Publicidade

Luiza Trajano é única brasileira na lista dos mais influentes de 2021 da Time

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Setembro de 2021 às 13h40

Link copiado!

Magazine Luiza
Magazine Luiza
Tudo sobre Magazine Luiza

A empresária Luiza Trajano, fundadora do Grupo Magazine Luiza, é a única brasileira a constar na lista das 100 pessoas mais influentes de 2021 da revista norte-americana Time. No texto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela é elogiada por ter "transformado a Magazine Luiza, que começou como uma loja única em 1957, em um gigante do varejo com dezenas de bilhões de dólares" em um "mundo dos negócios ainda dominado por homens".

Outros méritos da executiva elencados por Lula no texto foram ajudar pequenas empresas, em meio à pandemia de covid-19, a "se adaptarem ao comércio digital, fornecendo uma plataforma para vender e entregar seus produtos [marketplace]"; ter sido uma "defensora vocal da igualdade" criando em 2012 o Mulheres do Brasil, um "grupo apartidário de mais de 95 mil mulheres que trabalham para construir uma sociedade melhor, e apoiar vítimas de violência doméstica"; e lançar um programa de trainee "oferecendo oportunidades aos afro-brasileiros" como "um esforço para promover a inclusão".

"Em um mundo onde bilionários queimam suas fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a um tipo diferente de odisseia. Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial enquanto constrói um Brasil melhor", conclui o texto.

Continua após a publicidade

Luiza está na lista da Time na categoria "Titãs", ao lado de nomes como a ginasta norte-americana Simone Biles; o CEO da Apple, Tim Cook; a produtora de TV Shonda Rhimes; e os executivos Ken Frazier e Ken Chenault, criadores da OneTen, uma coalizão para dar oportunidades de trabalho a negros nos EUA.

Biografia

Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues nasceu em 9 de outubro de 1948 em Franca, São Paulo. Atualmente é a maior acionista e presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, além de ser a mulher mais rica do Brasil, com uma fortuna de US$ 4,9 bilhões, de acordo com uma estimativa da revista Forbes.

Continua após a publicidade

A rede Magazine Luiza foi criada em 1957 e hoje é uma das maiores redes varejistas do Brasil. Já conta com mais de 1.110 lojas físicas em 23 estados — o último deles a entrar foi o Rio de Janeiro, em junho deste ano, com direito a publicidade estrelada pela cantora Anitta. O site da "Magalu", apelido da rede, surgiu em 2000. Outro ponto importante na sua história foi a abertura de ações (IPO) na Bolsa de Valores brasileira, em 2011.

Nos últimos anos, o grupo vem adquirindo diversas empresas e startups brasileiras para diversificar seus negócios e serviços. São exemplos disso o Canaltech, em agosto do ano passado, a AiQFome, plataforma de food delivery; a Estante Virtual, de venda de livros novos e usados; a Hubsales, que conecta fabricantes ao consumidor final; a Stoq, de tecnologia para pontos de venda; a plataforma de mídia da Inloco; a escola de marketing Digital ComSchool; e a VipCommerce, focada no varejo de alimentos.

Luiza também já recebeu diversos prêmios e honrarias na carreira, como Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA; e por quatro anos seguidos a líder de melhor reputação do Brasil, em pesquisa da revista Exame.

Fonte: Time