O que esperar do anime de The Witcher na Netflix?

O que esperar do anime de The Witcher na Netflix?

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 11 de Agosto de 2021 às 14h15
Divulgação/Netflix

Antes da segunda temporada de The Witcher chegar à Netflix, em dezembro, os fãs do universo dos bruxos terão uma oportunidade diferente de saber mais sobre outras histórias relacionadas a esse mundo de monstros e magia. A animação The Witcher: Lenda do Lobo estreia no serviço de streaming no próximo dia 23 de agosto com a promessa de ampliar o que a gente já conhece sobre a série, além de servir de ponte para aquilo que veremos nos novos episódios do seriado.

E a novidade aqui não é apenas o fato de estarmos falando de um anime inspirado em um livro polonês, mas toda a trama que gira em torno de um novo protagonista. Ao invés de Geralt de Rívia, a animação vai se concentrar em outro bruxo: Vesemir, um personagem bastante conhecido dos fãs dos livros e dos jogos e que tem um papel fundamental dentro de toda a saga, sendo alguém muito próximo do Lobo Branco.

Ele foi o responsável por treinar Geralt e é tido como essa figura paterna do herói, sendo o responsável por ensiná-lo tudo sobre as caçadas e o uso das magias em combate. Ele é tão importante para a história que sua confirmação no elenco da segunda temporada foi muito aguardada pelos fãs. Não por acaso, a Netflix preparou essa animação apenas para aprofundar pontos de seu passado antes de conhecermos a sua versão em live action.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Só que Lenda do Lobo não vai se limitar apenas a introduzir Vesemir. Além dessa apresentação, o anime também servirá para explicar elementos que ainda são muito nebulosos dentro da série, como o processo de criação dos bruxos, e desvendar um pouco mais sobre o passado desse mundo, mais especificamente a queda da fortaleza da Kaer Morhen, lar dos caçadores de monstros, que deve ser um dos pontos centrais da segunda temporada do seriado.

Um anime diferente

O primeiro ponto que você precisa saber sobre The Witcher: Lenda do Lobo é que ele é um anime, então não espere um clima tão sombrio e sóbrio quanto o da série. Em uma comparação bem simples, a história de Vesemir deve seguir uma linha um pouco mais próxima daquilo que vimos em Castlevania, por exemplo.

Lenda do Lobo traz um traço de anime muito parecido com o de Castlevania (Imagem: Divulgação/Netflix)

A diferença, por outro lado, é que o anime de The Witcher não será dividido em episódios, mas uma história única contada em pouco mais de 1h20. Não chega a ser um filme, mas pode ser visto como uma espécie de episódio especial.

E por mais que muita gente possa torcer o nariz para o estilo, a mudança de abordagem também traz algumas vantagens. A principal delas é que a Netflix teve mais liberdade para criar monstros e colocar os personagens usando e abusando de magia, algo que foi bastante comedido na primeira temporada de The Witcher por questões orçamentárias. Sem essa restrição, fica muito mais fácil colocar toda a pirotecnia que uma caçada do tipo exige, então espere muita ação e "efeitos especiais".

Quem é Vesemir

Mas vamos ao que realmente importa. Como dissemos antes, Lenda do Lobo vai se concentrar em um novo protagonista: o bruxo Vesemir. Como os trailers já apresentaram, vamos acompanhar desde a sua infância até um dos eventos mais importantes da saga, que é o ataque à fortaleza da Kaer Morhen. E como todos esses acontecimentos se passam muito antes do encontro de Geralt e Ciri, isso significa que vamos ter de voltar um pouco no tempo.

Foco da história vai ser Vesemir, o mestre de Geralt e um dos bruxos mais antigos do universo de The Witcher (Imagem: Divulgação/Netflix)

Isso porque ele é um dos bruxos mais antigos desse mundo, tendo nascido quase 200 anos antes dos eventos mostrados no seriado. Isso faz com Vesemir tenha não só uma enorme experiência em batalha como também presenciado muita coisa — e o anime deve mostrar tudo isso.

Pelo que a Netflix apresentou até agora, o foco da animação está nas aventuras de Vesemir e em sua vida de caçador de monstros. Contudo, o enredo não vai girar apenas em torno desses fatos e vai trazer, inclusive, a sua transformação em bruxo — detalhando esse processo que é apenas mencionado na série.

Isso porque a história do novo protagonista começa com ele ainda criança sendo levado até Kaer Morhen como prêmio por causa da Lei da Surpresa. Esse antigo costume já foi apresentado no seriado como o responsável por unir o destino de Geralt e Ciri e agora vamos ver como isso também marcou Vesemir. E é nesse contexto que vamos ver como é o ritual de magias e poções que faz com que humanos tenham seus sentidos ampliados e sejam capazes de usar magias, transformando-se nesses seres tão temidos pelas pessoas comuns.

Esse clima de medo é muito importante para a história que vai se desenrolar em Lenda do Lobo. O último trailer do anime mostrou os bruxos se preparando para a batalha, o que indica ser um dos eventos mais importantes do passado de The Witcher: o massacre de Kaer Morhen, o ataque que dizimou os bruxos da região e do qual apenas Vesemir conseguiu sobreviver.

Além de mostrar vida de caçador de monstros, anime deve trazer também a queda de Kaer Morhen (Imagem: Divulgação/Netflix)

Segundo o que é contado nos livros e nos jogos, esse temor que as pessoas tinham em relação aos bruxos ganhou força após uma série de rumores e informações falsas começarem a circular, alegando que eles eram os responsáveis por trazer essas criaturas para poder extorquir cidades e reinos. Essas fake news foram criadas por magos e membros da igreja, que usavam da sua influência para incitar as massas — o que fez o pessoal atacar a fortaleza e matar todo mundo. Apenas Vesemir e os bruxos que estavam fora de Kaer Morhen escaparam e são eles os responsáveis por reerguer o lugar e retomar a Escola do Lobo.

É somente após esse episódio que temos a chegada de Geralt ainda criança. Ele é entregue por sua mãe — uma feiticeira chamada Visenna — a Vesemir para que seja transformado em bruxo. É a partir disso que a relação de pai e filho se desenvolve até chegarmos àquilo que a segunda temporada de The Witcher vai mostrar.

Trailers mostraram Vesemir ao lado de uma mulher. Será Visenna, a mãe de Gewralt? (Imagem: Divulgação/Netflix)

Ainda não sabemos se essa última parte, focada nos dois protagonistas, estará presente em Lenda do Lobo ou se é algo que vai ser apenas sugerido no anime da Netflix. No trailer e nas imagens divulgadas, vemos Vesemir ao lado de uma mulher, mas não há como cravar que se trata de Visenna. No entanto, nossa aposta é que devemos ter uma cena final indicando para a chegada do Lobo Branco a Kaer Morhen, criando a conexão perfeita com a série principal.

Só que, independentemente de isso acontecer ou não, todas as demais histórias que serão apresentadas na nova animação já fazem dela uma das estreias mais aguardadas de agosto, principalmente para os fãs de The Witcher. Seja para os fãs dos livros que vão finalmente poder ver algumas dessas histórias em ação ou para quem quer se aprofundar mais sobre o passado do seriado, saber mais sobre Vesemir é também uma boa forma de ter um gostinho do futuro — e já ir aquecendo os motores para sua participação na segunda temporada da série.

The Witcher: Lenda do Lobo estreia no catálogo da Netflix no dia 23 de agosto de 2021.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.