Publicidade

5 melhores séries da Netflix sobre tecnologia

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix
Tudo sobre Netflix

O mundo da tecnologia é um terreno muito fértil para histórias que nem sempre a gente conhece. Por trás de aplicativos muito populares, serviços mundialmente famosos ou daquele dispositivo que não sai da sua mão há uma trama de controvérsias, traições, tretas ou apenas uma bela jornada de superação que passa despercebido pela maioria de nós.

É por isso que estamos vendo cada vez mais séries se debruçando sobre essas histórias para trazê-las ao público, apresentando ao mundo fatos curiosos, personagens interessantes e aquela boa briga que gostamos de acompanhar. E, para a nossa sorte, a Netflix tem uma boa oferta de séries sobre tecnologia.

São produções bem variadas, que vão desde o nascimento da indústria dos videogames e seus principais criadores até batalhas judiciais contra megacorporações sobre o roubo de códigos e sistemas que hoje fazem parte de nossa vida. Isso sem falar daquelas análises apocalípticas para fazê-lo repensar antes de entrar em qualquer rede social.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Assim, se você procura uma série para maratonar ao mesmo tempo em que se informa e descobre mais sobre esse mundo que se torna tão conectado à nossa vida, confira algumas sugestões para o seu próximo play.

5. GDLK

Para começar nossa lista, uma sugestão um pouco mais light. Lançado por aqui com o estranho nome de GDLK — o título original é High Score e a mudança, para ser bem sincero, não faz o menor sentido — é uma série documental que conta um pouco da história dos videogames a partir tanto do olhar de grandes nomes da indústria que ajudaram a formar esse mercado e também pelos próprios jogadores.

Assim, ele vai costurando a sua narrativa a partir de depoimentos de desenvolvedores e engenheiros com jogadores profissionais e vencedores de campeonatos de Mario, Sonic e Tetris. Ao longo de seus seis episódios, a série aborda o nascimento dos games, a ascensão e queda dos fliperamas, o surgimento dos consoles e a guerra entre SEGA e Nintendo, assim como algumas das polêmicas sobre violência e o surgimento dos eSports — além de falar sobre alguns temas como representatividade e inclusão.

4. O Arsenal dos Espiões

Continua após a publicidade

Você certamente já deve ter ouvido aquela história de que a guerra é a grande mãe das invenções que temos hoje — e ela está certa. Muitas das tecnologias que usamos hoje em nosso dia a dia surgiram inicialmente dentro de um contexto militar e foram se popularizando até se tornarem parte de nossas vidas. E O Arsenal dos Espiões trabalha um pouco com essa ideia, apresentando alguns dos dispositivos que nasceram para investigar e coletar informações.

São apenas oito episódios que mostram algumas dessas tecnologias que os espiões usavam para conseguir dados de seus alvos e como isso evoluiu ao longo do tempo, assim como os sistemas de comunicação codificados e até mesmo a evolução da criptografia para proteger (e desvendar) mensagens. É quase como se fosse uma desmistificação do James Bond ao mesmo tempo em que lembra que seu celular nasceu para grampeá-lo.

3. A Era dos Dados

Continua após a publicidade

Seguindo na mesma linha sobre o papel de tecnologias em nossa vida, A Era dos Dados vai um pouco mais a fundo e mostra que não somos dependentes apenas de dispositivos, mas também de uma infinidade de dados que nem sempre nos damos conta de que estão sendo coletados. Inevitavelmente, você é um número na planilha de alguém — e é isso que a série se propõe a mostrar.

Dessa forma, o apresentador e PhD em história da ciência, Latif Nasser, viaja pelo mundo conversando com especialistas em diversos temas para provar esse ponto, mostrando como essa ciência de dados vai desde a areia do Deserto do Saara e o clima da Floresta Amazônica até redes sociais, conexão na nuvem e bombas nucleares.

Continua após a publicidade

2. O Código Bill Gates

Alvo de diferentes fake news e teorias da conspiração ao longo dos últimos anos, o bilionário Bill Gates é o personagem central da minissérie O Código Bill Gates, que conta um pouco da história do fundador da Microsoft, suas inspirações e influências para se tornar um dos nomes mais importantes da tecnologia até hoje.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, os três episódios da produção vão para além da empresa e mostram como Gates quer usar sua inteligência e fortuna para tentar transformar o mundo. É uma série perfeita para quem busca inspiração para começar um projeto novo e quer mirar alto.

1. A Batalha Bilionária: O Caso Google Earth

Para finalizar nossa lista, uma série que aborda uma história não tão conhecida assim do grande público, mas que é muito impressionante e repleta de reviravoltas. Como o próprio nome sugere, A Batalha Bilionária centra no caso real sobre a disputa da patente do Google Earth após dois jovens acusarem a gigante da tecnologia de violar o sistema que eles criaram.

Continua após a publicidade

Mais do que ser uma história de tribunal — que, por si só, já é muito interessante —, a minissérie retrata todos os vai-e-vêm do caso a partir de uma versão dramatizada da história, o que dá um dinamismo maior à narrativa e torna tudo mais tenso e interessante de conferir. É um belo lembrete de que não existe gente boa nesse mundo e que o lema de não ser maligno nem sempre é seguido à risca.