Publicidade

Brasileira candidata a pessoa mais velha do mundo morre aos 121 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Fevereiro de 2023 às 19h21

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Na manhã da última segunda-feira (27), faleceu Josefa Maria da Conceição, com 121 anos, brasileira que era candidata a bater o recorde de pessoa mais idosa viva no mundo. Ela morava no município de Pilar, em Alagoas, na região da Grande Maceió. Agricultora de profissão, a popular "Dona Josefa" nasceu em 1902, já quebrando o recorde de alagoana mais velha do Estado.

Ela passou uma semana acamada antes de ir a óbito, segundo o relatou seu médico ao veículo UOL. Josefa recebia cuidados da família e acompanhamento de uma equipe de assistência médica domiciliar do programa "Melhor em Casa", e viveu seu último momento no próprio lar. Se negando a ir a consultas médicas, ela também não se alimentava há algum tempo.

Continua após a publicidade

A vida de Josefa e o quase recorde

Os aspectos surpreendentes da longeva alagoana não param por aí — ela teve 22 filhos ao longo da vida, mas apenas 4 deles estão vivos atualmente, sendo que 2 moravam com ela. Uma das netas de Dona Josefa, Miquesia Katyuscia Lima da Silva (a mais nova, com 14 anos), também relatou ao UOL que já perdeu a conta da quantidade de netos da idosa. Ela teria 45 ou mais.

Abatidos, os familiares estavam animados com as chances da mais velha pessoa da família entrar para o Guinness Book. O corpo de Josefa foi velado também em sua própria casa, tendo sido sepultado na última terça-feira (28), às 10 horas, no cemitério Frei Damião. O contato para reconhecimento do recorde havia sido feito pelo prefeito de Pilar, Renato Filho, do MDB. Restava apenas aguardar a visita dos avaliadores, que receberam documentos para comprovação.

Continua após a publicidade

No momento, a pessoa mais idosa do mundo como reconhecido pelo Guinness Book é María Branyas Morera, de 115 anos, alçada à condição após a morte da recordista anterior Lucile Randon, ou Irmã André, que tinha 118 anos e faleceu em janeiro deste ano. De acordo com a prefeitura de Pilar, município de Josefa, ela "testemunhou grande parte da história do município e ficará para sempre na memória dos pilarenses. A administração municipal e todos os seus gestores e servidores expressam condolências aos familiares e amigos nesse momento de dor".

Fonte: Com informações de: UOL