Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dom | A história real que inspirou a série do Amazon Prime Video

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Agosto de 2022 às 19h15

Link copiado!

Reprodução/ Amazon Prime Video
Reprodução/ Amazon Prime Video
Tudo sobre Amazon

A série Dom, produção do Amazon Prime Video, estreou em 2021 e conta a vida de um jovem de classe média alta que se torna um dos principais criminosos do Rio de Janeiro. A obra tem duas temporadas produzidas até o momento e a terceira deverá ser filmada em novembro de 2022.

Baseada no livro homônimo de Tony Bellotto (autor de ficções e também guitarrista da banda Titãs), a série conta a vida de Pedro Machado Lomba Neto, que ficou conhecido como Dom.

Continua após a publicidade

Nascido no Rio de Janeiro em 1981, ele era filho de um ex-policial militar que lutava a favor do combate às drogas. Mas, contrariando tudo o que se esperava dele, o garoto começou a usar drogas com apenas nove anos de idade. A partir de então, ele passou a seguir outras crianças dependentes pelas ruas de Copacabana.

Aos 12 anos, Dom já furtava itens de sua própria casa para sustentar o vício. Foi quando seus pais descobriram o que estava acontecendo e começaram a tentar ajudá-lo.

Tentativas frustradas de salvar o filho

Continua após a publicidade

Entre as diversas tentativas para salvar o filho, Nídia e Luiz Victor Dantas, os pais do garoto, venderam um apartamento para custear suas internações em clínicas especializadas, além de usar o dinheiro para pagar propina aos policiais, tentando impedir que ele fosse preso.

No entanto, nada foi suficiente e em 2001, após passar por 14 internações, o jovem foi preso e condenado por porte ilegal de armas. Com o laudo médico do Hospital Psiquiátrico Heitor Carrilho, que alegava que Dom era dependente químico, ele foi liberado pelo juiz.

Nídia implorou para que tal sentença fosse revogada e que Pedro fosse internado em um hospital penitenciário. A intenção da mãe do rapaz era afastá-lo da rua e dos pontos de vendas de drogas.

Continua após a publicidade

A ascensão de Dom como criminoso

Embora Nídia tivesse boa intenção, o tiro saiu pela culatra. Enquanto estava internado, Pedro conheceu assassinos, ladrões e traficantes que mais tarde formariam parte de sua quadrilha.

Liberado em 2002 sob a condição de continuar se tratando no hospital (o que nunca aconteceu), Dom se fortaleceu como um criminoso respeitado no Rio de Janeiro. Entre seus principais crimes estavam os assaltos a edifícios de luxo.

Continua após a publicidade

Sua quadrilha, que também contava com Playboy (chefe do Complexo da Pedreira que morreu em 2015), era bem organizada e cada membro desempenhava uma função específica. Enquanto sua namorada distraía os porteiros, os bandidos entravam nos prédios para roubar e ameaçar os moradores.

Vale ressaltar que a soberania de Pedro Dom foi construída com base na corrupção policial e nas reportagens que, indiretamente, aumentavam seu ego de criminoso. Junto aos bandidos, ele ficou famoso por abusar da violência para intimidar as vítimas.

A morte de Pedro Dom

Continua após a publicidade

Dom morreu no dia 15 de dezembro de 2005, em uma troca de tiros com a polícia, que havia montado um cerco com, aproximadamente, 15 policiais na saída do Túnel Rebouças, com o objetivo de prendê-lo.

Ao se deparar com o cerco, o rapaz não quis se entregar e furou a barreira policial de moto. Ele foi perseguido, baleado e capturado no terceiro andar de um prédio.

Ele chegou a ser levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em seguida, deixando um filho pequeno na época.

Continua após a publicidade

Uma história, muitas versões

A vida de Dom é repleta de reviravoltas, mas a série do Amazon é contada sob o ponto de vista de Luiz Victor (o pai), que desde 2010 buscava uma maneira de transformar tal história em uma produção audiovisual.

A mãe e a irmã (Erika), no entanto, não ficaram satisfeitas com o modo como a série foi contada, alegando que não queriam que a história de Dom fosse exposta e que os fatos contato por Luiz haviam sido distorcidos.

Elenco de estrelas

Continua após a publicidade

Para representar o jovem criminoso, o escolhido foi Gabriel Leone, que integra o elenco com Flavio Tolezani, Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco, Digão Ribeiro, Fábio Lago, Julia Konrad e André Mattos.

A direção da primeira temporada ficou por conta de Vicente Kubrusly e Breno Silveira, mas devido a morte de Breno, Vicente seguiu sozinho com o projeto.

A primeira temporada de Domestá disponível no Amazon Prime e a segunda deve chegar ao catálogo ainda em 2022.