Luiza Trajano é única brasileira na lista dos mais influentes de 2021 da Time
Por Márcio Padrão • Editado por Claudio Yuge |
A empresária Luiza Trajano, fundadora do Grupo Magazine Luiza, é a única brasileira a constar na lista das 100 pessoas mais influentes de 2021 da revista norte-americana Time. No texto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela é elogiada por ter "transformado a Magazine Luiza, que começou como uma loja única em 1957, em um gigante do varejo com dezenas de bilhões de dólares" em um "mundo dos negócios ainda dominado por homens".
- Mais China, menos EUA: como o Magazine Luiza vê a tecnologia em seu ecossistema
- Magazine Luiza conclui compra do serviço de banco digital Hub Fintech
- Magazine Luiza inaugura novo centro de inovação no interior de São Paulo
Outros méritos da executiva elencados por Lula no texto foram ajudar pequenas empresas, em meio à pandemia de covid-19, a "se adaptarem ao comércio digital, fornecendo uma plataforma para vender e entregar seus produtos [marketplace]"; ter sido uma "defensora vocal da igualdade" criando em 2012 o Mulheres do Brasil, um "grupo apartidário de mais de 95 mil mulheres que trabalham para construir uma sociedade melhor, e apoiar vítimas de violência doméstica"; e lançar um programa de trainee "oferecendo oportunidades aos afro-brasileiros" como "um esforço para promover a inclusão".
"Em um mundo onde bilionários queimam suas fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a um tipo diferente de odisseia. Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial enquanto constrói um Brasil melhor", conclui o texto.
Luiza está na lista da Time na categoria "Titãs", ao lado de nomes como a ginasta norte-americana Simone Biles; o CEO da Apple, Tim Cook; a produtora de TV Shonda Rhimes; e os executivos Ken Frazier e Ken Chenault, criadores da OneTen, uma coalizão para dar oportunidades de trabalho a negros nos EUA.
Biografia
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues nasceu em 9 de outubro de 1948 em Franca, São Paulo. Atualmente é a maior acionista e presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, além de ser a mulher mais rica do Brasil, com uma fortuna de US$ 4,9 bilhões, de acordo com uma estimativa da revista Forbes.
A rede Magazine Luiza foi criada em 1957 e hoje é uma das maiores redes varejistas do Brasil. Já conta com mais de 1.110 lojas físicas em 23 estados — o último deles a entrar foi o Rio de Janeiro, em junho deste ano, com direito a publicidade estrelada pela cantora Anitta. O site da "Magalu", apelido da rede, surgiu em 2000. Outro ponto importante na sua história foi a abertura de ações (IPO) na Bolsa de Valores brasileira, em 2011.
Nos últimos anos, o grupo vem adquirindo diversas empresas e startups brasileiras para diversificar seus negócios e serviços. São exemplos disso o Canaltech, em agosto do ano passado, a AiQFome, plataforma de food delivery; a Estante Virtual, de venda de livros novos e usados; a Hubsales, que conecta fabricantes ao consumidor final; a Stoq, de tecnologia para pontos de venda; a plataforma de mídia da Inloco; a escola de marketing Digital ComSchool; e a VipCommerce, focada no varejo de alimentos.
Luiza também já recebeu diversos prêmios e honrarias na carreira, como Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA; e por quatro anos seguidos a líder de melhor reputação do Brasil, em pesquisa da revista Exame.
Fonte: Time