Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 eventos sobrenaturais que aconteceram em filmes de terror

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Junho de 2021 às 15h00

Link copiado!

20th Century Fox/Anchor Bay Films/Paramount Pictures
20th Century Fox/Anchor Bay Films/Paramount Pictures

Em uma entrevista recente, a atriz Charlene Amoia comentou que eventos estranhos começaram a lhe acontecer quando ela entrou para o elenco de Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio. Na verdade, diversos filmes da franquia iniciada por James Wan, incluindo os primos próximos Sobrenatural e Sobrenatural: Capítulo 2, têm histórias assombradas em seus sets, com atores e membros da equipe relatando luzes que piscam, sons estranhos e rádios que ligam sozinhos, por exemplo.

Separamos alguns casos famosos de sets assombrados para deixar os títulos ainda mais assustadores. Alguns casos envolvem apenas sensações estranhas, enquanto os mais bizarros chegam a ligar algumas mortes aos filmes, como uma espécie de coincidência macabra. Não está na lista, no entanto, um dos mais famosos casos de sets assombrados, que é o da comédia Três Solteirões e um Bebê, cujo fantasma do menino ao fundo era, na verdade, um prop de cena.

Ah, mas cadê as provas? Não sabemos. Muitas destas histórias ajudaram a promover os filmes, como foi o caso da comédia citada, enquanto outras ficaram marcadas como estranhas coincidências que envolveram os filmes. Em alguns casos, as produções costumam ir a lugares que raramente funcionam como set e, assim, as experiências acabam confirmando lendas urbanas e antigas histórias de assombro, como vem acontecendo no set de Indiana Jones 5, cuja produção resolveu gravar em um castelo mal-assombrado.

Continua após a publicidade

Para quem quiser ver os filmes em que as equipes foram assombradas, indicaremos os lugares em que os títulos estão disponíveis para streaming, compra e/ou venda. Assim, seu único trabalho é clicar e se deixar assombrar.

10. O Bebê de Rosemary

Continua após a publicidade

As ações do grupo liderado por Charles Manson chocaram o mundo e, claro, a conexão com a ficção acabou sendo feita. O filme de 1968 acompanha a gestação complicada de Rosemary até que, enfim, ela dá à luz uma criança que não é simplesmente humana. Um ano depois, a esposa do diretor, Sharon Tate, foi barbaramente esfaqueada. Ela estava grávida de nove meses. Embora a realidade possa ter facilitado as conexões com a ficção, as histórias macabras não se encerram por aí.

Segundo declarações atribuídas a Mia Farrow, que interpreta a protagonista, o ator Sidney Blackmer teria dito no set que nada viria de bom desse “negócio de ‘Hail Satan’”, em referência ao culto satânico que existe no contexto do filme. Seu pensamento teria sido compartilhado por outros membros da equipe que também viam o “Jesus demoníaco” como uma afronta. Com o tempo, William Castle teria se convencido de que O Bebê de Rosemary estava realmente amaldiçoado. Nesse tempo, também ficou mais difícil contrariá-lo.

Depois das gravações, o ator precisou se submeter a uma cirurgia para remover cálculos biliares, o compositor Krzysztof Komeda sofreu uma queda acidental que o deixou em coma e o levou à morte; eventos que foram coroados pelo assassinado de Tate pelas mãos da Família Mason.

O Bebê de Rosemary está no catálogo do Telecine Play e pode ser comprado ou alugado na Microsoft Store.

Continua após a publicidade

9. Comboio do Terror

O primeiro e único trabalho de Stephen King como diretor não foi assombrado apenas pela crítica, que deu notas baixíssimas para Comboio do Terror (1986). Na história, um cometa está se aproximando da Terra e faz com que as máquinas ganhem vida. Uma série de acontecimentos, no entanto, levou os membros da equipe a pensarem que a ficção estava se tornando realidade.

Embora não haja relatos de máquinas deliberadamente atacando trabalhadores da produção, as gravações foram permeadas por diversos acidentes, com dublês e membros da equipe técnica chegando a ver a morte de perto mais de uma vez. Como se isso não bastasse, a produção ainda foi interrompida por um furacão que atingiu o set no meio do calendário de gravações.

Continua após a publicidade

8. Hotel da Morte

As histórias de Hotel da Morte (2011) antecedem o filme, que foi gravado no Yankee Pedlar Inn Real, um hotel que há décadas coleciona relatos de eventos paranormais. Em entrevista ao IndieWire, o diretor Ti West falou sobre os eventos paranormais que supostamente aconteceram no set: “Bem, eu sou um cético, então eu realmente não acredito. Mas definitivamente vi portas fechando sozinhas; vi uma TV ligar e desligar sozinha; as luzes sempre queimavam no meu quarto. Todos na equipe tinham sonhos muito vívidos todas as noites, o que é realmente estranho”.

