Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 filmes sobre redes sociais e apps de namoro

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Fevereiro de 2022 às 21h00

Link copiado!

Netflix, Paramount
Netflix, Paramount

Conseguir um match não é tarefa simples. Além de ter um bom perfil em um app ou rede social de paquera, há todo o jogo de sedução e o bom e velho bate papo para garantir um encontro de sucesso — e nem mesmo isso garante que você vai encontrar o amor da sua vida. É aquela roleta de sempre: tudo pode dar muito certo ou terrivelmente errado.

Justamente por ser uma situação tão rotineira, é muito comum filmes e séries abordarem o uso de tecnologias para um primeiro encontro para mostrar os encontros e desencontros dos relacionamentos na era digital. E o que chama a atenção é que são histórias bem diversas, desde aquela comédia romântica água com açúcar até histórias mais tensas em que um match se torna uma terrível dor de cabeça para todo mundo.

Assim, se você está pensando em procurar um novo crush ou mandar um super match para alguém, confira 10 filmes sobre redes sociais e apps de namoro que podem ajudá-lo a se inspirar — ou fazê-lo mudar de ideia completamente.

Continua após a publicidade

10. O Date Perfeito

Vamos começar nossa lista com aquela história clássica do namorado falso que faz despertar um amor de verdade. A diferença é que O Date Perfeito moderniza essa fórmula e traz para os tempos atuais ao colocar toda a situação girando em torno de um aplicativo para que meninas possam contratar um namorado por encomenda.

Longe de ser uma cafetinagem moderna, a brincadeira do filme da Netflix é trazer esse protagonista que cria um app para juntar dinheiro para a faculdade e, com isso, serve de acompanhante de garotas que não têm com quem ir a festas. O problema para Brooks (Noah Centineo) é que ele logo acaba misturando negócios com o coração e se apaixona por quem deveria ser a sua cliente.

É uma comédia romântica bem clássica e que faz um ótimo uso — ainda que romantizado — de como a era digital ainda nos faz recorrer a velhas soluções de relacionamentos.

O Date Perfeito é exclusivo da Netflix.

9. Com Amor, Anônima

Continua após a publicidade

Quem nunca recebeu uma mensagem por engano em seu celular e teve vontade de engatar um papo com o desconhecido do outro lado? Há quem diga que já surgiram grandes romances dessa forma — e Com Amor, Anônima retrata uma dessas histórias.

A dinâmica entre Vale (Annie Cabello) e Alex (Ralf) começa justamente dessa forma, com uma troca de mensagens equivocada que acaba despertando a curiosidade de ambos. Isso logo evolui para o flerte até o ponto em que eles passam a querer se conhecer e até um pouco mais. E a graça está no fato de que, acima de tudo isso, eles se conhecem na vida real, mas não fazem ideia de que estão nesse joguinho romântico anônimo.

Vale pontuar que Com Amor, Anônima é um filme espanhol, o que traz uma cara um pouco diferente das comédias românticas hollywoodianas. O longa é exclusivo da Netflix.

8. Um Match Surpresa

Continua após a publicidade

Uma das regras fundamentais dos apps de relacionamento é configurá-lo para encontrar pessoas próximas a você. Afinal, o que aconteceria caso o seu match estivesse do outro lado do país? Pois é justamente isso que Um Match Surpresa apresenta, mostrando um pouco dos transtornos de quem está disposto a percorrer grandes distâncias em busca de seu grande amor.

O problema dessa comédia romântica é que Natalie (Nina Dobrev) cruza os Estados Unidos só para descobrir que o seu match não era bem o que ela esperava: a pessoa com quem ela conversava era bem diferente das fotos que recebia. Só que, depois de viajar milhares de quilômetros, ela topa um acordo para não sair tão no prejuízo — mesmo que tenha que fingir um namoro com o rapaz que a enganou.

Continua após a publicidade

Um Match Surpresa é exclusivo da Netflix e mistura vários elementos dessas histórias, como o namorado falso, o amor repentino e aquela velha lição de moral sobre os cuidados sobre com quem você se relaciona em apps assim.

7. Match Imperfeito

Já deu para perceber que filmes e séries que giram em torno de apps de relacionamento não têm muita criatividade para nomes, mas Match Imperfeito chama a atenção por levar essa dinâmica de romance para o outro lado do mundo. Afinal, como esse tipo de história se desenrola dentro do contexto cultural da Índia?

Continua após a publicidade

Esse é o grande diferencial desse seriado. Tanto que a trama começa quando Rishi (Rohit Saraf) vê uma foto de Dimple (Prajakta Koli) em um site de casamentos após a família da moça tentar arranjar um pretendente para ela. Assim, o rapaz tenta se aproximar da garota para conquistá-la.

Match Imperfeito é uma comédia romântica clássica mas com um tempero cultural que dá um charme especial. A série é exclusiva da Netflix.

