10 filmes com possessão demoníaca e exorcismo

Por Laísa Trojaike | Editado por Jones Oliveira | 24 de Julho de 2021 às 22h00
Warner Bros./Sony/Orion/Columbia

Imagine que você é um demônio e está dando um rolê na terra. O que você vai fazer? É provável que obrigar uma menina a fazer xixi na sala da própria casa não tenha passado pela sua cabeça, mas quem somos nós para questionar os métodos do Demo? A questão é que adoramos esses filmes e somos capazes de nos assustar (ou rir um bocado) mesmo quando a produção é um completo desastre, com direito a péssimas atuações, maquiagem digital e gente que fica com o olho preto quando é possuída — look que segue sendo tendência no gênero.

Na lista de hoje, escolhemos alguns dos melhores títulos sobre o tema, dando preferência àqueles que estão disponíveis em plataformas de streaming e VOD, mas citando também alguns clássicos que não podem ser esquecidos, mesmo que por enquanto ainda não estejam oficialmente disponíveis online. No final de cada indicação, dizemos onde os títulos podem ser assistidos, assim seu único trabalho é preparar a pipoca e apertar o play.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

10. Possessão

Para começar a lista, um filme que não é uma obra-prima, mas é ótimo por trazer uma mitologia que não é católica. Em Possessão (2012), uma garota compra uma misteriosa caixa Dybbuk sem saber que o objeto contém um espírito maligno. Como podemos imaginar, ela abre a caixa e o terror se instaura. Para protegê-la, seu pai recorre ao judaísmo, universo religioso ao qual o objeto pertence.

No papel do pai, Jeffrey Dean Morgan, que fez sucesso ao interpretar um dos vilões mais adorados de The Walking Dead, o (não tão) terrível Negan. O filme é dirigido pelo dinamarquês Ole Bornedal (Nightwatch - Perigo na Noite) e ainda tem o atrativo de ser um dos filmes mais assombrados da história do terror, com diversos relatos de Morgan, que contou as coisas estranhas que aconteceram no set.

Possessão está no catálogo do Amazon Prime Video.

Leia também:

9. Schock

Para quem está adorando o colorido dos filmes Bloodflix e quer conhecer a raiz dessa estética, os filmes do cineasta italiano Mario Bava são indispensáveis, mas infelizmente há uma grande dificuldade de encontrá-los online. Um dos filmes de possessão mais memoráveis do terror é Schock (1977), o último trabalho de Bava como diretor de longas-metragens.

Na trama, Daria Nicolodi (Prelúdio Para Matar) e John Steiner (Calígula) interpretam um casal passa a ser aterrorizado após se mudar para sua nova casa, que é assombrada. O que parece mais uma história comum de casa mal-assombrada vira um terrível caso de possessão quando o fantasma vingativo do ex-marido da mulher possui seu filho pequeno.

Leia também:

8. Príncipe das Sombras

Este clássico oitentista pode até ser risível agora, mas entrou para a história como um dos mais populares filmes sobre o gênero. Para garantir a qualidade, vale lembrar que Príncipe das Sombras (1987) é escrito e dirigido por John Carpenter, cineasta responsável por títulos canônicos como A Bruma Assassina, Halloween: A Noite do Terror, Fuga de Nova York e Eles Vivem.

Como soubemos com os comentários sobre a história de Invocação do Mal 3, os EUA estavam tomados por pânico com temas envolvendo satanismo, possessão e outros ocultismos naquela época. O filme de Carpenter chega mais ou menos nesse contexto para contar a história sobre uma irmandade misteriosa que manteve guardado um grande cilindro contendo uma substância que é o puro mal concentrado e no qual “reside o segredo para despertar o Príncipe das Trevas”. Ok, talvez isso não soe mais tão aterrorizante assim.

7. O Exorcismo de Emily Rose

Clássico dos anos 2000, O Exorcismo de Emily Rose (2005) ainda pegou o tempo áureo das locadoras de DVD e, na época, o filme era amplamente recomendado no boca-a-boca. Interpretando a personagem-título, a atriz Jennifer Carpenter, que no ano seguinte passaria a incorporar a personagem Debra Morgan em Dexter. Até hoje este é o título mais conhecido da sua filmografia, superando suas aparições no remake Quarentena e na amada comédia As Branquelas.

O terror é dirigido por Scott Derrickson, que também assina A Entidade, Livrai-nos do Mal e, como outros nomes conhecidos do gênero, acabou também dirigindo um filme de super-herói: Doutor Estranho. Além de Carpenter, o elenco conta com a presença de nomes incríveis como Laura Linney (Ozark) e Tom Wilkinson (Conduta de Risco), mostrando que o filme é até bastante subestimado, sem contar que tem sobrevivido ao tempo muito mais do que alguns espectadores mais criticos teriam apostado.

O Exorcismo de Emily Rose pode ser assistido na Netflix e no NOW e pode ser alugado no Claro Video. O título também está disponível para aluguel ou compra na Play Store e no iTunes.

6. Amityville 2: A Possessão

O diretor Damiano Damiani também é um dos representantes dos gialli e foi o responsável pela direção da coprodução México-EUA Amityville 2: A Possessão (1982), uma sequência não muito boa, mas imensamente cultuada pelos fãs de terror. Além do diretor italiano, o filme também contou com um roteiro assinado por Tommy Lee Wallace, que escreveu outros títulos memoráveis como A Hora do Espanto 2, Os Aventureiros do Bairro Proibido e A Bruma Assassina.

Como já sabemos, em Amityville o problema é a casa, mas os rumos são outros na sequência e a sinopse vai direto ao ponto quando nos diz que o filme mostra “uma família disfuncional se mudando para uma nova casa, que se mostra satânica, resultando na possessão demoníaca de seu filho adolescente”. O exorcismo é um dos momentos mais icônicos do filme e um dos elementos responsáveis pelo filme ser tão cultuado apesar das notas baixíssimas.

