Publicidade

Intel NUC 12 Extreme para mini PCs terá soquete para CPU de desktop

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Janeiro de 2022 às 19h50

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech
Tudo sobre Intel

Em vídeo demonstrativo das tecnologias que anunciou durante a CES 2022, a Intel revelou o NUC 12 Extreme Dragon Canyon, novo elemento de computação da marca para mini PCs baseado na 12ª geração Alder Lake. Além do upgrade de processamento, a novidade se destaca pela adoção de um soquete para CPUs de desktop, feito marcante considerando a proposta do dispositivo.

Intel NUC 12 Extreme para mini PC terá CPU de desktop

A família NUC Extreme é a aposta da Intel em um novo formato modular de computador, em que os principais elementos de processamento ficam unidos em uma placa com conexão PCI Express, permitindo upgrades mais fáceis. O NUC 11 Extreme, de codinome Beast Canyon, foi a primeira grande aposta nesse formato, trazendo processadores Tiger Lake de 11ª geração em um conjunto com componentes de notebook, como o sistema de resfriamento e as memórias SODIMM.

Continua após a publicidade

O novo NUC 12 Extreme, codinome Dragon Canyon, leva a proposta além ao substituir a CPU soldada de baixo consumo por um soquete LGA1700, mesmo utilizado pela família Alder Lake de 12ª geração nos desktops.

Diante disso, seria teoricamente possível instalar qualquer dos modelos anunciados pela marca nos últimos meses, mas considerando as limitações térmicas, mesmo com a presença de uma câmara de vapor, o mais provável é que só haja compatibilidade com a série Alder Lake-S, sem overclocking e com consumo limitado a 117 W. A Intel confirmou apenas que o Dragon Canyon suportará componentes até o Core i9, sem especificar a variante.

Continua após a publicidade

A adição do soquete impressiona, e é uma excelente notícia para entusiastas que desejem investir em máquinas mais compactas, mas não chega a ser uma surpresa — o leaker @9550Pro já havia vazado no Twitter uma foto do interior do NUC 12 Extreme, mostrando uma CPU Alder Lake instalada no elemento de computação.

Novidade chega ainda neste trimestre

O estande utilizado pela Intel para demonstrar o novo Dragon Canyon também confirmou algumas das especificações e detalhes do dispositivo. Apesar do soquete, o módulo utiliza encaixes de RAM SODIMM, menores e mais comuns em notebooks, suportando até 64 GB no padrão DDR4 a 3.200 MT/s — a ausência de memórias DDR5 pode ser justificada pelo preço e escassez de componentes compatíveis com o novo protocolo.

Continua após a publicidade

Outros destaques incluem conectividade Wi-Fi 6E, portas LAN de 10 Gigabit, três portas M.2 para SSDs NVMe PCI-E 4.0, HDMI e múltiplas portas USB 3.2 Gen 2, com velocidade de transferência de 10 Gbps, e Thunderbolt 4, com transferências de 40 Gbps. O NUC 12 Extreme Dragon Canyon chega ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2022.

Fonte: VideoCardz