Publicidade

Do que é feita a lava de Jogo da Lava? Criadores respondem

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Julho de 2020 às 10h17

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix
Tudo sobre Netflix

A Netflix liberou, em junho deste ano, um novo título à lista de reality shows improváveis: Jogo da Lava. O programa norte-americano é baseado em uma brincadeira de criança bastante conhecida no país, que consiste em nunca pisar no chão. Isso significa que é preciso escalar e pular pelos móveis da casa, se pendurar em cortinas, se prender às janelas, entre várias outras coisas que devem deixar os pais desesperados.

Em Jogo da Lava, que originalmente se chama Floor is Lava, a competição é para gente grande e as coisas são muito mais difíceis. Cada episódio conta com um cenário temático diferente, com algumas opções de caminhos a serem feitos e vários obstáculos para enfrentar sem cair na lava. O game conta com uma narração tão hilária quanto os tombos e pulos desajeitados dos participantes, ao melhor estilo Olimpíadas do Faustão.

Mas além do divertimento, enquanto vamos assistindo aos 10 episódios do game show, algumas perguntas começam a surgir: "do que é feita a lava?", "qual a inspiração dos cenários?", entre outras. Se você já assistiu ao programa e também teve essas dúvidas, chegou a hora de ter as respostas.

Continua após a publicidade

1. Do que é feita a lava?

Irad Eyal, criador da série ao lado de Megan McGrath, contou em entrevista ao Vulture que a lava que amedronta os participantes não é simplesmente uma água com corante, mas sim "um líquido muito difícil de ser criado". Foi preciso três meses de pesquisa em um dos principais laboratórios de fabricação de slime de Hollywood para chegar a algo que fosse muito brilhoso, tivesse viscosidade e grudasse tanto nos objetos quanto nos participantes, deixando tudo mais escorregadio.

O segredo da fórmula, no entanto, não foi revelado e deve permanecer assim, afinal foram mais de 50 fórmulas diferentes testadas antes de chegar ao resultado final. "Acho que a nossa lava aparenta ser melhor do que qualquer outra lava que você já viu por aí", brinca Eyal. Inclusive, os criadores da série dizem que ela até pode ser bebida, mas ninguém vai querer fazer isso de fato.

Continua após a publicidade

2. O que acontece com a lava entre cada disputa?

Depois que cada jogo acontece, com alguns competidores caindo e jogando os objetos para todos os cantos, a lava precisa ser substituída, até porque não tem como os profissionais responsáveis por isso fazerem as alterações tomando cuidado para não cair. Eyal conta que quando muita lava é jogada para fora do estúdio é possível ver operadores de câmera e a equipe fazendo seus próprios jogos da lava. Então, a cada intervalo, tudo é muito bem limpo por um time especial para isso.

Continua após a publicidade

3. Como é feita a explosão de lava?

McGrath contou na entrevista que, desde o começo, a lava foi pensada para ser como um personagem do game. Então essa ideia resultou em semanas de pesquisas em uma garagem no norte de Hollywood com tanques de lava e objetos derrubados dentro deles. Foram inventados alguns dispositivos do zero para criar as explosões, bolhas de lava e fumaça.

Alguns dos movimentos da lava são automatizados, mas, como é possível perceber em certos episódios, algumas vezes as explosões ocorrem em momentos estratégicos para banhar os jogadores de surpresa. Tudo isso, no entanto, é muito bem pensado e existem regras para que nenhum participante saia no prejuízo. "Mas algumas pessoas na sala de controle devem ter um dedo no gatilho muito ativo", brinca Eyal.

Continua após a publicidade

4. Como foram criados os ambientes?

Os ambientes e cenários do jogo mudam a cada episódio, repetindo-se apenas uma vez e em um nível mais difícil. Para desenvolver tudo isso, os criadores do game show se inspiraram em filmes como Uma Noite no Museu e Os Caçadores da Arca Perdida, com o tema inicial pensado em ser um museu de história natural. "Você poderia ter um dinossauro na sala e poderia fazer todas as coisas que jamais poderia fazer em um museu de verdade", diz Eyal.

Então, a partir dessa ideia inicial, diferentes temas começaram a aparecer, como salas temáticas. Eyal contou que o jogo Uncharted serviu de inspiração para desenvolver esses temas, como o planetário e a cozinha de pizza. "Queríamos fazer salas que não fossem um trajeto de obstáculos linear. Era sobre povoar essas salas com obstáculos e elementos que fossem surpreendentes e divertidos de formas diferentes", conta o criador de Jogo da Lava.

Continua após a publicidade

5. Para onde vão os participantes quando afundam?

Cada vez que um participante cai na lava, um drama começa: mãos para cima, gritos de desespero e palavras de despedidas como se fosse a morte do jogador. Uma vez que até reality shows são roteirizados, não é de se duvidar que os participantes são incentivados a criar todo esse drama a favor do entretenimento, não é mesmo?

E para que essa intenção seja concluída com sucesso, assim que eles caem na lava eles simplesmente desaparecem, como se afundassem e nunca mais voltassem à superfície. "Assim como mágicos, nós não queremos estragar a mágica e toda essa ilusão. Mas podemos dizer que uma equipe de dublês e os designers colocaram muito esforço para descobrir como deixar alguém cair em uma profundidade de três metros em uma lava borbulhante e garantir que eles não se afoguem, não se machuquem", explica Eyal.

Continua após a publicidade

6. Por que os participantes não usam equipamento de proteção?

Em Jogo da Lava, nenhum participante é visto com algum tipo de proteção, como capacetes e joelheiras, mas sim com roupas normais. Segundo os criadores do programa, a ideia era fazer com que a competição remetesse à brincadeira da infância, então não foi usado nenhum elemento que rompesse com essa ilusão. Mas isso só é possível, claro, por haver muita segurança nos ambientes.

Cada objeto que existe no cenário do jogo foi projetado do zero com materiais que absorvem o impacto das quedas, mas que também segurem os participantes em cima dos itens, então foi preciso chegar em um ponto ideal de maciez. "Você precisa cair de uma altura de 10 metros e dar de cara nele (algum objeto) sem perder nenhum dente", brinca Eyal.

Jogo da Lava está disponível na Netflix em uma temporada de 10 episódios.

Continua após a publicidade

Fonte: Vulture