Publicidade

Gata de 27 anos quebra recorde de mais velha do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Novembro de 2022 às 09h57

Link copiado!

DarioLoPresti/envato
DarioLoPresti/envato

Um fofo e inesperado novo recorde mundial foi anunciado pelo Guinness World Records: é o gato mais velho do mundo, ou, nesse caso, gata. A recordista se chama Flossie, nascida em 29 de dezembro de 1995, ou seja, completando 26 anos e 330 dias de vida nesta quinta-feira (24). Em termos humanos, isso equivale a cerca de 120 anos de idade.

A vida da longeva felina começou com sua adoção por uma família britânica em 1995, quando era uma vira-lata em um hospital: após viver 10 anos com seu primeiro dono, ele veio a falecer, deixando Flossie para sua irmã. A segunda dona também veio a óbito, 14 anos depois, e a gata passou para o filha da dona, que acabou a levando à instituição de caridade Cats Protection, por achar que não era a pessoa certa para a tutelar. De lá, ela foi adotada pela britânica Vicki Green, que mora na cidade de Orpington, no Reino Unido.

Na sociedade de proteção aos gatos que a acolheu, houve surpresa ao constatar sua idade ao verificar os registros veterinários: a coordenadora local, Naomi Rosling, comentou ao site IFLScience ter ficado estupefata, e, espirituosamente, expressou vontade de ter a boa forma e o cuidado que Flossie recebe, especialmente quando mais precisa — e disse que ficaria muito feliz com isso.

Continua após a publicidade

Já Green revelou sempre saber que a gata era especial, mas não imaginava que dividiria a casa com uma vencedora de um título no livro dos recordes. Segundo a atual dona, a felina é carinhosa e brincalhona, e especialmente doce quando você se lembra de quão velha ela é. Flossie é surda e não consegue enxergar muito bem, mas tem um enorme apetite e uma coberta favorita, de cor amarelada. Quando procurou um gato para adoção, Green procurou especificamente por animais mais idosos.

O editor-chefe do Guinness, Craig Glenday, revelou que sua equipe ficou bem animada ao saber de Flossie, celebrando a longa vida da gata: não é todo dia que se encontra um felino doméstico que nasceu em meados dos anos 1990, afinal. Com o equivalente a 120 anos humanos, Flossie fica na mesma faixa de idade de Jeanne Calment, a centenária francesa que viveu até completar 122 anos e 164 dias, a recordista atual de pessoa mais velha do mundo.

Glenday finaliza expressando felicidade ao ver que a gata está bem acomodada e aproveitando todos os confortos domésticos que merece no estágio mais avançado de sua vida: ele dá os parabéns a Flossie, que considera altamente merecedora de quebrar o recorde mundial. Não poderíamos concordar mais.

Continua após a publicidade

Fonte: Guinness via IFLScience