Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel NUC 12 Extreme traz chips Alder Lake de desktop e GPUs de até 350 W

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Março de 2022 às 15h24

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Intel

A Intel oficializou nesta semana seu mais novo mini PC para entusiastas, o NUC 12 Extreme "Dragon Canyon". O dispositivo já havia sido mostrado durante conferência na CES 2022, em janeiro, chamando a atenção pelas configurações robustas com chips de desktop, e agora tem todas as características confirmadas, incluindo preços e data de disponibilidade.

NUC 12 Extreme traz chips Alder Lake de desktop

O NUC 12 Extreme, de codinome Dragon Canyon, é o mais novo mini PC da Intel para entusiastas, organizado em um gabinete de 357 x 189 x 120 mm.

Continua após a publicidade

Seu funcionamento é bastante engenhoso: com ventoinhas para refrigeração no topo e área para fonte na região frontal, o computador utiliza uma pequena placa PCIe extensora na base para conectar a placa de vídeo ao Elemento de Computação, onde estão concentrados todos os elementos de processamento.

Além do novo formato do gabinete, é justamente no Elemento de Computação em que estão as principais novidades do novo NUC — o componente é agora equipado com soquete LGA1700, suporta assim os novos processadores Intel Alder Lake de 12ª geração para desktops, desde que tenham consumo base estabelecido em 65 W. Assim sendo, são comportados desde o Intel Celeron G6900 até o Core i9 12900.

O novo Elemento de Computação também é compatível com até 64 GB de memória DDR4 rodando nativamente a 3.200 MT/s, com upgrades possibilitados pelos dois slots SODIMM (mesmo utilizado em notebooks), barramento PCIe 5.0 e traz três slots M.2 PCIe 4.0 para SSDs SATA e NVMe. O suporte a placas de vídeo também é destaque, sendo possível instalar modelos com dois slots de espessura e consumo de até 350 W, como uma Nvidia GeForce RTX 3080 Ti.

Continua após a publicidade

Fora isso, a conectividade é vasta, trazendo Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas Thunderbolt 4, porta USB-C, HDMI 2.0b, sete portas USB-A 3.2 Gen 2, leitor de cartões SD, RJ45 para internet cabeada e conector P2 para fones de ouvido e microfone.

Vale destacar que o conjunto costuma ser vendido sem memórias, armazenamento, placas de vídeo e até mesmo sistema operacional, ficando a cargo do usuário selecionar os componentes que equipará no próprio NUC.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Intel NUC 12 Extreme Dragon Canyon já está em pré-venda no exterior, e chega oficialmente ao mercado no segundo trimestre de 2022, com preço sugerido que parte dos US$ 1.150 (~R$ 5.940). Ainda não se sabe se o dispositivo será eventualmente disponibilizado no Brasil, como foi o caso do NUC 11 Enthusiast trazido em parceria com a Avell, mas a série NUC Extreme não costuma ser lançada por aqui.

Fonte: Intel, XDA Developers