Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica O Golpista do Tinder | Quando um conto de fadas acaba em pesadelo

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Fevereiro de 2022 às 21h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Imagina você entrar em um aplicativo de paqueras para encontrar uma pessoa interessante e, superando suas expectativas, acaba descobrindo uma pessoa que é tudo o que você sempre sonhou e muito mais? Foi exatamente isso o que aconteceu com as vítimas retratadas no novo documentário O Golpista do Tinder, produção original da Netflix.

O filme mostra como Simon Leviev, um nome falso, fingia ser um bilionário do ramo de diamantes para aplicar golpes em mulheres que conhecia no Tinder. Depois de conquistar a confiança das vítimas, executava sempre o mesmo plano para extorquir dinheiro e usá-lo com outras, criando um loop milionário sem fim.

Continua após a publicidade

Atenção: esta matéria contém spoilers de O Golpista do Tinder!

Início de um sonho

A produção documental aproveita a oportunidade de não ser sobre um crime que envolve serial killers e seus assassinatos horrendos para contar a história de uma forma divertida, mesmo se tratando de ações que indignam.

As próprias vítimas do golpe conseguem contar sobre o início do relacionamento com Simon sem revolta, apenas uma tristeza que se mostra cada vez mais presente com o passar dos minutos.

Continua após a publicidade

O Golpista do Tinder, então, explora os efeitos visuais para mostrar as conversas no Tinder e, principalmente, no WhatsApp, exibindo as mensagens e reproduzindo vídeos e áudios reais que eram enviados às mulheres.

A transição entre "o início de um sonho" e "deu tudo errado" é bastante evidente na trama, que dedica a primeira parte para mostrar os golpes dando certo e a segunda para focar no entendimento das mulheres de que estavam sendo enganadas.

Os primeiros encontros aconteciam em hotéis cinco estrelas, restaurantes de luxo e jatos particulares, sempre transitando entre países europeus. Com o namoro já engatado, os encontros diminuíam, o casal se distanciava e cada vez mais o golpista dizia precisar de ajuda.

Continua após a publicidade

Modus operandi

O Golpista do Tinder é um exemplo fascinante de que a capacidade de manipulação mental não é algo que se conquista: ou você consegue manipular as pessoas facilmente ou não.

Simon se apossou de um nome que não era dele, da empresa de uma família da qual não pertencia e da identidade de uma pessoa que tinha muitos inimigos por ser bilionária, apenas usando a confiança em si próprio e a certeza da impunidade.

Continua após a publicidade

Por supostamente ter muitos inimigos, o golpista usava as mesmas fotos de seu segurança machucado e de sangue em sua camiseta, entre outros detalhes, para dizer às vítimas que estava sendo perseguido. Por isso, para não ser rastreado, ele não podia usar seus cartões de crédito e pedia ajuda em dinheiro para as amadas, alegando que devolveria tudo na sequência.

Isso, claro, nunca acontecia, deixando as mulheres endividadas em centenas de milhares de dólares, numa situação chocante e absurda.

Desfecho

Continua após a publicidade

A história mostrada em O Golpista do Tinder é um prato cheio para quem gosta de conhecer casos de crimes reais, principalmente por ser bastante recente e por existir notícias atuais em toda a internet sobre o caso. Quanto mais sabemos sobre Simon, mais informações queremos.

Depois da divisão do documentário com a parte romântica e com as consequências negativas disso, a produção dedica alguns minutos para a vingança, dando aquela sensação de satisfação a quem assiste à produção.

Uma das últimas vítimas de o golpista do Tinder ser preso viu um artigo publicado sobre o criminoso e entendeu que estava sendo enganada. A partir disso, ela resolveu usar a tática de Simon contra ele próprio, reavendo parte de seu dinheiro. Ela, inclusive, usou toda a revolta e desenvolveu uma frieza admirável para criar um plano bem mirabolante, que acabou resultando na prisão do bandido.

Continua após a publicidade

Os momentos satisfatórios de acompanhar a jornada de Simon e suas vítimas, no entanto, são interrompidos bruscamente ao entrarem os créditos do documentário: ele ficou apenas cinco meses na prisão, não respondeu por todos os crimes e hoje vive uma vida de luxo novamente.

A impunidade do caso é tamanha que a produção encerra com "chave de ouro", reproduzindo um áudio do próprio criminoso ameaçando os produtores do documentário.

O Golpista do Tinder é uma produção envolvente sobre um crime impune, que vale todos os minutos assistidos, ainda que, na verdade, o caso esteja longe de chegar ao fim. O documentário já está disponível na Netflix.