Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Programa de capacitação Cresça com o Google terá edição para mulheres pretas

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Novembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Unsplash/Christina @ wocintechchat.com
Unsplash/Christina @ wocintechchat.com

A próxima edição do programa de capacitação técnica, desenvolvimento de habilidades e construção de soluções para os principais entraves do mercado de trabalho Cresça com o Google terá como destaque a carreira profissional e acadêmica das mulheres pretas. São 40 milhões de mulheres pretas no país, mas só metade está no mercado de trabalho.

Essa realidade foi agravada durante a pandemia do novo coronavírus em razão de problemáticas sociais e econômicas. A edição Cresça com o Google para Mulheres Pretas quer mudar essa estatística e atuar no enfrentamento de desafios profissionais e pessoais ocasionados por desigualdades racial e de gênero.

Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), lembra que as mulheres foram as mais afetadas pela pandemia, especialmente as negras. “Por isso é fundamental termos programas de capacitação para geração de renda que auxiliem na conquista da independência financeira."

Continua após a publicidade

Após cinco edições para mulheres, a última iniciativa do ano ocorre em 17 de novembro. O encontro terá convidadas para diálogos sobre temas relevantes na experiência das mulheres pretas em ambientes corporativos. O acesso é gratuito neste link e o conteúdo ficará disponível sob demanda após a reunião.

A abertura terá Bibiana Leite, diretora de Parcerias de Conteúdo no YouTube para América Latina e Canadá. "Minha família me ensinou desde sempre que as pessoas podem tirar tudo de mim, mas não a minha educação e o meu conhecimento", diz Bibiana.

Segundo ela, o objetivo do Cresça com o Google é fazer que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas. “Assim, poderão romper barreiras, fortalecer a autoestima, ganhar confiança e trilhar o caminho profissional que desejam."

Continua após a publicidade

Agenda do encontro

Ana Minuto conduzirá a primeira apresentação. Ela é a primeira coach negra a desenvolver uma metodologia que atende as especificidades de afrodescendentes e afroempreendedores. Ela vai tratar da Síndrome da Impostora, um tema importante e urgente no ambiente profissional.

Já a segunda agenda do dia será com Caroline Moreira, diretora e criadora da startup Negras Plurais, facilitadora afrolab da Feira Preta e gerente de projeto dos Canais Pretos do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU). O tema será "Autoestima da Mulher Preta", para falar sobre como valorizar pontos fortes, identidade, características particulares e autoconfiança.

Continua após a publicidade

Dany Carvalho, que atua há 10 anos em iniciativas de fomento à inovação e ao empreendedorismo tecnológico no Brasil, vai falar sobre como melhorar a própria apresentação. Para isso, vai destacar os pontos fortes para um posicionamento mais eficaz.

A especialista em inovação e transformação digital Amanda Graciano vai discutir a geração de conteúdo como forma autêntica para chegar às pessoas. Entre os tópicos da conversa "Criatividade, criação de conteúdo e relevância na sua carreira" estão a concepção de produtos de relevância para as trajetórias pessoal e profissional.

Karen Santos, CEO e fundadora da UX para Minas Pretas, vai tratar de um tabu antigo: o lugar da mulher na tecnologia. Serão destacados os principais desafios da carreira, o protagonismo das mulheres pretas no segmento e a construção de imagem no mercado de trabalho e em projetos individuais.

Quem fecha as apresentações é Dilma Campos, facilitadora do Google Women Will — Cresça com o Google. Ela vai discutir a organização e a administração dos papéis da mulher preta enquanto destaca o reflexo dos espaços de atuação cotidianos, da própria casa ao mercado de trabalho.