade

A família Malfoy é muito mais lembrada pelos seus representantes masculinos, mas Narcisa Malfoy também tem a sua dose de relevância dentro da saga. É o seu lado maternal que faz com que ela traia o próprio Voldemort para proteger seu filho Draco, o que gera algumas reviravoltas impressionantes nos rumos finais da série — em um momento em que a gente acha que nenhum Malfoy presta.

A atriz Helen McCrory morreu aos 52 anos em abril de 2021 vítima de um câncer. Além de Harry Potter, ela participou da série Peaky Blinders e dos filmes A Invenção de Hugo Cabret e 007: Operação Skyfall.

4. Timothy Bateson – Monstro

Continua após a publicidade

Se você nunca ouviu falar o nome de Timothy Bateson em Harry Potter, não se assuste. Isso porque ele nunca apareceu de fato na série, apenas a sua voz. O veterano ator era a voz de Monstro, o elfo doméstico racista da família Black em A Ordem da Fênix.

Aliás, o filme foi o seu último trabalho. Bateson morreu em setembro de 2009 aos 83 anos de idade — sendo que 50 deles foram dedicados ao cinema, à TV e ao teatro.

3. Dave Legeno – Fenrir Greyback

Continua após a publicidade

Nos livros, o personagem Fenrir Greyback era um nome que transmitia medo só de ser mencionado, mas sua participação nos filmes nunca foi muito memorável. O lobisomem comensal da morte foi vivido pelo ator Dave Legeno, que se tornou muito mais uma figura estranha do que realmente ameaçadora.

Ainda assim, isso permitiu que ele fosse um dos principais nomes das forças de Voldemort, participando de Harry Potter e o Enigma do Príncipe e das duas partes de As Relíquias da Morte.

O ator morreu aos 50 anos de idade, em julho de 2014, após um acidente enquanto fazia uma trilha em uma região conhecida como Vale da Morte, na Califórnia. O seu corpo foi encontrado por pessoas que também caminhavam pela região e, segundo a polícia, é muito provável que o ator tenha passado mal por causa do calor e morrido em decorrência das altas temperaturas. No local, os termômetros podem chegar a 48º C.

Continua após a publicidade

2. Robert Knox – Marcos Belby

Uma das mortes mais discutidas do elenco de Harry Potter, Robert Knox ficou mais conhecido pelo seu assassinato do que pela sua participação na série. Nos filmes, ele foi um aluno da Corvinal que fazia parte do clube de alunos especiais de Horácio Slughorn em O Príncipe Mestiço. Contudo, o que realmente impressionou foi a causa de seu falecimento.

Knox foi morto em 2008, quando tinha apenas 18 anos. Ele foi esfaqueado na porta de um bar em Londres enquanto tentava proteger seu irmão mais novo. O crime foi tão bárbaro que o assassino foi condenado à prisão perpétua e a história vai virar documentário em breve.

1. Alan Rickman – Severo Snape

Talvez a perda mais lembrada nesses 20 anos de Harry Potter seja a do ator Alan Rickman, o eterno professor Snape. O ator faleceu em janeiro de 2016 vítima de um câncer no pâncreas e deixou não só os fãs da franquia órfãos, mas os apaixonados por cinema em geral.

Além de ser o professor de Poções em Hogwarts e de entregar um dos momentos mais lindos de toda a série — “Sempre” é algo que abala os potterheads até hoje —, ele participou de uma infinidade de outros filmes, incluindo o primeiro Duro de Matar, onde foi o vilão Hans Gruber. Também participou dos filmes Simplesmente Amor e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.