Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gavião Arqueiro | Participação especial no episódio 4 não é a que você esperava

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Dezembro de 2021 às 12h33

Link copiado!

Reprodução/Marvel Studios
Reprodução/Marvel Studios

Atenção!O texto a seguir contém spoilers para o Episódio 4 de Gavião Arqueiro. Informações contidas a seguir podem revelar detalhes da trama.

O quarto episódio de Gavião Arqueiro marca o retorno de uma personagem muito aguardada pelos fãs ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Ainda não se trata do Rei do Crime, como muita gente especulou depois do capítulo da semana passada, mas ainda assim é uma participação bastante especial.

Trata-se de ninguém menos do que Yelena Belova, a espiã vivida pela atriz Florence Pugh. Ela aparece no final do episódio encurralando Clint Barton (Jeremy Renner) em uma excelente cena de luta envolvendo também Kate Bishop (Hailee Steinfeld) e Maya Lopez (Alaqua Cox). E, por mais que não tenha falado absolutamente nada e mostrado seu rosto por apenas alguns segundos, foi o suficiente para deixar todo mundo animado com a sua participação.

Continua após a publicidade

O retorno de Yelena ao MCU era algo que já tinha sido prometido pela própria Marvel na cena pós-crédito de Viúva Negra, então vê-la em cena não chega a ser necessariamente uma surpresa. Isso porque, em seu longa de estreia, ela descobre que Natasha (Scarlett Johansson) morreu por causa do Gavião e fica no ar a ideia de que ela vai atrás de Barton para vingar a irmã.

Por isso mesmo, a sua presença em Gavião Arqueiro era apenas uma questão de tempo. Só que isso traz muitas perguntas que devem ser respondidas nos próximos dois capítulos da série e que devem definir não apenas o futuro de Barton, mas da própria Yelena dentro do MCU.

O que esperar de Yelena

Continua após a publicidade

O principal ponto que a série precisa explicar em relação à nova Viúva Negra não é o porquê de ela querer matar o Gavião Arqueiro, mas quais os interesses de La Fontaine nisso tudo. Ela é uma personagem que vem aumentando a sua participação nessa nova fase do MCU e, embora ainda muito discreta, sua importância já é mais do que clara para eventos futuros.

Desde a sua primeira aparição, em Falcão e o Soldado Invernal, ficou claro que La Fontaine não é alguém confiável e que ela pretende formar uma superequipe paralela aos Vingadores. A grande dúvida é por quê. Mais do que isso, qual o interesse ela tem em eliminar alguém com o Gavião Arqueiro?

Faltam apenas dois episódios para a série terminar, então é difícil acreditar que essas respostas vão ser finalmente apresentadas, mas pode ser que tenhamos algumas pistas pelo caminho. O capítulo da semana que vem, por exemplo, deve dar muito destaque a Yelena e pode ser que algumas das motivações de La Fontaine sejam mais bem explicadas — nem que seja com a jovem espiã se dando conta de que foi usada e se tornando, de uma vez por todas, uma heroína dentro do MCU.

Continua após a publicidade

Por outro lado, há uma teoria bastante plausível de que Yelena vai mesmo cumprir sua missão e matar o Gavião Arqueiro ao final do seriado. Até agora, vimos vários momentos emocionantes relacionados ao protagonista e sua família e todos aqueles discursos de voltar para casa a tempo do Natal e de não decepcionar os filhos parecem ser a preparação emocional para a despedida definitiva do personagem. E pode ser que o tal despertar da nova Viúva venha justamente ao perceber o erro que cometeu.

Caso isso aconteça, devemos ter uma dinâmica muito interessante entre ela e Kate Bishop, que é declaradamente fã de Clint Barton. No episódio da semana, as duas chegaram a lutar por alguns momentos e até se encararam nos últimos momentos do capítulo — o que fez muita gente surtar na internet —, mas pode ser que tenhamos uma grande rivalidade vindo aí. Enquanto o Gavião e a Viúva originais eram grandes amigos, pode ser que essa nova geração tenha uma relação bem oposta.

Continua após a publicidade

Mas e o Rei do Crime?

E se Wilson Fisk (ainda) não fez a aparição que todos esperavam, isso não quer dizer que o capítulo desta semana de Gavião Arqueiro não trouxe novas pistas para a aparição do Rei do Crime nas próximas semanas. Há várias pequenas falas que podem indicar esse retorno e que reforçam as teorias já existentes.

A principal delas é a existência desse alguém acima de todas as atividades criminosas em Nova York. Como acompanhamos até aqui, Kate suspeita que Jack Duquesne (Tony Dalton) seja o grande responsável por tudo, mas ficamos sabendo que ele é apenas o dono da empresa de fachada usada para comandar a Gangue do Agasalho. Contudo, fica claro que há alguém acima.

Continua após a publicidade

O próprio Barton fala isso na conversa com sua esposa e, mais tarde, quando encurrala Kaz (Fra Fee). Em ambos os momentos, ele se refere a esse líder como “o grandão”, o que pode ser interpretado tanto como esse chefão criminoso como uma dica para o próprio Fisk e seu avantajado tamanho.

Outra dica importante está logo no começo do episódio, quando Eleanor Bishop (Vera Farmiga) liga para alguém para contar sobre a visita do Gavião Arqueiro à sua casa. Não fica claro para quem é o telefonema, mas fica sugerido que é alguém mais poderoso do que ela e Duquesne e que precisa saber que há um Vingador rondando as operações.

Vale lembrar que o próximo episódio de Gavião Arqueiro vai ao ar na quarta-feira que antecede a estreia de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. E, por mais que as duas histórias pareçam estar desconectadas, não há como descartar a possibilidade de essa sincronia ter sido proposital para revelar o Rei do Crime no seriado e o Demolidor no longa, como vinha sendo especulado.