Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pessoa mais velha do mundo morre no Japão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Abril de 2022 às 16h00

Link copiado!

Mint_Images/Envato Elements
Mint_Images/Envato Elements

Na última semana, morreu a pessoa viva mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records. A centenária Kane Tanaka tinha 119 anos e vivia na região sudoeste de Fukuoka, no Japão. Até os seus últimos dias de vida, teve boa saúde, segundo a imprensa local.

A mulher viva mais velha do mundo nasceu no dia 2 de janeiro de 1903. Neste mesmo ano, fatos históricos — e curiosos — aconteceram no planeta. Por exemplo, a cientista Marie Curie se tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Além disso, é neste mesmo ano em que a Ford foi fundada, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Além do recorde de Tanaka, o Japão é conhecido pelos seus centenários. O país possuí a população mais idosa do mundo, segundo dados do Banco Mundial. Cerca de 28% dos habitantes têm mais de 65 anos. Em setembro do ano passado, eram 86,5 mil centenários vivos.

Quem era mulher mais velha do mundo?

Até recentemente, a japonesa Tanaka estava com uma saúde relativamente boa e morava em uma casa de repouso. No local, gostava de jogos de tabuleiro e resolver problemas de matemática, além de refrigerantes e chocolates. Normalmente, acordava às 6 horas da manhã.

Continua após a publicidade

Na juventude, a centenária administrou diferentes tipos de negócio, como uma loja de macarrão. Em 1922, com 19 anos, se casou com Hideo Tanaka, já falecido. Durante a vida, deu à luz quatro filhos e adotou um quinto.

"Estávamos ansiosos para ver Kane-san no Dia do Respeito aos Idosos deste ano [feriado do Japão, que ocorre em setembro] e comemorar junto com seu refrigerante e chocolate favoritos", disse o governador japonês, Seitaro Hattori, em comunicado, divulgado na última terça-feira (19). "Estou extremamente triste com a notícia", completou.

Apesar de Tanaka ter recebido o título de pessoa mais velha viva, o recorde de pessoa mais longeva ainda é da francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997. O recorde foi também confirmado pelo Guinness World Records.

Fonte: CBS News