Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Eternos teria sido banido de países do Oriente Médio por beijo gay, diz site

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Novembro de 2021 às 11h56

Link copiado!

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Apesar de toda a empolgação dos fãs em torno da estreia de Eternos neste fim de semana em todo o mundo, o novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) não terá um lançamento global completo e os personagens divinos do estúdio devem ficar de fora de alguns países do Oriente Médio. Isso porque países como Arábia Saudita, Qatar e Kuwait decidiram não liberar a exibição do longa em seus territórios.

A razão para a proibição não foi revelada, mas fontes ligadas à Walt Disney Company informaram ao site The Hollywood Reporter que o impasse se deu por causa do personagem Phastos (Brian Tyree Henry), que é retratado como homossexual na trama. Há uma cena em que os heróis vão até sua casa e visitam sua família, com direito ao primeiro beijo gay do MCU, o que viola leis locais.

A homossexualidade é ilegal em boa parte dos países do Golfo Pérsico, o que faz com que filmes que tenham conteúdo relacionado à temática tenham que fazer adaptações e cortes para se adequar à censura local. Assim, produções que não conseguem ou que não querem retirar os trechos ficam proibidas de estrearem nesses países — como aconteceu com a animação da Pixar Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica por causa de um diálogo que fazia referência a um relacionamento lésbico.

Continua após a publicidade

No caso de Eternos, a fonte afirma que a Disney decidiu não cortar a cena envolvendo a família de Phastos e que, por isso, o longa foi censurado. Assim, a estreia, prevista para o próximo dia 11 de novembro, foi suspensa e os sites de venda de ingresso simplesmente retiraram a produção de suas páginas.

A única exceção ficou com os Emirados Árabes Unidos, cujos sites de venda ainda colocam o filme marcado com lançamento para breve. Não fica claro, contudo, se eles vão aceitar a decisão da Disney ou se a empresa responsável pela página ainda não fez a remoção.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a polêmica envolvendo Phastos não se restringe apenas aos países do Oriente Médio e que o herói também foi o pivô de controvérsias por causa da cena com a sua família também nos Estados Unidos. Antes mesmo da estreia do filme, fãs conservadores bombardearam o site do IMDb com críticas negativas por causa do beijo que o personagem dá em seu marido antes de sair para salvar o mundo. A cena tem apenas dois segundos, mas foi o bastante para revoltar parte do público que ainda não tinha assistido ao longa, o que forçou o IMDb a excluir as críticas e impedir a publicação de novas resenhas pelo público até este fim de semana.

Fonte: The Hollywood Reporter