BMW pretende lançar seu primeiro carro autônomo em menos de 5 anos

Por Redação | 01 de Julho de 2016 às 16h53

A montadora alemã de carros de luxo BMW anunciou nesta sexta-feira (1) seus planos para apresentar um carro autônomo em 2021. Esta é a primeira vez que uma grande fabricante mundial de automóveis coloca um prazo definitivo para o lançamento de um veículo de autocondução. O projeto da BMW envolverá parcerias com duas empresas de tecnologia, a Intel e Mobileye.

Atualmente, os sistemas de condução presentes nos automóveis tecnológicos controlam a direção, freios e a velocidade, mas ainda precisam que motoristas tenham parte do controle. Segundo o CEO da BMW, Harald Krueger, o sistema que será utilizado pelo automóvel lançado pela BMW em 2021 funcionará mesmo sem motorista ("driver-off"). O executivo também afirmou que a tecnologia seria disponibilizada para outras montadoras, sugerindo que veículos autônomos poderiam estar prontamente disponíveis para os consumidores em menos de cinco anos.

A Mobileye, um empresa com sede em Israel focada no desenvolvimento de tecnologia de assistência ao condutor, já possui parceria com a Tesla para o fornecimento do sistema de piloto automático da montadora americana.

O anúncio da empresa alemã foi um pouco ofuscado devido à morte de um motorista do Tesla Model S. As autoridades nos Estados Unidos ainda estão investigando se há alguma conexão entre o piloto automático do carro e a morte do motorista. O acidente ocorreu quando o automóvel de um homem de 40 anos colidiu com um caminhão de reboque enquanto o piloto automático estava ativado.

Dan Galves, chefe de comunicações da Mobileye, afirmou em um comunicado que o acidente envolveu uma situação que o sistema ainda não está pronto para lidar. Galves disse que a tecnologia com capacidade de impedir acidentes por completo estará pronta em meados de 2018.

Via Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.