Amityville 2: A Possessão está disponível para streaming no catálogo do Amazon Prime Video.

5. Constantine

O exorcismo não precisa ser tão assustador e pode render um filme bem descolado nas mãos certas e com o personagem adequado. Além disso, qualquer filme com Keanu Reeves merece ser visto em tempos de John Wick, já que o ator se tornou um dos maiores ícones pop da contemporaneidade, fazendo com que Constantine (2005) se torne uma obra obrigatoria para os fãs que ainda não viram o ator chutando bundas de demônios.

A adaptação dos quadrinhos ficou tão divertida que até hoje há um clamor para que Reeves retorne ao papel. O filme foi dirigido por Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda, Jogos Vorazes) e ainda contava com mais nomes de peso no elenco, que trazia Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel), Djimon Hounsou (Diamante de Sangue), Shia LeBeouf (Transformers) e Peter Stormare (Fargo: Uma Comédia de Erros), além da excelente ideia de escalar a andrógena Tilda Swinton (Precisamos Falar Sobre o Kevin) para interpretar o anjo Gabriel — estratégia que se repete com a contratação de Gwendoline Christie como Lúcifer em The Sandman.

Constantine está na HBO Max, além de poder ser comprado ou alugado no iTunes, Play Store e Microsoft Store. No Looke, o título pode ser apenas alugado.

4. Christine

E se o possuído não for um humano, mas um carro? Não trouxemos os clássicos Chucky e Annabelle, porque são citados com mais frequência por aqui, mas Christine (1983) merece ser notado, ainda mais porque reúne dois grandes ícones do terror em uma única obra: John Carpenter (Halloween) dirige o roteiro adaptado a partir do livro de Stephen King.

Na trama, o nerd Arnie Cunningham se apaixona por "Christine", um Plymouth Fury vermelho de 1958 que não está no seu melhor estado. Conforme Arnie conserta o carro, seus amigos começam a notar que ele é quem está mudando, além de ficar cada vez mais apegado ao veículo. Ainda que pareça meio besta, o filme foi bastante popular e até hoje o carro é um ícone da cultura pop por causa do filme.

Christine está disponível para aluguel e compra na Play Store e no iTunes.

3. Invocação do Mal

O Universo Invocação do Mal tem diversos braços e filmes que trazem diversas histórias assombradas, ampliando essa riqueza a cada novo filme. Um dos principais títulos da franquia é, claro, o que apresenta o casal Lorraine e Ed Warren, que trazem um quê a mais de realismo para os filmes, inspirados em fatos acompanhados e registrados pela dupla.

Com A Ordem do Demônio, já são três os filmes estrelados por Patrick Wilson e Vera Farmiga. Embora o último tenha perdido seu criador, Invocação do Mal 1 e 2 marcam a terceira franquia de sucesso da carreira de James Wan, que já havia realizado Jogos Mortais e Sobrenatural. No primeiro filme, os Warren investigam um caso mais discreto e tentam ajudar uma família que está sendo aterrorizada na fazenda onde vivem.

Invocação do Mal pode ser assistido no Telecine e no NOW. Além de poder ser alugado no Looke, o título também está disponível para aluguel ou compra na Microsoft Store e no iTunes.

Leia também:

2. A Morte do Demônio

Embora o clássico Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, de Sam Raimi, não tenha sido superado em importância histórica pelo seu remake, a versão de 2013 não precisa ser ignorada. O Evil Dead de 1981 é canônico, mas já encontra dificuldade para transmitir a sensação do body horror para o espectador contemporâneo, tornando este o ponto que torna a versão de Fede Alvarez mais relevante para esta lista.

A Morte do Demônio revisita a história do filme que deu origem ao subgênero “cabana na floresta” e consegue revitalizar com sucesso o horror da profanação do corpo, com algumas cenas realmente bizarras e que podem ser muito fortes para estômagos mais sensíveis. Mas como isso tudo acontece? O grupo de jovens que está isolado na cabana lê um livro que não deveria e entidades passam a possuir eles. Daí pra frente, só o body horror com muito sangue, grito e desespero.

A Morte do Demônio está no catálogo do NOW, podendo ser alugado no Claro Video e comprado na Play Store. O título ainda está disponível para aluguel ou compra na Microsoft Store e no iTunes.

1. O Exorcista

O medalhão de décadas atrás continua sendo o medalhão dos dias de hoje (tanto é, que a HBO Max até lançou um trailer especial para divulgar que título é um dos destaques entre os clássicos da plataforma). Outro set assombrado, O Exorcista (1973) é o único filme da lista que foi capaz de causar um pânico generalizado na população, que chegou a ligar diversos casos de mortes, acidentes e problemas à exibição do filme: aqui, a possessão não acontece só dentro do filme, porque havia pessoas que realmente acreditavam nos poderes satânicos do filme.

Anos depois, O Exorcista pode soar apenas como “um filme velho”, mas continua conseguindo assustar, porque a direção de William Friedkin foi feita justamente para causar mal-estar e assustar o espectador mesmo quando o demônio sequer está presente na cena, motivo pelo qual o título consegue se manter vivo por tanto tempo, sendo referenciado com grandes honras até hoje — e a última grande amostra que tivemos dessa reverência foi justamente em Invocação do Mal 3, que reproduz a icônica imagem do padre, de costas, parado diante da casa iluminada.

O Exorcista ainda não está no catálogo da HBO Max no Brasil, mas pode ser assistido no NOW e alugado no Looke. Na Play Store e no iTunes, o título pode ser comprado ou alugado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.