Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 filmes e série imperdíveis dos livros de John Green

Por| Editado por Durval Ramos | 24 de Abril de 2024 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/20th Century Fox e Max
Divulgação/20th Century Fox e Max

Um dos autores de livros para jovens mais famosos e bem-sucedidos, John Green é sinônimo de histórias comoventes, apaixonantes e esperançosas. Nascido em Indianápolis, nos EUA, e já considerado pela revista Times uma das 100 Pessoas mais Influentes do Mundo, Green trabalhou como assistente editorial antes de escrever seus próprios livros e se tornar mundialmente celebrado pela forma direta de falar com seu público.

Muito famoso pelo Vlogbrothers, o canal do YouTube que divide com o irmão desde 2007, John Green foi ainda o co-criador do nerdfighters, a comunidade online de “nerds dispostos a fazer o bem”. Focado em causa sociais, o projeto ficou especialmente famoso pela contribuição da jovem Esther Earl, integrante da comunidade que faleceu de câncer em 2010 e é musa inspiradora da obra mais famosa do autor, A Culpa é das Estrelas.

Continua após a publicidade

O romance, lançado em 2012 e seu quarto título solo, foi um sucesso estrondoso em todo o mundo, se tornando um dos livros mais vendidos de todos os tempos. Um fenômeno que impulsionou a venda de suas obras anteriores e fez com que inúmeras adaptações de seus romances ganhassem os cinemas e a TV.

São filmes e séries que levam para as telas algumas de suas histórias mais marcantes, seja pelo amores impossíveis ou pelo simples drama que ele consegue desenvolver entre seus personagens. E são ótimas pedidas tanto para quem já é fã do escritor quanto para quem quer entender melhor o fenômeno que ele representa.

Para conhecer em detalhes os títulos de John Green que já apareceram nas telinhas e telonas, o Canaltech fez uma lista de 5 adaptações imperdíveis dos livros do autor. Vale destacar que eles estão elencados pelo seu ano de lançamento e estão todos disponíveis em plataformas de streaming.

5. A Culpa é das Estrelas

Quase tão famoso quanto o livro que o inspirou, o filme de A Culpa é das Estrelas chegou aos cinemas em junho de 2014 trazendo Shailene Woodley (Divergente) e Ansel Elgort (Em Ritmo de Fuga) como seus protagonistas. Dirigido por Josh Boone (Os Novos Mutantes), ele conta a história de Hazel Grace, uma adolescente diagnosticada com câncer que, forçada pelos pais, começa a participar de um grupo de apoio cristão.

No local, ela conhece e se apaixona por Augustus Waters, um rapaz que sofre da mesma doença que a atingiu, mas que possui uma visão de mundo muito diferente da dela. Fenômeno adolescente, o título faturou mais de US$ 300 milhões em bilheteria e foi muito elogiado pela forma delicada com que conduziu sua narrativa e o romance do casal.

Continua após a publicidade

A Culpa é das Estrelas está disponível no Disney+.

4. Cidades de Papel

Lançado no ano seguinte, Cidades de Papel é um longa-metragem de mistério e romance baseado no terceiro romance publicado por John Green. Estrelado por Cara Delevingne (Esquadrão Suicida) e Nat Wolff (Ligados pelo Amor), ele segue os passos de Quentin Jacobsen, um jovem que vê sua vida mudar quando sua enigmática vizinha e amor platônico aparece durante uma noite em seu quarto.

Continua após a publicidade

Com raiva por ser traída, Margo pede ajuda de Quentin para se vingar do seu ex-namorado, uma aventura que leva os dois a passarem uma noite inesquecível juntos. O problema é que, no dia seguinte, a jovem some do mapa e Quentin descobre que a vizinha deixou pistas sobre seu paradeiro que só ele consegue entender.

Dirigido por Jake Schreier (Thunderbolts*), Cidades de Papel pode ser visto no Star+.

3. Quem é Você, Alasca?

Continua após a publicidade

Minissérie original do Hulu lançada em 2019, mas que chegou no Brasil apenas em 2021, Quem é Você, Alasca? é inspirada no romance de estreia de John Green. Na obra, o autor escreveu sobre o tempo em que estudou em uma escola rural no Alabama e usou essa experiência para construir seu drama. Criado por Josh Schwartz (The O.C.: Um Estranho no Paraíso), o título gira em torno de Miles Halter, um garoto obcecado pelas últimas palavras de pessoas famosas.

Em busca de uma mudança de vida, Miles decide estudar em um internato, onde faz amizades com novos amigos e conhece Alaska, uma garota ousada e muito diferente de todo mundo que ele já viu.

Dividida em oito episódios, a minissérie foi muito bem recebida pelos fãs, que elogiaram a fidelidade da obra em relação ao material original.

Estrelada por Charlie Plummer (Palavras nas Paredes do Banheiro) e Kristine Froseth (Sierra Burgess é uma Loser), Quem é Você, Alasca? está disponível na Max.

Continua após a publicidade

2. Deixe a Neve Cair

Comédia romântica dirigida por Luke Snellin, Deixe a Neve Cair é um longa-metragem baseado nas três histórias independentes contadas no livro de mesmo nome escrito por John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson. Intercruzadas, elas se passam todas na véspera de Natal, na cidade de Laurel, Illinois, mostrando diferentes histórias de amor que têm em comum o clima típico da celebração.

Estrelado por Kiernan Shipka (O Mundo Sombrio de Sabrina), protagonista do conto escrito por Green, Isabela Merced (Tartarugas Até Lá Embaixo), Liv Hewson (Yellowjackets) e Jacob Batalon (Homem-Aranha: Sem Volta para Casa), o filme foi chamado pela crítica internacional de “confortavelmente clichê”, tendo sido lançado no Natal de 2019.

Continua após a publicidade

Deixe a Neva Cair faz parte do catálogo da Netflix.

1. Tartarugas Até Lá Embaixo

Adaptação do único livro escrito por John Green após o sucesso de A Culpa é das Estrelas, Tartarugas Até Lá Embaixo é um drama romântico inspirado pela própria experiência do autor com sua condição de transtorno obsessivo-compulsivo. Lançado em maio de 2024, ele sofreu uma série de adiamentos e atrasos em sua produção, demorando cinco anos para finalmente ver a luz do dia.

Continua após a publicidade

Protagonizado por Isabela Merced, Cree Cicchino (Crescer É Muito Chato!) e Felix Mallard (Por Lugares Incríveis), ele conta a história de Aza Holmes, uma típica jovem do Ensino Média, que está vivendo seu primeiro amor. O problema é que Aza sofre de ansiedade e TOC, o que a faz ter espirais de pensamentos intrusivos a respeito de bactérias, vírus e germes.

Tartarugas Até Lá Embaixo chega em 2 de maio na Max.