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7 tendências para o e-commerce em 2023

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Pexels/Kampus Production
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Com a transformação digital do comércio, pequenos e médios empreendedores estão cada vez mais interessados em se capacitar na área tecnológica. A 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual da Nuvemshop, revela que 64% dos PMEs desejam aprender mais estratégias de e-commerce, enquanto 33% visa ampliar seus canais de vendas online.

A pesquisa ainda revela planos para expansão: aumentar o portfólio da loja é prioridade par 36% dos entrevistados, enquanto 16% pretende contratar mais funcionários. Para Guilherme Pedroso, diretor-geral da Nuvemshop no Brasil, os empreendedores que desejam crescer devem investir em expandir seus canais de venda e em ferramentas para automatização de alguns processos.

"Investir em ferramentas de automação de marketing e atendimento, novos gateways de pagamento e checkout facilitado são boas estratégias para aumentar as taxas de conversão de vendas e profissionalizar ainda mais as lojas virtuais, o que colabora para o aumento do faturamento", comenta Pedroso.

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Confira abaixo as principais tendências para o comércio eletrônico em 2023, a seguir;

Tendências para o e-commerce em 2023

1. Live Commerce: Essa modalidade de vendas consiste em oferecer produtos via transmissões ao vivo nas redes sociais, como YouTube, Instagram e TikTok. A estratégia alia entretenimento ao e-commerce, além de atrair a participação dos clientes, tirar dúvidas, mostrar detalhes dos produtos, etc. As lives estão cada vez mais populares, inclusive entre PMEs.

2. Atendimento automatizado: Ao adotar o uso de chatbots, os lojistas otimizam o atendimento, permitindo que os clientes recebam atendimento, mesmo que não esteja disponível no momento — aumentando a conversão de vendas.

3. Pix e Pix Parcelado: Após completar dois anos desde seu lançamento, o Pix se consolidou como o principal meio de pagamento entre os brasileiros. O Pix parcelado é uma tendência e pode ser oferecido pela integração com empresas especializadas.

4. Checkout facilitado: Diminuir a quantidade de etapas até a finalização da compra, aumenta a taxa de conversão de uma loja. Uma das soluções que pode facilitar o checkout é a opção de salvar os dados do cliente com um código de verificação, como o que acontece com o NuvemPay da Nuvemshop.

5. Terceirização de estoque (fulfillment): Essa opção de armazenamento permite que a loja otimize o estoque, delegando a expedição para empresas parceiras. Essa tendência se aplica, principalmente, para lojas que enviam milhares de pedidos, com operações complexas.

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6. Gateways de pagamento: Diversificar as formas de pagamento é uma das principais medidas para aumentar a taxa de conversão de um negócio — seja Pix, cartão ou boleto —, pois permite que o cliente escolha a opção que melhor se encaixa em sua situação.

Para isso, é preciso investir em uma boa integração com os gateways, provedores de serviços de pagamento no comércio eletrônico, se atentando aos prazos de recebimento e as taxas de transação.

7. ERP para e-commerce: O ERP consiste em um sistema que centraliza os setores mais importantes da sua empresa em uma única plataforma. Através desse modelo, a empresa pode otimizar o tempo, reduzindo riscos e erros em pedidos. Ao ser integrado à plataforma de e-commerce, ajuda a gerir pedidos em diferentes canais de venda, compra de mercadorias e fluxo de caixa com dados.