Quando questionado se os eventos continuaram acontecendo ao longo das filmagens, West comentou sobre experiências que outros membros da equipe tiveram: “Os sonhos voltaram no primeiro dia em que entrei [no hotel]. A vibe estava lá. Sara Paxton acordava no meio da noite pensando que alguém estava no quarto com ela. Todo mundo tem histórias, mas eu estava muito ocupado dizendo 'Vamos filmar isso! Temos 17 dias!'”

Continua após a publicidade

Hotel da Morte está disponível para streaming no Amazon Prime Video, no Looke e no NetMovies.

7. No Limite da Realidade

Originalmente intitulado Twilight Zone: The Movie, este é um longa criado a partir da série que conhecemos por aqui como Além da Imaginação. Durante as filmagens, o ator Vic Morrow e os atores-mirins Renee Chen (6 anos) e Myca Dinh Lee (7 anos) morreram em um acidente de helicóptero. O History, que relembra a ocasião, cita a investigação e aponta que este foi considerado o primeiro caso em que um diretor enfrentou acusações por causa da morte de membros da equipe.

Continua após a publicidade

Ainda assim, nas histórias que incluem o que há no “espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição”, relatos afirmam que Morrow havia subido o valor do seu seguro para fazer o filme porque uma premonição havia lhe indicado que ele morreria justamente em um acidente de helicóptero. Se é verdade ou não; se foi coincidência ou não, a resposta, claro… está Além da Imaginação.

No Limite da Realidade pode ser assistido pelos assinantes do HBO GO, além de estar disponível para aluguel ou compra no iTunes.

6. O Corvo

Continua após a publicidade

Brandon Lee, filho de Bruce Lee, interpretava o personagem-título em 1994 quando morreu durante uma gravação. Entre uma cena e outra, um projétil ficou na arma que deveria estar carregada apenas com balas de festim. A arma foi disparada, conforme instruía o roteiro, mas Lee acabou levando um tiro de verdade. Como o personagem deveria ser atingido, demorou um pouco para que a equipe percebesse o que tinha acontecido. Essa, no entanto, é apenas a mais popular das histórias de bastidores de O Corvo.

O ator Jon Polito comentou sobre outros eventos que aconteceram durante as gravações:

"Estávamos filmando à noite e no primeiro dia eles estavam ajustando as luzes, havia um cara que estava dirigindo uma cherry-picker no estacionamento. [...] E a cherry-picker caiu em uma ravina. Levantamos a parte de trás da cherry-picker em que o cara foi levantado e foi direto para um poste elétrico e ele foi eletrocutado".

O relato fica ainda mais gráfico antes de dizer que essa foi uma péssima “abertura” para o filme, indicando que este foi apenas um dos primeiros eventos de O Corvo. Ele continuou dizendo que no terceiro dia “um caminhão cenográfico pegou fogo e ninguém sabia do que se tratava”, e, assim como Comboio do Terror, “um furacão destruiu partes dos sets de rua.”

Continua após a publicidade

5. Invocação do Mal

Em entrevista ao Independent em 2016, na ocasião da divulgação do segundo Invocação do Mal (2013), o ator Patrick Wilson, que também é estrela dos filmes Sobrenatural, comentou sobre as experiências paranormais no set do primeiro filme. O jornal admite que o início da entrevista trouxe fatos leves, mas que, ao falar deste caso em especial, o tom de Wilson fica um pouco mais sombrio, indicando sua seriedade.

Durante as gravações de Invocação do Mal, a atriz Joey King apareceu com marcas inexplicáveis pelo corpo, o que foi certamente acompanhado de perto pela produção, que não encontrou as causas das lesões. “Houve algumas coisas estranhas no primeiro”, disse Wilson. “Estávamos filmando há algumas semanas e ela tinha hematomas por todo o corpo. Em primeiro lugar, crianças não fazem cenas arriscadas. Ela não fez nenhuma cena arriscada. Ela não foi atingida por nada.”

Continua após a publicidade

Wilson explicou o quão sério isso foi para a equipe: “Isso sumiu no final das filmagens; ela nunca teve desde então e nunca teve antes. Ela está bem. Mas foi estranho. Parece uma coisa boa para falar durante a divulgação de um filme, mas não fiz isso naquela época porque sou pai e não iria apenas fazer pouco caso de alguém. Eu vi o medo em seu rosto. Você literalmente vê esta garotinha dizendo ‘Eu não sei’”.

Invocação do Mal pode ser assistido no Telecine e alugado no Looke. O título também pode ser alugado ou comprado no iTunes e na Microsoft Store.

4. As Senhoras de Salem

Continua após a publicidade

As Senhoras de Salem (2012) acompanha uma DJ que é atraída para um coven com o intuito de, claro, adorar Satã. Não esperávamos algo menos herege vindo de Rob Zombie, mas, como tudo que foge da curva, claro que esse filme seria amaldiçoado. Se não por uma entidade metafísica, que fosse pelos espectadores que se sentiram intimamente ofendidos.

