Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 séries policiais na Netflix de origem brasileira

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Agosto de 2022 às 09h00

Link copiado!

Reprodução/ Netflix
Reprodução/ Netflix
Tudo sobre Netflix

Com enredo envolvente, mistérios instigantes e uma trama bem estruturada, as séries policiais conquistaram a audiência. Além do sucesso de Dom, da HBO Max, que conta a história de um jovem de classe média alta que se torna um dos bandidos mais famosos do Rio de Janeiro, outras produções ganharam espaço.

É o caso de Bom Dia, Verônica, estrelada por Tainá Müller e que tem ganhado notoriedade na Netflix. O streaming, inclusive, se destaca por ter um catálogo robusto com diversas séries sobre o tema, muitas delas brasileiras.

Pensando nisso, o Canaltech selecionou as cinco melhores séries policiais nacionais para maratonar na plataforma. Tem desde obras ficcionais até histórias reais de arrepiar. Confira a lista a seguir.

Continua após a publicidade

5- Irmandade

Criada por Pedro Morelli, a série é ambientada em meados da década de 1990 na cidade de São Paulo e acompanha a história de Cristina, uma advogada honesta que descobre o envolvimento do seu irmão, Edson, com uma facção criminosa conhecida como Irmandade.

Continua após a publicidade

Acontece que Edson está preso e a advogada é pressionada pela polícia a se infiltrar na tal facção para conseguir informações privilegiadas. Assim, a medida que se infiltra no grupo criminoso, Cristina começa a questionar seus valores e crenças e descobre um lado sombrio que até então não pensava ter.

O que ela não imaginava, no entanto, é que seu irmão—que ela não vê há 20 anos—é constantemente torturado no presidio e está a beira da morte. Agora, ela precisará resolver o dilema que mudará sua vida para sempre.

Com essa premissa, Irmandade, que tem duas temporadas até o momento, traz no elenco Seu Jorge como Edson e Naruna Costa como a protagonista. Além deles, estão Hermilia Guedes, Lee Taylor, Danilo Grangheia, entre outros.

Vale lembrar que a série não é inspirada em uma história real, mas retrata com muita precisão a contraditória realidade brasileira. Além disso, abusa do suspense e mistério para deixar o público com vontade de assistir mais episódios.

Continua após a publicidade

4- Pacto de Sangue

Essa série brasileira se passa em Belém do Pará e conta a história de Silas Campello (Guilherme Fontes), um apresentador de programa policial de televisão ganancioso e sem ética que faz tudo para conquistar e manter a fama. Entre seus atos está a encomenda de um assassinato para ser exibido posteriormente em seu programa.

Fazendo uma crítica ao jornalismo sensacionalista, a série abusa de temas que podem ser sensíveis como assassinato, tráfico de pessoas, prostituição, estupro e seita espiritual.

Continua após a publicidade

O elenco traz além de Fontes, Ravel Cabral, Jonathan Haagenses, Mel Lisboa e Cristina Lago. A criação é de Lucas García Lagos e a série tem oito episódios disponíveis até o momento.

3- Bandidos na TV

Lançado em 2019 na Netflix, essa série baseada em fatos reais conta a história de Wallace Souza, um político brasileiro e apresentador de televisão que foi acusado de ordenar uma série de assassinatos visando melhorar os índices de audiência do seu programa.

Continua após a publicidade

De herói a criminoso, Wallace conquistou uma audiência impressionante no Canal Livre, seu programa vinculado na TV Rio Negro, e se tornou um dos deputados estaduais mais votados da história. Mas, as coisas saíram do controle quando seus planos foram descobertos e ele teve que fugir da polícia.

Não se espante se achar o enredo dessa produção semelhante com o da série citada acima. Acontece que Pacto de Sangue é inspirada na história de Wallace. A diferença das duas fica por conta da veracidade, enquanto uma aborda a história de maneira ficcional, a outra é um documentário que retrata os fatos de maneira mais verídica.

Vale lembrar que a série, dirigida por Daniel Bogado, é uma produção original do streaming e tem apenas uma temporada com sete episódios.

Continua após a publicidade

2- O Mecanismo

Inspirada livremente na Operação Lava Jato, essa produção original da Netflix conta a história de Marco Ruffo, um agente da Polícia Federal, e Verena Cardoni sua aprendiz. Juntos, eles mergulham em uma das maiores investigações de lavagem de dinheiro da história do Brasil, e a repercussão é tamanha que muda completamente a vida de todos os envolvidos.

Com essa premissa, a trama conta com Selton Mello como Ruffo e Carol Abras como Verena. Completam o elenco também Enrique Diaz, Antonio Saboia e Lee Taylor, entre outros. A direção fica com José Padilha (Narcos, Tropa de Elite) e o roteiro é assinado por Elena Soarez (Casa de Areia).

Continua após a publicidade

A série foi lançada em 2018 e tem duas temporadas com oito episódios cada. No mesmo ano, produção foi indicada ao Troféu APCA na categoria Melhor Diretor.

1- Bom Dia, Verônica

Por último, mas não menos importante, chegou a vez dessa série nacional que tem conquistado o público. Dirigida por José Henrique Fonseca e baseada no romance homônimo de Ilana Casoy e de Raphael Montes (que o escreveram sob o pseudônimo Andrea Killmore), a série acompanha Verônica Torres (Tainá Müller) que trabalha como escrivã na Delegacia de homicídios de São Paulo.

Continua após a publicidade

Tudo ia bem até que um dia a escrivã presencia um suicídio. A partir daí sua vida muda completamente e ela acaba investigando Brandão (Eduardo Moscovis), um policial que é um predador sexual e que bate em Janete (Camila Morgado), sua esposa submissa.

Como se não bastasse essa situação, Verônica descobre que por trás de Brandão existe uma teia de crimes comandados por pessoas que estão mais próximas do que ela imagina.

Com um enredo muito bem escrito e uma execução singular, a série tem, até o momento, duas temporadas. A segunda estreou em agosto de 2022 e traz além de Müller no papel principal, Reynaldo Gianecchini, Klara Castanho, Juliana Didone e outros.