Publicidade

Crítica The Handmaid's Tale | 5ª temporada toma outra direção com plot twist

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Novembro de 2022 às 07h00

Link copiado!

Hulu
Hulu

A expectativa para a quinta temporada de The Handmaid's Tale era para que June (Elizabeth Moss) conseguisse começar a derrotar Gilead após assassinar Fred (Joseph Fiennes), já que a série vai acabar na sexta temporada e algum desfecho satisfatório precisa acontecer.

No entanto, a temporada dá várias voltas em June vivendo no Canadá, trazendo até mesmo uma reviravolta em sua rivalidade com Serena (Yvonne Strahovski), com o episódio final basicamente voltando à estaca zero. Mesmo que a protagonista ainda esteja longe de conseguir derrubar Gilead, ao menos ela ganhou uma parceira que viveu a mesma coisa e, possivelmente, irá ajudar June nesta missão.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica contém spoilers de The Handmaid's Tale!

Já era de se esperar que a temporada 5 de The Handmaid's Tale, disponível no Paramount+, fosse complicada para June, mesmo com a esperança de que, ao final, tudo começasse a ser colocado nos eixos. No entanto, a reputação da personagem só piora, se tornando alvo também de canadenses.

É óbvio que a protagonista vai sobreviver no final, mas é um tanto quanto surreal que June ainda esteja viva, uma vez que Gilead já teria a assassinado se realmente quisesse. Então, a série parece não se esforçar para que as fugas da personagem sejam realmente boas a ponto de não ser alcançada pelo país que antes era os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Deixando isso de lado, os dramas continuam sendo empolgantes, assim como as atitudes de Gilead revoltantes. Mesmo que a série ainda não esteja explicitamente mostrando a queda do país, a temporada final pode mostrar que tudo estava nas entrelinhas, pois já vemos alguns personagens arrependidos de terem feito parte disso. Uma das maiores expectativas, inclusive, ainda não aconteceu: o resgate de Hannah.

Amigas ou rivais?

O início da quinta temporada de The Handmaid's Tale deu a entender que a rivalidade entre June e Serena continuaria até o fim da série, com a viúva revoltada por ter perdido o marido enquanto estava grávida. No entanto, a personagem precisou sofrer um pouco da opressão sentida pelas aias para entender que o regime de Gilead é extremamente violento e cruel.

Continua após a publicidade

A série, então, conseguiu entregar essa rendição de Serena da forma mais sensata possível. June poderia simplesmente seguir os passos da sororidade e acolher a inimiga, mas escolheu apenas fazer o que é certo, ainda guardando os ressentimentos por tudo o que ela e Fred a fizeram sofrer. Essa escolha trouxe um ótimo gancho para a temporada futura, com as duas se unindo para acabar com tudo.

Agora, além das coisas estarem complicadas em Gilead, os refugiados não estão mais a salvo no Canadá, com uma onda de ódio anti-imigrantes provocando atos violentos pelo país. É como se a série fosse um jogo de tabuleiro rumo à saída, que acabou voltando muitas casas para trás e atrasando o momento derradeiro.

A temporada 6 de The Handmaid's Tale tem muitas questões para resolver, então duas opções são viáveis: tudo será resolvido às pressas para conseguir entregar 10 episódios, ou a temporada ficará mais longa. Independentemente da escolha, o que mais queremos ver é Gilead caindo, June a salvo com a família e a reconstrução dos Estados Unidos.

As cinco temporadas de The Handmaid's Tale estão disponíveis no Paramount+.