Se os rumores forem verdadeiros, algumas cenas bombásticas filmadas em um antigo hospital em Los Angeles chamaram a atenção de forças do além. Durante as filmagens, um alarme em um andar desocupado continuou tocando, levando a equipe a acreditar que não eram bem-vindos ao prédio. Em uma entrevista ao Cosmopolitan, Jennifer Spence comentou sobre suas experiências no set:

"Quando eu estava fazendo Senhoras de Salem, estávamos filmando em um local no centro de Los Angeles, e uma das minhas [amigas no set] tem, tipo, um sexto sentido… Estávamos no segundo andar de um grande edifício, e ela veio voando pelo corredor no final do dia, branca como um fantasma, e disse que tinha visto algo e não voltaria para pegar sua bolsa a menos que eu fosse com ela. Isso me assustou totalmente. [...] Também quando estávamos filmando no Hospital Linda Vista [em LA], foi assustador. Tenho certeza de que havia algo lá, especialmente no porão. Nunca gostei de filmar lá. Isso sempre me deu arrepios. No segundo ou terceiro andar, a campainha de um dos quartos tocava o tempo todo, quando não havia ninguém lá em cima. Não havia pacientes, mas a campainha no final deste corredor tocava o tempo todo e assustava todo mundo".

3. Possessão

Possessão (2012) adota algumas crenças judaicas para criar seu universo focado em uma garota que acaba possuída depois de comprar uma misteriosa caixa. Jeffrey Dean Morgan, que interpreta o pai da menina, compartilhou histórias estranhas em diversas entrevistas, o que também foi confirmado por outros membros da equipe, que também tiveram experiências arrepiantes para contar.

Entre os acontecimentos mais estranhos está o de uma unidade de armazenamento onde estavam guardados todos os adereços do filme, incluindo a caixa dybbuk. O local pegou fogo misteriosamente e a causa do incêndio nunca foi determinada. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Morgan comentou que os objetos queimaram “até o chão. Foi investigado e não havia sinais de incêndio criminoso, nenhum incêndio elétrico”. Este, no entanto, não foi o único evento, explicou Morgan: “havia coisas estranhas o suficiente acontecendo no nosso set, coisas que eu nunca vi acontecer nos sets antes".

Possessão pode ser assistido pelos assinantes do Amazon Prime Video.

2. O Exorcista

O Exorcista (1973) fez tanto sucesso que chegou a moldar o imaginário da época, efeito que se estendeu por mais de uma década. O set do filme pegou fogo e, embora digam que foi um pombo o culpado, rumores afirmam que o quarto da Regan ficou intacto, indicando que algo sobrenatural estava envolvido. Diversas mortes também foram ligadas à produção e as lendas são tantas que O Exorcista virou um episódio da série original Shudder Cursed Films, que investiga filmes supostamente amaldiçoados.

Este é um caso ainda mais tenso, já que não apenas membros da equipe foram afetados: a lenda urbana dizia que o filme era capaz de amaldiçoar os espectadores. Com isso, começaram a surgir relatos de pessoas que haviam tido reações físicas ao filme, incluindo vômitos e desmaios. Uma mulher chegou a culpar O Exorcista por um aborto espontâneo, segundo informações do ScreenRant. O número de casos em que se culpava o filme foi vasto, tornando este uma das obras mais “amaldiçoados” da história do cinema.

O Exorcista está no catálogo do HBO GO e pode ser alugado no Looke, além de estar disponível para aluguel ou compra na Play Store e no iTunes.

1. A Profecia

Junto a O Exorcista e O Bebê de Rosemary, A Profecia (1976) também é um filme com muitas histórias bizarras. Um artigo do Herald traz relatos do produtor Harvey Bernhard, que começou a usar uma cruz no set para se proteger. "Eu não estava disposto a correr nenhum risco", lembrou ele 30 anos após as filmagens. "O diabo estava trabalhando e ele não queria aquele filme feito. Estávamos lidando com áreas que não conhecíamos e mais tarde foi ficando pior, pior e pior."

Um artigo do canal CBS citou outros eventos que acabaram relacionados à produção: em junho de 1975, apenas dois meses antes de iniciarem as filmagens, o filho de Gregory Peck cometeu suicídio; em setembro, quando viajava para Londres, o avião em que o ator estava foi atingido por um raio, o que se repetiu semanas depois com o produtor executivo Mace Neufeld quando ele estava voando para Los Angeles. Acabram os raios? Não. O citado produtor Harvey Bernhard por pouco não foi atingido por um raio quando gravava em Roma. Coincidências?

Com informações: ScreenRant, IndieWire, History, Independent, Cosmopolitan, The Hollywood Reporter, Herald, CBS News, CBR