6. Meu Romance Perfeito

Continua após a publicidade

Finalizando as séries e filmes de romances e matches perfeitos, temos um filme que segue a mesma fórmula clássica, mas tirando o foco de adolescentes e levando os relacionamentos improváveis para o mundo corporativo.

Em Meu Romance Perfeito, coloca uma programadora e um executivo de uma empresa de tecnologia servindo de cobaia para testar um novo algoritmo que será usado em uma plataforma que a empresa em que trabalham pretende lançar. E, como é de se esperar, o experimento sociológico faz despertar sentimentos de verdade e mostra como esses apps realmente podem funcionar inclusive com quem está ao seu lado.

Meu Romance Perfeito está disponível na Netflix.

5. Newness

Continua após a publicidade

Partindo para filmes que exploram os relacionamentos da era digital de formas mais variadas, temos Newness. O filme explora muito bem o dilema de toda uma geração na hora de encontrar alguém com quem compartilhar a vida: como conciliar estabilidade e segurança com liberdade e autonomia?

O grande charme do longa é retratar bem a vida moderna dos millennials e como esse mundo sempre conectado impacta a vida a dois. Assim, temos um jovem casal que se conhece por meio de um aplicativo e se apaixona, mas que logo são engolidos por esse confronto de visões e expectativas.

A partir disso, temos uma discussão bem interessante sobre os relacionamentos líquidos, o excesso de exposição nas redes sociais e os limites que esse novo tipo de relação pode ter.

Continua após a publicidade

Newness é exclusivo da Netflix.

4. Procura-se um Amor que Goste de Cachorros

Mas se a discussão sobre relacionamentos abertos ainda te assusta, sempre é possível retornar para o romance clássico e bonitinho para aquecer o coração e mostrar que ainda há esperança lá fora. E Procura-se um Amor que Goste de Cachorros é uma excelente pedida.

Continua após a publicidade

Embora seja um filme de 2005 — ou seja, muito antes de a gente dar match pelo celular —, o longa recria a mesma dinâmica de alguém apelando para anúncios para encontrar alguém. A diferença é que, no caso, a protagonista de Diane Lane tem exigências bem específicas: seu pretendente precisa ser também apaixonado por cães.

É uma boa forma de as gerações mais novas verem como os relacionamentos digitais existiam antes do Tinder.

Procura-se um Amor que Goste de Cachorros está disponível na HBO Max e para compra e locação no Oi Play, Microsoft Store e iTunes.

3. Mensagem para Você

Continua após a publicidade

Mas se a ideia é mostrar como os antigos flertavam no início da internet, nenhum filme retrata isso tão bem quanto o clássico Mensagem para Você. O longa é de 1998, uma época em que nem todo mundo tinha computador e a internet era algo que as pessoas estavam começando a descobrir — e, mesmo assim, Tom Hanks já estava dando match com a Meg Ryan por aí.

Basicamente, esse é o filme que serve de pai para todas as demais comédias românticas que vimos por aqui. Na trama, Hanks é dono de uma grande rede de livrarias que troca mensagens com uma livreira sem que eles saibam com quem estão falando. Assim, enquanto eles se odeiam no mundo dos negócios, começam a se apaixonar por essas personas digitais.

Mensagem para Você está disponível na HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store, iTunes, Looke e Google Play.

2. Catfish

Só que nem todas as histórias de romance em redes sociais terminam com final feliz. Afinal, quem nunca teve medo de dar match com alguém e descobrir que aquela pessoa nunca existiu e que o relacionamento que você pensou estar vivendo nunca passou era apenas uma mentira? Pois Catfish é exatamente sobre isso.

A série é uma espécie de documentário misturado a reality que mostra justamente casos de pessoas que pedem ajuda tentando conhecer seus amores digitais. Afinal, depois de meses e até anos conversando com alguém pela internet, chega a hora de encarar o outro cara a cara — só que nem sempre isso acaba bem.

A grande graça de Catfish é que o apresentador Nev Schulman se tornou especialista nesse tipo de narrativa após expor a sua própria história em um documentário, no qual ele mostrou a sua jornada para conhecer a pessoa que amava, mas que apenas o enganava.

Catfish está disponível no Paramount+.

1. O Golpista do Tinder

Para encerrar nossa lista, uma novidade que mostra o quanto os riscos dos relacionamentos digitais ainda fascinam e intrigam a todos. Em O Golpista do Tinder, acompanhamos justamente a história de um homem que usava o aplicativo de paquera para encontrar pessoas vulneráveis e engatar namoros falsos com um único intuito: extorquir mulheres.

Além do dano emocional que cada uma das vítimas encarou, estamos falando de um prejuízo financeiro enorme, uma vez que muitas dessas mulheres acreditaram no golpista e chegaram a fazer empréstimos para ajudar o suposto namorado.

Com uma narrativa envolvente e apresentando situações que beiram o inacreditável, O Golpista do Tinder é a maior prova de que nem todo match acaba bem.

O Golpista do Tinder é exclusivo da Netflix.